Como reduzir a produção e o descarte ilegal de lixo no Brasil?

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       O modelo de produção Taylor-fordista foi uma reestruturação econômica do capitalismo no século XX, que introduziu a produção em massa e o incentivo ao consumo exagerado por parte dos indivíduos. Na contemporaneidade, as consequências desse fato são percebidas no que se refere ao consumismo desenfreado e, consequentemente, às problemáticas do destino incorreto dos resíduos. Nesse sentido, torna-se indubitável debater acerca da produção e o descarte ilegal de lixo no Brasil, empecilhos exponenciados pela negligência estatal no destino de resíduos e  a falta de coleta seletiva individual.

          Convém ressaltar, a princípio, que a falta de comprometimento ambiental por parte do Estado é um dos grandes causadores do destino inadequado de resíduos. Nesse viés, de acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais, o Brasil destina corretamente apenas cerca de 60% do lixo que produz, o restante é enviado para lixões a céu aberto. Tais lugares são poluentes para a fauna, flora e população local, além de contaminar o solo. Dessa forma, sem políticas públicas para destinar os resíduos de maneira correta, o descarte continuará sendo errôneo e ilegal.

    Do mesmo modo, grande parte da população não adota medidas que auxiliam no processo de reutilização e descarte adequado do lixo. Nessa perspectiva, a Coleta Seletiva se baseia na separação dos resíduos domésticos, colocando os materiais iguais juntos e não misturando o lixo seco e o úmido. Toma-se como exemplo a seleção que pode ser feita em casa, colocando cada tipo de material em uma sacola diferente. Entretanto, como não há uma cultura de separação de resíduos, torna-se ainda mais difícil fazer a reutilização e destinar o lixo de maneira correta.

        Infere-se, portanto, que medidas sejam tomadas para que o descarte ilegal das impurezas seja reduzido. É preciso que o Ministério do Meio Ambiente faça associações com empresas especializadas no descarte de lixo, que visem destinar corretamente os resíduos e reduzir os lixões no Brasil. Ademais, cabe também à mídia juntamente à sociedade conscientizar os indivíduos para a realização da coleta seletiva, por intermédio de palestras educativas ministradas por órgãos ambientais, que busquem separar o lixo para fazer a reciclagem. Por meios como esses será possível corrigir o descarte de resíduos e frear consequências do consumismo proveniente do Taylor-fordismo.

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4 Correções

  1. Redação muito bom
    C1: 200
    V2: 200
    C3: 160 Alterne algumas partes, além de selecionar a causa somente para o D1 e consequência para o D2.
    C4: 200
    C5: 200

    Continue fazendo suas redações assim fico quase perfeita só aperfeiçoar o critério 3

    Continue aprimorar que daqui a pouco quase uma redação nota 1000

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  2. Ótima introdução
    D1 ÓTIMO MT BEM ARGUMENTADO E REPERTÓRIOS USADOS CORRETAMENTE
    D2 acho que você deveria seguir uma estrutura igual você fez com o desenvolvimento 1, e ter usado mais repertório sociocultural Para comprovar aquilo que você tava argumentando no caso a coleta seletiva e indivíduo

    CONCLUSÃO- está ótima pois você sugeriu duas propostas de intervenções que condizem com os dois problemas citados lá em cima e com os argumentos

    Nota:200+200+200+100+100=800

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  3. Boa tarde!
    Pontos fortes: achei incrível a forma que você retomou as consequências do consumismo no Taylor-fordismo, outro ponto ótimo foi a utilização de diferentes conjunções, com o objetivo de não ter repetições, uma parte que não é obrigatória, mas querendo ou não deixa a redação mais “bonita”, é o uso de palavras que diferem da oralidade.
    Pontos fracos: são poucos, mas podem acarretar na perca de pontos. Sei que redações escritas digitalmente ocupam muito mais espaço que as manualmente, porém, infelizmente, terei que desconsiderar tudo que está depois da linha 30, outro ponto foi a repetição de PALAVRAS (note que não é de conjunções), como a palavra “lixo” (escrita 6 vezes), outra parte que me incomodou um pouco, e geralmente incomoda os corretores, porém não acarreta na perda de pontos foi na parte: ” Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais” você ter “esquecido” de colocar a sigla ou até mesmo, para deixar mais “bonito” o texto, acrescentar “(doravante ABRELPE)”.
    Nota:
    Competência 1: 200
    Competência 2: 140
    Competência 3: 120 (Notei a falta de ao menos um repertório nos parágrafos argumentativos)
    Competência 4: 180
    Competência 5: 200
    Total: 840

    Qualquer dúvida sobre a correção me chame por privado, posso lhe ajudar.

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  4. INTRODUÇÃO
    º “exponenciados pela negligência estatal no destino de resíduos e a falta de coleta seletiva individual.”- Está com pouca claridade, e “individual” refere-se aos cidadãos?

    DESENVOLVIMENTO 01
    ° ” Convém ressaltar, a princípio,”- Alterne os lugares
    ° “ilegal”- Com base em qual legalidade? (Constituição),(Lei)…

    DESENVOLVIMENTO 02
    ° “Do mesmo modo”- Alterne

    INTERVENÇÃO
    ° “corrigir o descarte de resíduos”- Descarte esse inadequado, irregular…?

    C1:200
    C2:200
    C3:160 – Alterne algumas partes, além de selecionar a causa somente para o D1 e consequência para o D2.
    C4:200
    C5:200
    Total-(960)

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