Iniciante

Como solucionar o Bullying na escola e na internet

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Na série Thirteen Reasons Why é retratada a vida da adolescente Hanna Baker, uma aluna nova que passa por sérios casos de Bullying logo depois de conhecer seu colega Justin Foley, em que, por meio dele foi vazado uma foto na internet insinuando que os jovens haviam tido relação sexual, isto resultou em ofensas e humilhações para a vida de Baker tanto com comentário agressivos pela web, quanto por xingamentos vividos na escola. Como resultado dessa série de fatores e atrocidades, acontece o suicídio da Jovem Hanna Baker. Fora da ficção o Bullying na internet e na escola é uma realidade, assim tornando necessário a discussão sobre uma solução para este problema, que tem como principais agentes, a família e a escola.

De acordo com o líder Nelson Mandela a educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo, e como principal meio, se tem a família, em que dentro dela é onde são criados os princípios e valores de um cidadão.  Para o combate do cyberbullying, órgãos como safernet que trabalham na defesa da vítima devem ser de conhecimento público, no entanto este não trabalha para que não chegue a acontecer a agressão, assim entra o papel principal da família, em parceria com a escola. Em que a família tem como dever principal-tanto na luta contra o cyberbullying como no bullying na escola-valorizar o diálogo, fazer com que o ambiente em casa seja de acolhimento, pois se não há conversação dentro de casa, os problemas fora dela são certos. Os pais devem estar atentos a relação do seu filho com a internet e redes socais, principalmente se o seu filho tem uma boa relação com os alunos na escola, pois um estudo  afirma que 53% das meninas sofreram cyberbullying de conhecidos como colegas da escola, ademais, é ideal que sempre aja uma relação entre a família e escola tanto com diálogos, quanto com projetos que trabalhem a cerca desse problema

Por conseguinte, o papel da escola se torna importante para o combate a este ato. Medidas como, esclarecimento de o que é bullying e suas consequências, por meio de rodas de conversas e palestras devem ser tomadas, além de trabalhar a amizade, solidariedade, o amor, e o não à violência com atividades em grupo. Enfatizar a lei que reforça o combate ao bullying através de profissionais da educação é imprescindível. Na série da vida de Baker, os educadores estavam cientes dos atos de agressão, mas além de não dar o devido apoio e compreensão à vítima também não tomaram nenhuma atitude, estas que vieram a acontecer apenas depois de seu falecimento.  Em um estudo realizado pela Universidade de Santa Catarina com profissionais de educação, reforça que um dos fatores que agrava o problema do Bullying é a omissão de professores e dos profissionais do ambiente estudantil. Estes por meio da conscientização da escola devem ter em mente que o bullying maltrata, e ao presenciar esse ato, devem ter uma conversa séria e sempre enfatizar a lei que criminaliza quem pratica o bullying.

Portanto, para que seja contido o avanço desse problema, primeiramente urge que além da escola trabalhar com a conscientização e instrução das famílias sobre a atenção ao cyberbullying e o Bullying nas escolas por meio de palestras, também é importante que aja a conscientização da parte das escolas para os professores, sobre o assunto e as atitudes que devem ser tomadas a respeito destes. Ademais, os profissionais devem por meio de rodas de conversa em sala de aula, fazer o esclarecimento de o que é o Bullying e suas consequências, além de trabalhar sobre valores com atividades em grupo. Por fim, como agente auxiliador deste combate, o governo deve fornecer psicólogos capacitados para as escolas para que assim aja todo o auxílio necessário para o aluno. Somente assim será contido ou mesmo combatido o Bullying tanto na escola como consequentemente na internet, e dessa forma evitando casos de depressão, ou mesmo casos de suicídio, como o da jovem Hanna Baker.

