Obs: Minha primeira redação depois de muito tempo sem estudar, imagino que deva ter uma série de erros, mas, preciso da ajuda de alguém para identifica-los. Desde já agradeço a quem tirar um tempinho para me ajudar.
A pandemia do novo corona vírus, trouxe a tona problemas que pareciam já resolvidos em nossa sociedade. A fome havia sido erradicada de nosso território, mas, ela voltou a nos assombrar e durante o período entre 2020 – 2022, milhares de brasileiros voltaram passar fome ou se alimentar de forma inadequada, com abuso de alimentos ultraprocessados que causam malefícios a saúde. Como situações de crise afetam a qualidade alimentar da nossa população?
A crise do corona vírus trouxe consigo a necessidade de medidas de afastamento social para tentar barrar a circulação do vírus e consequências devastadoras sobretudo no sistema de saúde. Com isso, passamos por períodos de lockdown, lojas e serviços não essenciais precisaram ser fechados e muita gente perdeu sua fonte de renda, seja ela emprego formal ou informal. Sem fonte de renda, a alimentação (e de qualidade) fica muito prejudicada. A única alternativa senão a fome, é o uso de alimentos ultraprocessados que costumam ser mais baratos, e para tal, não possuem nutrientes que são importantes para a nossa saúde.
Aliado a falta de emprego e renda, também tivemos consequências econômicas, causadas tanto pela pandemia, quanto por um governo incapaz de gerir adequadamente o seu país, o presidente Bolsonaro, se negou inúmeras vezes a combater a problemática com base em evidências científicas, em seus mais variados discursos, afastou e causou amedrontamento nos investidores, o que ocasionava maior instabilidade financeira, além disso, a iniciativa do Banco Central em diminuir a taxa de juros numa tentativa de aumentar o poder de compra, causou um efeito negativo na inflação, fazendo-a aumentar, graças a Lei da oferta e da procura, onde quanto mais as pessoas consomem mais o preço aumenta. Com o preço dos alimentos básicos cada vez mais caro, realmente, ficou muito difícil para o brasileiro se alimentar adequadamente.
Não é novidade que períodos de crise afetam diretamente os mais pobres, principalmente a sua alimentação. O governo deveria tratar o assunto com prioridade, e garantir emprego e renda, assim como manda a nossa Constituição. Por meio de projetos como o Bolsa família, deve-se garantir uma renda para famílias mais pobres. Também se deve incentivar investimentos no nosso País, diminuindo a burocracia e impostos para atrair empresas estrangeiras, visando a criação de oportunidades no mercado de trabalho. Assim, poderemos garantir uma alimentação de qualidade ao nosso povo.
Stefany Almeida da Silva
Oiii, tudo bem? Espero que sim.
Olha, eu acho que afirmar que a fome foi erradicada do país seja uma forma extremamente equivocada de argumentar, uma vez que, mesmo em quantidades menores, ainda há sim uma parcela da população que sofre com a fome a insegurança alimentar no Brasil.
Outro ponto: Como o modelo do texto dissertativo-argumentativo tem como uma das características ser um texto impessoal, ou seja, tenta não se incluir no texto e usar apenas terceira pessoa. Um exemplo disso acontece no trecho “mas, ela voltou a NOS assombrar”, talvez seria mais adequado usar “mas ela voltou a assombrar a população brasileira”…
Isso acontece quando acrescenta “passamos, estamos, nossas/nossos.
Outro ponto : a alimentação com alimentos ultraprocessados acontecem com a maior parte da população e não apenas com pessoas vulneravelmente social.
Sugiro que ao invés de “por um governo incapaz de gerir adequadamente o seu país, o presidente Bolsonaro…”, vc só colocar “presidente atual ou só presidente” mesmo (minha opinião)
Na conclusão, acho que vc deveria especificar um órgão do governo, como citar os Ministérios…
Usar uma tópico frasal para argumentar também enriquece seu texto e contextos históricos. Veja conectivos e mais repertórios também, vão te ajudar bastante.
