Iniciante

Comodismo populacional frente ao uso de água no Brasil

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A composição musical “Planeta Água”, cantada por Guilherme Arantes, traz boas reflexões por meio de como o artista retrata a relação do planeta Terra, sociedade e a água. Esta cumpre papel de responsabilização pela manutenção das espécies humanas, animais, florestas e o próprio mundo. O Brasil é composto por longo território geográfico, clima de riquezas tropicais, destaque em recursos hídricos, porém o nível de informação que conscientize o povo referente ao uso da água é baixo, e também a produção energética é impactada com o risco hídrico.

Conforme o Instituto Trata Brasil indica, quase 40% dos brasileiros desperdiçam água potável. Além do mal uso levar tal recurso hídrico para locais inóspitos, parte da população sofre esse impacto através de falta de água. Tais lugares desagradáveis que são rios com falta de saneamento e até mesmo vazamento de tubulações. As regiões brasileiras que registram perdas maiores são Norte e Nordeste, aonde sofrem com desigualdade social de renda evidente.

Por conseguinte, o país ainda tem como principal fonte de energia por meio das hidrelétricas. Uma elevada onda e negligente crise hídrica pode acarretar impactos energéticos em território brasileiro. 149 municípios enfrentam falta de chuvas, de acordo com matéria publicada pela Rádio Nacional, da Empresa Brasileira de Comunicação. Trata-se de um desafio para que não haja racionamento de energia e água.

Por fim, é necessário que os brasileiros retomem atitudes bases que impeçam as subsequentes crises. Ou seja, economizem a água; conscientizem os filhos sobre evitar o desperdício dela. Enquanto o Poder Público deve partir com iminente transmissão de informações para o povo. Seja por meio de mensagens instantâneas, seja por feiras educacionais dentro das escolas públicas e privadas, palestras comunitárias, bem como fornecer entrevistas aos veículos de notícias para abortar alertas à sociedade.

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4 Correções

  1. Introdução:
    Muito bom iniciar com uma citação, mostra um conhecimento do tema cobrado, foi fácil a identificação dos argumentos que seriam defendidos, entretanto não consegui identificar a tese. Muito bem desenvolvida e rica em detalhes.
    Desenvolvimento:
    1- Gostei de como se inicia, bem elaborado e claro, apenas acredito que a informação da desigualdade não tem vez nesse tema, poderia trocar por algum dado referente a seca.
    2- O começo ficou um pouco confuso com a frase “o país ainda tem como principal fonte de energia por meio das hidrelétricas”, o termo “POR MEIO” ficou um pouco desfocado, poderia ser trocado pelo artigo “a”. No terceiro período a frase foi iniciada com algarismo, aconselho que seja inserido algum conectivo e para que seja introduzido o dado numérico.

    Conclusão:
    Gostei bastante, tem agente, tem uma proposta e tem uma forma de inserir a proposta na sociedade. Muito bom

    Nota: 800

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  2. C1 Desvios 100
    Estrutura sintática 100
    C2 abordagem completa 20
    Texto dissertativo argumentativo 40
    Repertório legítimo 40
    ” pertinente 20
    ” Produtivo 40

    C3 projeto de texto 25
    Defesa do ponto de vista 25 você poderia deixar mais claro a tese, recomendo estudar mais a fundo “projeto de texto”
    Desenvolvimento 50 mesma organização que disse acima e dava pra resolver ambos os problemas dos desenvolvimentos na conclusão tambemm =)
    Autoria 50
    C4 conectivos interparagrafais 40
    ” Itraparagrafais 40
    Função correta 40
    Repetição conectivos 40
    Repetição palavras 40
    C5 agente 40
    Ação 40
    Meio modo 40
    Finalidade 20
    Detalhamento 20

    Total: 880 continua, você vai longe!!

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  3. A composição musical “Planeta Água”, cantada por Guilherme Arantes, traz boas reflexões por meio de como o artista retrata a relação do planeta Terra, sociedade e a água. Esta cumpre papel de responsabilização pela manutenção das espécies humanas, animais, florestas e o próprio mundo. (CONECTIVO) O Brasil é composto por longo território geográfico, clima de riquezas tropicais, destaque em recursos hídricos, porém o nível de informação que conscientize o povo referente ao uso da água é baixo, e também a produção energética é impactada com o risco hídrico.(O TEMA DEVE ESTA DE FORMA EXPLICIDA NA INTROSUÇÃO) AS TESES ESTÃO CONFUSAS
    9CONECTIVO) DEVERIA TER O TÓPICO FRASAL AQUI: TESE + TEMA, PARA DEPOIS VIM O REPERTÓRIO. Conforme o Instituto Trata Brasil indica, quase 40% dos brasileiros desperdiçam água potável. (CONECTIVO)Além do mal uso levar tal recurso hídrico para locais inóspitos, parte da população sofre esse impacto através de falta de água. Tais lugares desagradáveis que são rios com falta de saneamento e até mesmo vazamento de tubulações. As regiões brasileiras que registram perdas maiores são Norte e Nordeste, aonde sofrem com desigualdade social de renda evidente. (PARAGRAFO MUIRO EXPOSITIVO E NADA ARGUMENTATIVO, PQ AS PESSOAS DEPERDIÇAM ÁGUA ? QUAIS AS CONSEQUENCIAS/? DE QUEM É A CULPA?

    Por conseguinte, o país ainda tem como principal fonte de energia por meio das hidrelétricas. Uma elevada onda e negligente crise hídrica pode acarretar impactos energéticos em território brasileiro. 149 municípios enfrentam falta de chuvas, de acordo com matéria publicada pela Rádio Nacional, da Empresa Brasileira de Comunicação. Trata-se de um desafio para que não haja racionamento de energia e água. (PARAGRAFO SEM SENTIDO, NÃO CONDIZ COM O TIPO DE TEXTO PEDIDO PELO ENEM)

    Por fim, é necessário que os brasileiros retomem atitudes bases que impeçam as subsequentes crises. Ou seja, economizem a água; conscientizem os filhos sobre evitar o desperdício dela. Enquanto o Poder Público deve partir com iminente transmissão de informações para o povo. Seja por meio de mensagens instantâneas, seja por feiras educacionais dentro das escolas públicas e privadas, palestras comunitárias, bem como fornecer entrevistas aos veículos de notícias para abortar alertas à sociedade. (INCOMPLETO, ALÉM DE NÃO RESOLVER AS DUAS TESES COLOCADAS)

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  4. Competências

    I: demonstrar domínio da língua portuguesa; 
    Nota:6160

    II: compreender a proposta de redação e os conceitos das áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo; 
    Nota:160

    III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista; 
    Nota:160

    IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação; 
    Nota:200

    V: elaborar uma proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos direitos humanos e considerando a diversidade sociocultural. 
    Nota:160

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