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3 Correções

  1. Ola :)
    – ótima intro, só que você estendeu e MUITO a citação da série, você não perderia pontos, mas com certeza perderia linhas, bastava só dizer que em 13 reasons why a Hanna era uma aluna nova que sofreu bullying tanto no meio digital quanto no meio escolar por ter suas fotos intimas vazadas.
    – no d1 é totalmente desnecessário você tratar do órgão safernet se você ta falando do papel da família no combate. Isso pode causar uma perda do foco e te custar pontos na competência 2. Ta te faltando organizar as ideias melhor, lendo o d1 eu me perdi várias vezes. Você precisa usar conectivos entre os períodos e atentar na pontuação, por exemplo, você organizou o d1 focando em 3 esferas: família-filho, família-internet, e família-escola, entre a esfera família-filho e família-internet, você passou direto, precisava de um “ALEM DISSO, os pais devem ficar atentos…” e eu vi que a esfera família-internet e família-escola tu colocou em um período só sendo que são abordagens da família totalmente diferentes.
    – d2: gostei que você deixou um gancho no d1 para tratar no d2, mas o 2 e 3 período e que falam sobre as medidas de combate e enfatizar a lei pareceu muito cara de proposta de intervenção e não deveriam ta ali, você podia ter partido esse d2 falando sobre a série e sobre o estudo. Os desenvolvimentos servem para argumentar, e não para apresentar soluções, apesar desse ser o tema, no d1 e d2 era pra você argumentar porque a família é importante, porque a escola é importante, o que acontece se a escola ou a família não acolhe o aluno/adolescente, os problemas emocionais e psicológicos. Mesmo que o tema necessariamente não seja um problema logo de cara, você precisa problematizar, é o que o enem quer. O estudo que você colocou no d2 é muito bom, a alusão da série é muito boa, precisava apenas de uma sintese simples “Portanto, a conscientização do corpo docente sobre o bullyng e os problemas que ele traz é de imprescindível importância” e só.
    – conclusão: ok na conclusão você ja chegou colocando proposta em cima de proposta, eu recomendo que tu faça uma sintese antes, um resuminho, retomando a sua tese la no começo, algo como “Portanto, visto que o cyberbullyng e bullyng no âmbito escolar é um problema na vida dos alunos, é de fundamental importância que escola e família se unam para mediar este impasse”. Seria muito bom aqui você organizar as soluções por períodos diferentes, a solução para família seria palestras? OK, então você faz a proposta falando qual o agente necessário para se realizar isso, como ele vai fazer isso, usando que tipo de artificio, e visando o que. A mesma coisa com os professores, foi a solução que você escolheu detalhar mais, então fazia isso em um período só, a parte “também é importante que aja a conscientização da parte das escolas…” é desnecessária se você ia tratar exatamente sobre isso no período seguinte. Outra coisa foi a solução dos psicólogos, eu pessoalmente acho MUITO importante ter psicólogos dentro das escolas, mas você tratou disso tão pouco ou quase nada nos d1 ou d2, que trazer isso como solução na conclusão parece que tu pensou de ultima hora. Você podia ter colocado no d2 algo sobre isso, ter falado depois do estudo “Além disso, a falta de um psicologo capacitado no ambiente escolar dificulta que estas questões sejam discutidas”
    Essa foi minha análise,, na minha compreensão tu tinha tirado algo em torno de 730 – 750, espero que eu tenha ajudado :)