Competência 1- 120 pontos
Competência 2- 120 pontos
Competência 3- 120 pontos
Competência 4- 120 pontos
Competência 5- 160 pontos
Total- 640 pontos
No geral, gostei do seu texto e está no caminho certo.
mylle3008
Olá, um grande conselho que te daria é: ler as redações da cartilha do Felpi. Elas te ajudariam demais a encontrar o padrão de boas redações e iriam fazer sua nota evoluir em pouco tempo. Procure ler uma red por dia e ir grifando os termos em comum. À exemplo dos conectivos, estrutura dos parágrafos, repertórios ricos em conhecimento, que são alguns pontos que percebi que precisam ser melhorados na sua redação.
Dicas:
– sempre inicie seus parágrafos de desenvolvimento e conclusão com conectivos, além de colocar eles entre os parágrafos.
-“A pandemia do novo corona vírus, trouxe a tona problemas que pareciam já resolvidos em nossa sociedade” -> sugestão: colocaria uma data, para ser mais precisa na contextualização (século XXI)
– Acredito que seu problema é estrutural e de observar os padrões que existem nas redações nota mil, elas servem como inspiração e podem te ajudar demais.
– EVITE COLOCAR PERGUNTAS
C1: 160
C2: 120
C3: 120
C4: 120
C5: 200
nota: 720
Continue treinando e já quero ver seu 900+ aqui na plataforma. Falta pouco, nunca desista ;)
raisscavalcantii
Olá, tudo bem?
Acredito que o principal desfalque na sua redação tenha sido no D1 e D2 – a falta deles, no caso – alerto também para que evite o uso de frases como “A fome havia sido erradicada de nosso território, mas, ela voltou a nos assombrar e durante[…]”, caracterizada como redundante.
Gui507
Olá Beatriz bom dia, alguns toques para te dar:
– Deixa bem claro logo no inicio do que o seu texto vai tratar, na parte que voce fala “milhares de brasileiros voltaram passar fome ou se alimentar de forma inadequada, com abuso de alimentos ultraprocessados que causam malefícios a saúde” tá mas porquê que isso ocorreu? sabe, devido a que o consumo de alimentos processado voltaram? qual o motivo de isso ter ocorrido? deixa isso bem claro ja logo na introduçã,o e em qualquer outro paragrafo, evitar deixar partes incompletas pra não dar margens à interpretações erradas.
– Os paragrafos tão muito soltos, tenta iniciar eles com alguns conectivos tipo: desenvolvimento :”em primeiro lugar”, “em segundo lugar”, “primeiramente”, “Segundamente”,etc.
Conclusão: “diante disso”, “ademais”, “Portanto, percebe-se que/é notorio” etc.
isso vai te ajudar a ligar o texto, deixar ele mais conectado enfim.
– Conclusão tá ok, não tenho nada pra falar.
Gostei bastante da ideia do texto e da escolha de argumentos, só tentar inserir mais reportorio sociocultural(um filosofo, um filme, uma pesquisa) para dar base a eles e trabalhar a esrutura deixar o mais claro possível. Enfim é isso, espero ter ajudado.
Myleppinheiro
Bom dia.
Introdução: Precisa ser mais trabalhada, sugiro começar com mais cautela, tem tentar enfeitar muito.
A uma redundância pois a fome não foi erradicada no Brasil, ainda a fome no país! Cuidado ⚠️
Falta também os D1 e D2, que é os teses que você vai abordar nós 2 desenvolvimentos ao longo da sua redação.
Desenvolvimento 1: sugiro iniciar com tópico frasal: para deixar o texto todo (amarado)
Repetiu muita coisa da introdução e faltou mais argumentação, e não vi nenhuma citação seja ela filosófica ou filme… que encaixe com o tema. Falta também conclusão do parágrafos.
Não critique diretamente o governo afina a prova é elaborada por ele. Fale sobre o governo mas sem citar nomes. ( A ausência do Poder Executivo em auxiliar o combate desses problemas…prejudicou ainda mais a respeito dessa temática em análise.) gostei do repertório sobre o Banco, mas deixe claro onde você viu essa notícia. Utilize na conclusão do parágrafo: (Desta forma, com a… )
Conclusão: faltou tópico frasal novamente.
Na conclusão deve ter os 5 elementos
Quem? ✅
O que? ✅
Por meio de? ✅
Detalhamento? ✅
Para quê? ✅
Nota: 560
Você vai chegar lá, melhore o seu repertório sociocultural e sua introdução.