Iniciante

Como reduzir a produção e o descarte ilegal de lixo no Brasil?

  • 5

Desde a Revolução Industrial e a expansão capitalista, as produções industriais aumentaram cada vez mais e as pessoas passaram a consumir além do necessário. Por consequente, a produção de lixo também teve grande aumento, principalmente, em países como o Brasil, onde o modo de vida consumista da população somados ao destino inadequado do lixo e falta de incentivo a práticas sustentáveis por parte do governo, agravam crescentemente esta situação.

Em primeira análise, é importante destacar que o consumismo exacerbado tem uma relação direta com o aumento da produção de lixo. Visto que, quanto mais produtos são adquiridos, maior é a quantidade de embalagens que os acompanham e, consequentemente, mais lixo é gerado. Desse modo, sem a devida conscientização da população, o lixo continuará a aumentar e a causar diversos prejuízos para o meio ambiente e para a saúde pública, além de ameaçar a existência das gerações futuras com a degradação e o desperdício de recursos naturais.

Outrossim, a maior parte do lixo gerado no Brasil tem destinação inadequada e não há incentivo a práticas sustentáveis no país, fatores que intensificam os impactos causados pela grande quantidade de lixo. Segundo um levantamento do Ministério do Meio Ambiente, mais da metade dos municípios brasileiros descartam os resíduos de forma errada e cerca de 30% não têm nenhuma iniciativa quando se trata de coleta de lixo. Nesse viés, observa-se que o Brasil ainda tem um longo caminho até tornar-se um país onde o lixo é descartado corretamente, uma vez que, falta de ações efetivas contra o descarte ilegal e a adoção de comportamentos prejudiciais, ainda são persistentes na realidade brasileira.

Diante do exposto, faz-se necessário que o Ministério do Meio Ambiente, com auxílio do Ministério da Educação e das mídias, crie medidas para incentivar e estabelecer modos de descarte e reutilização ecologicamente corretos. Mediante a realização constante de palestras e campanhas sobre consumo consciente, sustentabilidade e os diversos malefícios do descarte incorreto,  simultaneamente com investimento em métodos de reciclagem, reuso e compostagem. Tendo como finalidade a conscientização e a mudança do modo de vida da população brasileira bem como a diminuição dos impactos causados pelo descarte ilegal, assim, colaborando para a criação de um país mais limpo e desenvolvido.

 

Caso seja possível, corrigir com nota por favor! Grata desde já!

Compartilhar

3 Correções

  1. Competência 1: 180
    Uso errado da crase.

    Competência 2: 180
    Confusão nos desenvolvimentos dos argumentos 1 e 2.

    Competência 3: 80
    Argumentação muito baseada no senso comum, sem citações e com poucos dados relevantes.

    Competência 4: 200
    Ótimo conhecimento dos mecanismos linguísticos.

    Competência 5: 160
    Ausência do detalhamento.

    Total: 800

    • 1
  2. Sua redação está perfeita, coesiva, bem estruturada, e apresenta bem os argumentos e os problemas bem abordados . Parabéns!!!
    *Competências*
    Domínio da norma padrão da língua portuguesa = 200
    Compreensão da proposta de redação = 160
    Seleção e organização das informações = 200
    conhecimento dos mecanismos linguísticos = 200
    proposta de intervenção para o problema abordado = 160
    Total – 920

    • 1
  3. Competência 1: 180
    Uso errado da crase.

    Competência 2: 180
    Confusão nos desenvolvimentos dos argumentos 1 e 2.

    Competência 3: 80
    Argumentação muito baseada no senso comum, sem citações e com poucos dados relevantes.

    Competência 4: 200
    Ótimo conhecimento dos mecanismos linguísticos.

    Competência 5: 160
    Ausência do detalhamento.

    Total: 800

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.