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  2. Na série Thirteen Reasons Why é retratada a vida da adolescente Hanna Baker, uma aluna nova que passa por sérios casos de Bullying logo depois de conhecer seu colega Justin Foley, em que, por meio dele foi vazado uma foto na internet insinuando que os jovens haviam tido relação sexual, isto resultou em ofensas e humilhações para a vida de Baker tanto com comentário agressivos pela web, quanto por xingamentos vividos na escola. Como resultado dessa série de fatores e atrocidades, acontece o suicídio da Jovem Hanna Baker. Fora da ficção o Bullying na internet e na escola é uma realidade, assim tornando necessário a discussão sobre uma solução para este problema, que tem como principais agentes, a família e a escola.
    De acordo com o líder Nelson Mandela a educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo, e como principal meio, se tem a família, em que dentro dela é onde são criados os princípios e valores de um cidadão. Para o combate do cyberbullying, órgãos como safernet que trabalham na defesa da vítima devem ser de conhecimento público, no entanto este não trabalha para que não chegue a acontecer a agressão, assim entra o papel principal da família, em parceria com a escola. Em que a família tem como dever principal-tanto na luta contra o cyberbullying como no bullying na escola-valorizar o diálogo, fazer com que o ambiente em casa seja de acolhimento, pois se não há conversação dentro de casa, os problemas fora dela são certos. Os pais devem estar atentos a relação do seu filho com a internet e redes socais, principalmente se o seu filho tem uma boa relação com os alunos na escola, pois um estudo afirma que 53% das meninas sofreram cyberbullying de conhecidos como colegas da escola, ademais, é ideal que sempre aja uma relação entre a família e escola tanto com diálogos, quanto com projetos que trabalhem a cerca desse problema
    Por conseguinte, o papel da escola se torna importante para o combate a este ato. Medidas como, esclarecimento de o que é bullying e suas consequências, por meio de rodas de conversas e palestras devem ser tomadas, além de trabalhar a amizade, solidariedade, o amor, e o não à violência com atividades em grupo. Enfatizar a lei que reforça o combate ao bullying através de profissionais da educação é imprescindível. Na série da vida de Baker, os educadores estavam cientes dos atos de agressão, mas além de não dar o devido apoio e compreensão à vítima também não tomaram nenhuma atitude, estas que vieram a acontecer apenas depois de seu falecimento. Em um estudo realizado pela Universidade de Santa Catarina com profissionais de educação, reforça que um dos fatores que agrava o problema do Bullying é a omissão de professores e dos profissionais do ambiente estudantil. Estes por meio da conscientização da escola devem ter em mente que o bullying maltrata, e ao presenciar esse ato, devem ter uma conversa séria e sempre enfatizar a lei que criminaliza quem pratica o bullying.
    Portanto, para que seja contido o avanço desse problema, primeiramente urge que além da escola trabalhar com a conscientização e instrução das famílias sobre a atenção ao cyberbullying e o Bullying nas escolas por meio de palestras, também é importante que aja a conscientização da parte das escolas para os professores, sobre o assunto e as atitudes que devem ser tomadas a respeito destes. Ademais, os profissionais devem por meio de rodas de conversa em sala de aula, fazer o esclarecimento de o que é o Bullying e suas consequências, além de trabalhar sobre valores com atividades em grupo. Por fim, como agente auxiliador deste combate, o governo deve fornecer psicólogos capacitados para as escolas para que assim aja todo o auxílio necessário para o aluno. Somente assim será contido ou mesmo combatido o Bullying tanto na escola como consequentemente na internet, e dessa forma evitando casos de depressão, ou mesmo casos de suicídio, como o da jovem Hanna Baker.
    Achei sua introdução um pouco cansativa,mas o restante está muito bom.

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  3. ESTRUTURA dissertativo-argumentativo?
    Se sim, a
    INTRODUÇÃO_está cansativa, incia com aparência de uma narração. Fale sobre o que é o Bullying. A tese não responde qual é a sua opinião quanto a solucionar este problema.
    DESENVOLVIMENTO_ Parágrafo longo. Safernet Brasil não é um órgão é uma associação. Se não vai citar o nome do estudo, o responsável, local, ano, me parece apenas argumentação de VOZES DA SUA CABEÇA, assim como citar “Universidade de Santa Catariana” qual delas?
    CONCLUSÃO conscientização civil é de senso comum. Dê apenas UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO, responda as SEGUINTES perguntas: PÚBLICO ALVO? (Crianças, adolescente, adultos) QUEM VAI FAZER? (Governo? Escola? Pais?) COMO VAI FAZER? (Projeto, programa, campanhas)? ONDE VAI FAZER?

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