Como situações de crise afetam a qualidade alimentar da população brasileira

  • 0

No filme O Poço, é retratada a história de presidiários que ficam dispostos em vários andares, e a comida é distribuída através de uma plataforma flutuante que vai passando por cada andar, quem fica nos últimos andares, muitas vezes, não consegue comer nada. Fora da ficção, a insegurança alimentar é uma realidade no Brasil, especialmente após a pandemia causada pelo novo Coronavírus. Nesse sentido, as pessoas em situação de vulnerabilidade são as mais acometidas pela pela falta de qualidade alimentar.

 

Em primeiro lugar, é importante destacar que a pandemia causada pelo novo Coronavírus fez com que a economia ficasse estagnada, já que grande parte da população teve que ficar em casa para se proteger do vírus ao invés de ir trabalhar e/ou fazer suas atividades. Segundo pesquisas realizadas pela UNICEF e pelo Ibope Inteligência em julho de 2020, 6% dos entrevistados afirmaram que, desde o início da pandemia, deixaram de fazer uma refeição porque a comida acabou e não havia dinheiro para comprar mais, o que equivale a nove milhões de brasileiros. Assim, isso demonstra o impacto causado na  alimentação da população.

 

Ademais, esse problema também está relacionado a questões de raça e gênero. Dessa forma, pessoas pardas, pretas e mulheres são as mais atingidas. De acordo com dados da UNICEF e IBOPE inteligência, 17% das pessoas que  deixaram de comer porque não havia dinheiro para comprar comida eram negras. Paralelamente, esse é um reflexo da Escravidão no Brasil, que fez com que essa parcela da população ficasse em situação de vulnerabilidade até os dias atuais. Logo, isso faz com que essas pessoas se alimentem com alimentos de baixa qualidade nutricional ou não se alimentem por falta de recursos financeiros.

 

Portanto, é mister que o Estado tome providências para amenizar o quadro atual. Para que essa situação não se perpetue e se grave, urge que o Ministério da Economia  assegure renda para a população em situações de vulnerabilidade, por meio de um projeto de lei entregue a Câmara dos Deputados, que garanta a alimentação de qualidade para essas pessoas, ofertando um Cartão Alimentação com um valor significativo para realizar a compra de alimentos de qualidade e essenciais para uma alimentação balanceada que vão ajudar na manutenção da saúde dessas pessoas. Somente assim, será possível frear a insegurança alimentar e ela  não acometerá pessoas menos favorecidas, como as do filme O Poço.

Compartilhar

2 Correções

  1. (Nota: sou uma simples mortal – e estudante – que também busca melhorar a redação)

    Avaliação seguindo as competências do ENEM e conforme a banca avaliadora:

    C1: 160
    C2: 200
    C3: 160
    C4: 160
    C5: 200
    TOTAL: 880

    Disposições gerais: achei muito interessante (e relevante) a escolha do repertório do filme “O poço”, o qual ficou bem contextualizado e inserido na argumentação e na proposta de intervenção. A tese também ficou bem explícita e foi abordada nos parágrafos seguintes: embora ampla, dá uma ideia de progressão textual, pois fala primeiro o motivo das pessoas terem a insegurança alimentar e depois explica as especificidades desse grupo. Os dados utilizados e a proposta de intervenção estão bem coerentes; sendo que este último respondeu todas as perguntas que devem ser feitas (“o que” ; “quem”; “como”; “com que objetivo”). Ficam aqui, ainda, algumas notas mais específicas para auxiliar no aprimoramento do texto.

    ° “[…] [1], quem fica nos últimos andares, muitas vezes, não consegue comer nada.” Acho que aqui caberia um ponto e vírgula, pois seria um adendo à situação comentada inicialmente; sendo que fica um pouco estranho deixar o texto tão corrido assim.

    ° “Para que essa situação não se perpetue e se [2]grave, […]”. Aqui sugiro que seja acrescentado um -a à palavra “grave”, para que conste corretamente como “agrave”.

    ° “Portanto, é mister que o Estado tome providências para amenizar o quadro atual. Para que essa situação não se perpetue e se grave, urge que o Ministério da Economia assegure renda para a população em situações de vulnerabilidade, por meio de um projeto de lei entregue a Câmara dos Deputados, que garanta a alimentação de qualidade para essas pessoas, ofertando um Cartão Alimentação com um valor significativo para realizar a compra de alimentos de qualidade e essenciais para uma alimentação balanceada que vão ajudar na manutenção da saúde dessas pessoas.[4]”. Percebi que toda esta sentença não possui ponto final, somente vírgulas. Acho que a frase poderia ser melhor reformulada para não ficar tão grande assim; isto é, colocar pelo menos um ponto e vírgula para separar as orações, e não ficar tão corrido o texto (infelizmente não me ocorre nenhuma frase agora, mas acho que a frase final “que vão ajudar na manutenção da saúde dessas pessoas” poderia ser precedida de travessão, por exemplo, ficando assim: ” – que vão ajudar na manutenção da saúde dessas pessoas”, como se essa informação tivesse uma ênfase maior).

    Enfim, é isso, achei essa redação muito coesa e coerente, mostrando que você tem repertórios socioculturais e sabe organizar informações. Continue treinando com suas redações, o melhor remédio é sempre a prática. Um abraço :)

    • 1
  2. Boa tarde, sua redação esta muito bem elaborada, parabéns, gostei bastante da forma como você abordou o tema, e a citação do filme ficou excelente, bem como os demais dados e pesquisas que foram utilizados, sua proposta de intervenção ficou muito boa e completa, recomendo ler redações nota mil, para melhorar cada vez mais, também continue treinando que com certeza alcançará tudo o que deseja.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.