COMO RESOLVER O PROBLEMA DO PLÁSTICO NO OCEANO E SEUS EFEITOS

  • 0

 

O documentário “Oceanos de plástico”, retrata e explora áreas atingidas por esse tipo de poluição, e mostra o quão maléfico aos animais marinhos é esse descarte. Estima-se que há cerca de 300 milhões de toneladas de plástico nos oceanos, o que causa a morte de milhares de seres-vivos, gerando consequentemente, a extinção de inúmeras espécies. 

Primeiramente, segundo o artigo 225 da “Constituição brasileira de 1988”, todos os cidadãos têm o direito de ter um meio ambiente preservado a sua volta, pois este auxilia na melhora da qualidade de vida. Além disso, é dever de cada indivíduo, preservar a natureza para o presente e, principalmente, para o futuro. Porém, a cada ano, registram-se mais casos de poluição marinha geradas por plástico. Assim como peixes, tartarugas e garças, os humanos também são afetados, visto que no Brasil e em países orientais como o Japão, a culinária é praticada com peixes e frutos do mar. Segundo o site de notícias “UOL”, a poluição por plásticos chegou no Ártico, podendo assim, haver consumo de peixes contaminados, que consequentemente afetarão o humano.  

Em segunda análise, conforme um estudo feito pela BBC, animais marinhos confundem o plástico com comida pois este, juntamente com a água, gera um odor que para os animais marinhos, é muito próximo de seus alimentos, fazendo com que estes resíduos bloqueiem a respiração do ser vivo, causando a morte. Como consequência desses fatos, medidas para a preservação da vida marinha foram tomadas no Brasil, como a proibição dos canudos de plásticos, objeto que é descartado cerca de 500 milhões de vezes por dia somente nos Estados Unidos e que é uma das principais causas do engasgamento de tartarugas ao redor do mundo. Além disso, a população australiana, reduziu 80% do uso de sacolas plásticas em um período de 90 dias, o que gera inspiração para outros povos. Porém, estas medidas não são suficientes, já que se estima que mais de cem mil animais morrem por ano pelo plástico. 

Portanto, é necessário que o governo tome providências para melhorar o quadro atual. Para que o problema do plástico nos oceanos seja resolvido, urge que o Ministério do Meio Ambiente, apoie e melhore os sistemas de reciclagem, por meio da proibição de produtos que não forem feitos com material reciclável ou compostável, visto que somente 2% do lixo brasileiro é reciclado. Somente assim, a morte e a contaminação de animais por consequência do plástico serão reduzidas. 

Compartilhar

3 Correções

  1. Parabéns pelo texto, está bem escrito, com bons argumentos e as referências elevaram o texto. Quanto a alguns detalhes, destaco que seria interessante a referência da notícia UOL ser colocada antes do trecho: ‘’Assim como peixes, tartarugas e garças, os humanos também são afetados, visto que no Brasil e em países orientais como o Japão, a culinária é praticada com peixes e frutos do mar’’,
    Seria interessante acrescentar que esses resíduos, ao serem consumidos, bloqueiam a respiração dos seres marinhos, e enriqueceria o texto dizer que além disso, os plásticos podem ficar presos em algumas partes do corpo, como mandíbula, que os impedem de se alimentarem e abdômen, pressionando seus órgãos.
    Quanto a conclusão, um ponto a se destacar é que a proibição de produtos não recicláveis deve ser conciliada com acesso igualitário de produtos biodegradáveis à população, pois já existe a produção e venda de produtos biodegradáveis no país, como sacolas plasticas,porém, tais itens não são fornecidos à população, sendo evidente o interesse econômico em detrimento do interesse ambiental. Os produtos de origem vegetal na maioria das vezes são restritos às pessoas com poder de compra e às universidades públicas, onde são criados, portanto, não há investimentos públicos em sua produção e acesso igualitário à população.

    • 1
  2. Oi tudo bem? Sua redação está muito boa, mas acho que pode melhorar…
    Primeiramente senti a falta de conectivos para concluir seus parágrafos. No início de cada um você utilizou um conectivo, mas o último período do seu parágrafo, deve ter um conectivo de conclusão e obrigatoriamente precisa fechar a sua ideia naquele parágrafo (*De uma olhadinha na microestrutura de parágrafos). Outra coisa MUITO importante, é você utilizar dois meios de intervenção na conclusão. Caso você entregasse essa redação no ENEM, iria perder pontos na conclusão por usar apenas um meio de intervenção.
    Basicamente é isso que você deve dar uma atenção maior na minha opinião. Em geral você possui bons argumentos e se treinar pode melhorar! Bons estudos!!!

    • 1
  3. O documentário “Oceanos de plástico”, retrata e explora áreas atingidas por esse tipo de poluição, e mostra o quão maléfico aos animais marinhos é esse descarte. Estima-se que há cerca de 300 milhões de toneladas de plástico nos oceanos, o que causa a morte de milhares de seres-vivos, gerando consequentemente, a extinção de inúmeras espécies.
    Primeiramente, segundo o artigo 225 da “Constituição brasileira de 1988”, todos os cidadãos têm o direito de ter um meio ambiente preservado a sua volta, pois este auxilia na melhora da qualidade de vida. Além disso, é dever de cada indivíduo, preservar a natureza para o presente e, principalmente, para o futuro. Porém, a cada ano, registram-se mais casos de poluição marinha geradas por plástico. Assim como peixes, tartarugas e garças, os humanos também são afetados, visto que no Brasil e em países orientais como o Japão, a culinária é praticada com peixes e frutos do mar. Segundo o site de notícias “UOL”, a poluição por plásticos chegou no Ártico, podendo assim, haver consumo de peixes contaminados, que consequentemente afetarão os humanos.
    Em segunda análise, conforme um estudo feito pela BBC, animais marinhos confundem o plástico com comida pois este, juntamente com a água, geram um odor que, para os animais marinhos é muito próximo de seus alimentos, fazendo com que estes resíduos bloqueiem a respiração do ser vivo, causando a morte. Como consequência desses fatos, medidas para a preservação da vida marinha foram tomadas no Brasil, como a proibição dos canudos de plásticos, objeto que é descartado cerca de 500 milhões de vezes por dia somente nos Estados Unidos e que é uma das principais causas do engasgamento de tartarugas ao redor do mundo. Além disso, a população australiana, reduziu 80% do uso de sacolas plásticas em um período de 90 dias, o que gera inspiração para outros povos. Porém, estas medidas não são suficientes, estima-se que mais de cem mil animais morrem por ano pelo plástico.
    Portanto, é necessário que o governo tome providências para melhorar o quadro atual. Para que o problema do plástico nos oceanos seja resolvido, urge que o Ministério do Meio Ambiente, apoie e melhore os sistemas de reciclagem, por meio da proibição de produtos que não forem feitos com material reciclável ou compostável, visto que somente 2% do lixo brasileiro é reciclado. Somente assim, a morte e a contaminação de animais por consequência do plástico serão reduzidas.
    Observar a pontuação de sinais, bem como; pluralidade e redundância.

    • -1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.