Iniciante

Como reduzir a produção e o descarte ilegal de lixo no Brasil?( deixem nota gente!)

  • 0

No documentário “o lixo nosso de cada dia”, aborda acerca da problemática do lixo na cidade de São José do Rio Preto no interior de São Paulo, como o descarte irregular e a produção em massa de resíduos poluidores. Diante disso, a conjuntura dessa narrativa configura-se no Brasil atual, haja Vista O que é a destinação incorreta do lixo e a má administração pública resulta na poluição do meio ambiente o que deve ser emergencialmente combatido.
Sob esse viés, o Brasil tem emissão acelerada de resíduos sólidos como países desenvolvidos, porém não possui o descarte ideal como o dos mesmos. Assim, segundo o jornal Estadão, o país brasileiro produz em média 387 quilos de resíduos por habitante por ano, mas só consegue destinar corretamente pouco mais de 58%. Dessa forma, ocorre a sobrecarga do meio ambiente que não consegue destituir estes materiais gerando a poluição de “habitats” de animais como florestas e rios e, geralmente, a extinção desses.
Também é válido ressaltar que o aumento da emissão de resíduos sólidos é ocasionada devido ao grande número de habitantes, que precisam suprir suas necessidades, mas que possuem falta de conscientização, de forma que não descartam seu lixo no lugar correto, mas acabam jogando nas ruas ou em lugares inapropriados o que resulta na poluição de rios, mares e Igarapés. Isto ainda pode ser agravado em alguns lugares do país por conta da falta de pontos de reciclagem e aterros sanitários.
Portanto, o Ministério do meio ambiente com o governo federal devem garantir mais investimentos para construção de aterros sanitários e pontos de reciclagem de forma igualitária em todo o território, por um projeto de lei que deve ser entregue a câmara. O lixo teria sua maior parte reciclada contribuindo para redução de custos com matérias-primas e o resto dos resíduos seria destinado ao aterro sanitário. Dessa forma poder-se-ia ter o ambiente mais sustentável e a poluição de maneira retrógrada.

Compartilhar

3 Correções

  1. Competência 1: 120 ( domínio da norma padrão da língua portuguesa )
    Competência 2: 200 ( compreensão do tema )
    Competência 3: 120 ( seleção e organização das informações )
    Competência 4: 120 ( demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto
    Competência 5: 80 ( Elaboração de uma proposta de intervenção para os problemas abordados, respeitando os direitos humanos )

    Total: 640

    • 0
  2. • Introdução:
    – Há erro de concordância no “No documentário” e de pontuação no “Vista” e “O que é” em relação a letra maiúscula.

    • Desenvolvimento 1:
    – Gostei do desenvolvimento, tem bons argumentos e repertório, mas recomendaria um melhor tópico frasal que retoma o assunto da introdução e liga as partes do texto.
    • Desenvolvimento 2:
    – Gostei dos argumentos também mas aqui recomendaria colocar outro repertório igual escreveu no primeiro desenvolvimento, além do tópico frasal.
    • Conclusão:
    – Não colocaria a construção de aterro sanitário pois ele reduz a poluição do meio ambiente a curto prazo.

    Nota: 680

    • 0
  3. Introdução – No inicio temos um problema de concordância, ao invés de iniciar com “No documentário”, recomendo que inicie com “O documentário”, já que concorda com o decorrer do texto.

    Desenvolvimento 1 – Recomendo substituir “o país brasileiro” por ” o país”.

    Conclusão – É contraditório dizer que a criação de aterros iria ajudar o meio ambiente, já que o mesmo tem efeitos contrários. Resultando na poluição e contaminação do solo.

    No meu ponto de vista sua nota está entre: 600-680

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.