Condições Sanitárias no Brasil (corrijam colocando as notas das competências,por favor)

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No período colonial, o primeiro governador – geral do Rio de Janeiro, Estácio de Sá, mandou escavar o primeiro poço em 1561. Porém, a falta de investimentos, por exemplo, que perduram atualmente, dificulta a expansão e desenvolvimento das condições sanitárias no Brasil.

Em primeiro plano, sabe-se que as circunstâncias da água e esgoto no país são bastante críticas, com um índice de esgoto em 2015 de crescimento de apenas 1% por ano comparado ao ano de 2007, e a água com o aumento de menos de 3 pontos percentuais em oito anos. Além de ser um problema nacional, a situação só piora se olharmos para a região Norte, que tem um índice ainda mais precário.

Segundamente, vale ressaltar que a ausência de salubridade afeta diretamente a saúde pública, isso porque um ambiente sem cuidados e higiene disseminam uma série de doenças, como dengue, leptospirose, dentre outras, que consequentemente levam a um maior cuidado, medicamentos ou leitos em hospitais. Isso significa que, com mais saneamento básico (isso incluí coleta de lixo) há uma melhora na qualidade de vida da sociedade em geral.

Por fim, é indubitável a necessidade de investimentos do governo através do Ministério da Saúde e FUNASA , assim como uma boa gestão, tanto no saneamento quanto na área da saúde, para que assim, os recursos possam ir para onde precisa.Nesse sentido, vai haver uma melhoria nos serviços sanitários que por resultância vai reduzir a necessidade de recursos para saúde.

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5 Correções

  1. COMPETÊNCIA 1: 120 / Houve alguns desvios gramaticais e erros de pontuação. Preste mais atenção.
    COMPETÊNCIA 2: 200 / Parabéns! Você utilizou conceitos de biologia e história, além de dados estatísticos. Muito bom!
    COMPETÊNCIA 3: 120 / Faltou explorar mais os repertórios utilizados.
    COMPETÊNCIA 4: 160 / Utilize mais conectivos e desenvolva melhor as partes do texto!
    COMPETÊNCIA 5: 160 / A ação não ficou clara. O que o governo deveria fazer? A proposta de intervenção completa precisa ter: agente, ação, meio/modo, detalhamento e finalidade.
    NOTA: 760.
    PARABÉNS PELA REDAÇÃO! CONTINUE PRATICANDO E NÃO DESISTA! A NOTA MIL VIRÁ!

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  2. Boa tarde, você escreve bem, porem tenta ver modelos de redações notas mil, para ter uma ideia melhor…

    Por fim, é indubitável a necessidade de investimentos do governo através do Ministério da Saúde e FUNASA , assim como uma boa gestão, tanto no saneamento quanto na área da saúde, para que assim, os recursos possam ir para onde precisa.Nesse sentido, vai haver uma melhoria nos serviços sanitários que por resultância vai reduzir a necessidade de recursos para saúde.

    C1- 180
    C2- 160
    C3- 120
    C4- 200
    C5- 160 =================== 820 pontos!

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  3. oi espero ajuda

    Na sua intro faltou contextualizar a alusão com o tema, isso mostra uma falta de planejamento. No seu D1 não tem a sua argumentação, fazendo que seu paragráfo ficasse expositivo. O seu D2 ficou melhor argumentado. Vc escreveu governo errado é com G. A palavra através, em redação do Enem tem o sentido de atravesar e não de por meio. Faltou o MODO e MEIO

    C1- 160
    C2- 160
    C3- 120
    C4- 200
    C5- 120

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  4. C1- Bom domínio da modalidade escrita, com poucos desvios gramaticais. Acredito que houve alguns desvios nas vírgulas e pontuações.
    140
    C2- Abordou muito bem o tema, bom domínio de um texto dissertativo-argumentativo.
    200
    C3- Defesa muito boa, utilizando contexto histórico, dados, as consequências da falta de saúde pública.
    200
    C4- Boa utilização de conectivos.
    200
    C5- Uso de agente, ação, efeito, porém acredito que podia ter uma riqueza maior no detalhamento e modo na proposta de intervenção.
    140

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  5. Você não precisa de notas. Sua redação tem 240 palavras. Você precisa é saber quais os passos que você deve tomar a partir de agora – qualquer nota, nesse momento, pode chegar a uma redação de excelência ao fim do ano e mesmo quem está bem precisa continuar praticando numa certa frequência.

    As redações nota mil têm cerca de 400 palavras, para você ter uma noção. Não é a redação nota mil que vai te ajudar a descobrir o que você tem que fazer agora para chegar lá um dia. A evolução costuma ser lenta.

    Cada parágrafo tem uma função a cumprir, cada frase deve ter um propósito argumentativo a alcançar. Esse propósito depende de estratégia, de projeto de texto.

    No primeiro parágrafo, você usa um exemplo, só que não é ali que você está argumentando. Seu argumento estará no Desenvolvimento, que é onde você tem espaço para desenvolver a ideia. Da sua Introdução espera-se a sua promessa de argumentação, ali está o que o corretor espera ler de você ao longo do texto.

    Então, ali tem que ter a apresentação/contextualização do tema – que é você demonstrando ao corretor que entendeu qual tema está sendo cobrado -, o que você fez de maneira muito interessante (farei uma observação sobre isso mais abaixo), tem que ter a sua tese/opinião e tem que ter uma antecipação dos seus dois argumentos, que é o que vai facilitar o trabalho do corretor na hora de avaliar a sua coerência, e pensar nos argumentos imediatamente após a tese te ajuda muito a não se perder.

