Iniciante

Como reduzir a produção e o descarte ilegal de lixo no Brasil?

  • 1

A definição de fato social, por Durkheim, está relacionada ao conjunto de ações propagadas e realizadas pelos indivíduos, ou seja, pelo coletivo social. No Brasil, no trato com o meio ambiente, essa definição cabe à ações realizadas pelo conjunto de atitudes individuais, no cotidiano, o problema ambiental do descarte incorreto do lixo passa despercebido, infringindo a boa relação entre ser social e meio, trazendo à tona a responsabilidade de todos os indivíduos e  a indiscutível necessidade de maior observação dessa problemática pelo ente estatal.

A sociedade tem o dever de prezar pelo meio ambiente, buscando o destino correto do lixo. O sociólogo Francês Michel Foucault, em sua teoria dos micropoderes, evidencia que em todos os âmbitos da sociedade, é necessária a dedicação de todos, unindo-se em causas comuns que sejam boas à todos. Portanto, tendo na necessidade de preservação da natureza o bem comum, onde descartes incorretos podem gerar diversos problemas como enchentes e poluição, faz-se presente a necessidade de preservação.

Além disso, políticas insuficientes no descarte do lixo se fazem presentes na contemporaneidade. Segundo a revista Galileu, no Brasil, são descartadas de forma inadequada 53% do lixo produzido, parando em lixões a céu aberto. Assim, percebe-se claramente que a inobservância do destino correto dos resíduos possuem estreita relação com órgãos governamentais responsáveis por seu destino, por conseguinte, seguramente é de sua responsabilidade.

Infere-se que a mazela ambiental estabelecida com as situações expostas devem ser urgentemente resolvidas. Sendo assim, cabe à sociedade em geral, o papel de conscientização que, por meio da intensificação de debates na esfera escolar e em locais sociais como praças civis, e palestras, corroborem com a conscientização da população. Ademais,  é papel do Estado o estabelecimento de destinos adequados do lixo, por meio da criação de empresas estatais destinadas à reciclagem do lixo urbano e com a intensificação de limpezas de ruas. Validando assim o conceito de Durkheim, trazendo à coletividade a prevalência do bem comum.

Compartilhar

2 Correções

  1. Em primeiro lugar a redação está ótima!
    A introdução ficaria um pouco melhor se você adicionasse ponto após “atitudes individuais”, isso melhoraria a fluidez do texto, já que esta frase ficou muito grande.

    A única coisa que observei que poderia ser melhorada no segundo parágrafo é a repetição das palavras “todos” e “preservação”.

    O terceiro parágrafo achei muito bom, com repertório e argumentação adequados e, ao meu ver, sem erros ortográficos.

    A proposta de intervenção é muito interessante, achei muito legal você ter relembrado o que foi citado na introdução. No entanto, faltou vírgula após o conectivo “Infere-se” e antes do “como praças civis”. E seria melhor você especificar mais o agente da intervenção, deixando menos amplo quem é o responsável.

    Lembrando que ainda sou iniciante e espero muito ter ajudado!

    • 1
  2. Olá tudo bem? Espero que esteja.

    Bom, primeiro quero te dá os parabéns pela escrita, bem formal, com vários sinônimos e conectivos, isso enriqueceu bastante seu texto!!!!
    Só queria deixar um pontinho…. Olha seria legal que na conclusão você deixasse claro qual órgão deveria realizar tal coisa, pois quando você diz o estado fica meio que em aberto quem realmente iria ficar responsável pelo problema….
    Obs: Não sou especialista……

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.