Iniciante

Como valorizar a arte de autoria feminina no Brasil

  • 1

Artemísia Gentileschi foi uma talentosa pintora italiana barroca do século XVII, adotava técnicas parecidas do grande artista Caravagio, que até hoje tem suas obras lembradas, porém, não pode se dizer o mesmo da pintora, dado que seu nome foi esquecido. Esse panorama auxilia na análise da problemática da falta da valorização da arte de autoria feminina no Brasil que dificulta o reconhecimento e surgimento de grandes artistas e persiste pela desigualdade de gênero.

É relevante abordar, primeiramente, que não há devido reconhecimento de artistas mulheres do passado, na atualidade, pois no Metropoliam Museum, em Nova Iorque, 95% dos artistas na seção de arte moderna são homens. Dessa forma, sempre existiram obras femininas brilhantes, mas pela desigualdade de gênero elas são esquecidas, tendo todo o seu potencial desconsiderado e por consequência impede que sirvam de inspiração para outras meninas.

Cabe mencionar, que isso é um problema histórico, uma vez que desde a antiguidade a mulher era privada de diversas atividades no Brasil, como o voto, assim, as esposas eram vistas apenas como donas de casa. Desse modo, o poder feminino esteve lutando constantemente pela igualdade de gênero, apesar, de infelizmente, a supremacia masculina persistir e impossibilitar o reconhecimento de obras de autoria feminina.

Nesse sentido, é dever do Governo Federal junto do Ministério da Mulher desenvolver projetos, por meio das redes sociais e da televisão, como um mês da mulher na arte, no qual cada dia seria apresentado biografias e obras de diferentes artistas, com o propósito de efetuar o reconhecimento das magníficas brasileiras, diminuir a desigualdade de gênero e promover a inspiração para novas garotas desenvolverem seus talentos. Portanto, iria evitar que grandes fenômenos, como a Gentileschi fossem esquecidos e facilitar a valorização de obras de autoria feminina.

Compartilhar

1 Correção

  1. Olá! Vou corrigir parágrafo por parágrafo.

    1° Cuidado com a estrutura das frases. Por exemplo, quando você escreveu: ‘’(…) Talentosa pintora italiana barroca (…)’’ ficou estranho para ler.
    * ‘’(…) auxilia na análise da falta da valorização da problemática da arte de autoria feminina no Brasil (…) ‘’ Percebe que a frase ficou embolada também?*
    * ,O QUE DIFICULTA*
    *Eco em ‘’reconheciMENTO’’ e ‘’surgiMENTO’’*

    2° Repetição de palavras.
    *Reconhecimento*/artista/mulher…. É importante usar sinônimos (mostra repertório), ou um pronome que retome o termo.
    *Usou dado para embasamento, muito válido. Mas, ainda precisa desenvolver mais seu texto, de forma geral. Ele precisa ser mais crítico.
    * Você usou um apenas um argumento no texto todo (desigualdade de gênero). O ideal são dois.*

    3° A única ideia nova é a questão do voto, assim ficou redundante, pois você afirma aquilo que já vinha dizendo antes.

    4° *Você detalhou a proposta, muito bem!!! Mas, o período está enorme!!!
    * APRESENTADAS (concordância com obras e biografias)
    *Facilitaria (você expressa uma possiblidade, então essa é a forma correta)*
    ‘’(…) iria evitar que grandes fenômenos, como a Gentileschi, fossem esquecidos (…)’’

    No geral te aconselharia a trabalhar mais coesão e coerência. Sucesso na jornada!!!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.