    Se a tese era: “há falta de investimentos causando dificuldades para as condições sanitárias”, o que eu espero ler no Desenvolvimento é a sua argumentação para isso. Eu posso discordar de você e falar que não é falta de investimento, mas de vontade política, então você precisa aprofundar essa tese, mas eu não li nada sobre “falta de investimento” na sua argumentação, aquilo acaba se perdendo ao longo do texto e você mesma pode simplesmente travar na escrita porque esqueceu qual caminho estava percorrendo. Tenha muito claro o seu objetivo com o texto, o seu projeto de texto, ele é busca defender o seu ponto de vista. Nunca se esqueça do seu ponto de vista.

    Eu precisava falar sobre isso porque é à tese que você responde com os seus argumentos, e são os argumentos que serão desenvolvidos. Logo, é aqui que você vai precisar dedicar mais palavras para conquistar o que o Enem pede. Prepare-se para dobrar a quantidade de palavras que você colocou nesses dois parágrafos de Desenvolvimento.

    Perguntas como “por quê?”, “e daí?”, “qual é importância disso?”, “um exemplo?” e tudo o mais que esteja no campo da argumentação são o que norteiam o corretor na hora de avaliar se a sua argumentação foi boa ou não. Numa discussão qualquer, quando rebater alguém, como você responde? Pois é, você vai trazer esse estilo de perguntas para a sua argumentação, antecipando-se ao seu corretor, que é quem está avaliando a sua força argumentativa.

    Antes de aprofundar nesse tópico, porém, preciso fazer uma observação sobre o conteúdo que vem trazendo neste texto. Foram muitas informações, especialmente sobre dados estatísticos, que parecem fruto de uma pesquisa enquanto você fazia a redação. Essas pesquisas podem ser importantes no começo do estudo, quando ainda é preciso ganhar mais conteúdo para entender a forma, mas não se habitue a esse tipo de treino porque ele pode te deixar mal acostumada a um cenário que você não vai ter na hora da prova. Escrever é difícil mesmo, não pode ser muito fácil o tempo inteiro, ok?

    Eu sugeriria, para evitar esse conflito, que você treinasse, no começo, apenas com temas com que você tem alguma intimidade, para entender a estrutura. Depois que compreendida, aí você deveria se aprofundar nos temas. Sei que muita gente fala que você tem que usar dados ou citações, mas o universo argumentativo é maior do que isso e acho que muitos falam para você usar dados porque têm preguiça de recomendar leituras e organizar o seu repertório real. Você dificilmente terá dados perfeitos para o tema da prova, o que faz com que a maioria dos que treinam com dados acabe copiando os dados dos textos de apoio, o que, além de limitar a sua nota (porque texto de apoio não é “cola”), pode te levar a tangenciar o tema, como aconteceu com muita gente no último exame, pois o texto de apoio com dados da depressão não falavam diretamente do que o tema queria, que era sobre o preconceito contra os doentes mentais.

    Então, só pra deixar claro: dados são uma excelente forma de argumentação, mas na vida real, não em provas, assim como as citações. Use-os, se for oportuno, de forma natural na hora da prova, mas treine para usá-los, pelo menos se quiser tirar mais de 120 na competência 2, que é o limite para quem apresenta os repertórios baseados nos textos de apoio.

    Agora eu paro de falar sobre seus possíveis próximos passos e atendo ao seu pedido de nota. Os colegas aqui não têm uma boa noção de como pontuar porque não leram o manual dos corretores. A competência 1, por exemplo, não tem essa disparidade possível entre as 04 notas que deram aqui, mas alguma delas deve estar certa, vamos ver.

    C1: 120 (eu contei 9 desvios e 3 erros de estrutura sintática – eu poderia considerar “poucos” erros numa redação com 400 palavras, mas, com 240, fica difícil avaliar assim o seu caso)
    C2: 120 (vou considerar como cópia de texto de apoio, pelos motivos que abordei lá em cima – se eu não considerasse assim, receberia 160, porque todos os repertórios são pertinentes, respaldados, mas ficaram devendo em produtividade)
    C3: 120 (aqui é avaliado o seu projeto de texto e as brechas a que fiz referência quando falei das perguntas que o corretor poderia fazer ao seu texto, e várias dessas perguntas ficaram sem respostas)
    C4: 200 (chega a ser impressionante que você tenha encaixado tantos diversificados recursos coesivos numa redação tão curta, todos de maneira correta e sem repetição. Obs: “segundamente” não existe, assim como “primeiramente”, mas esse erro é de norma culta, não de uso com sentido equivocado – se tiver uma inadequação que seja de conectivo sem sentido correto, sua nota não passa de 160)

    C5: 160 (Agentes: governo e Ministério da Saúde; “ação”: gerir melhor o saneamento; efeito: para haver melhoria nos serviços sanitários; detalhamento(efeito) do efeito: reduzir a necessidade de recursos na área da saúde

    Aqui eu fiz um esforço que o corretor não precisa fazer para descobrir a sua ação: veja, a ação fica clara para o corretor quando o candidato demonstra a clara intenção de intervir, e não simplesmente uma constatação de algo a ser feito – a ponto de deixar ao corretor a tarefa de concluir qual deveria ser a ação. “É necessário que” é diferente de “há necessidade de”, percebe?

    Bom, vou ficando por aqui, reiterando que notas significam muito pouco para esse momento de qualquer aluno no ano. Para mais esclarecimentos, pode me mandar uma mensagem.

    Bons estudos!

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