Iniciante

Como reduzir a produção e o descarte ilegal de lixo no Brasil?

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Para o jornalista Lima Barreto “O brasil não tem povo, tem publico” público passivo, que assiste a situação atual de descarte ilegal de lixo no país e não procura melhorar ou saber como evitar possíveis problemas maiores no futuro, contudo não se pode culpar o povo que não teve uma formação, uma consciencialização correta. Porém devem ser cobrada ações mais completas e eficazes do governo para o destino do resíduo.

A idealização da reciclagem e da coleta seletiva no Brasil tem 34 anos e em prática 25 anos, ou seja, as pessoas que não passaram pela formação fundamental de conscientização e acompanhamento para por em pratica tais hábitos, tal responsabilidade nesse período de idealização e pratica, não possuem a mesma fundação e comprometimento das que passaram, sendo, segundo o IBGE, 57,7% da população desmotivada.

O Brasil produz lixo como um país de primeiro mundo entretanto descarta como nações pobres, chegando a se igualar a Nigéria, onde apenas 40% do lixo tem seu descarte correto enquanto 70% dele fica em lixões ao céu aberto, liberando gases que causam o efeito estufa e poluindo o ambiente.

Diante disso é necessário que o Ministério da Educação e Ministério do meio ambiente continuem e evoluam com as campanhas sobre o destino certo do lixo, com atividades, palestras, cartazes, dentro e fora da sala de aula, visando criar no futuro um ambiente familiar mais consciente e além disso adotar estrategias mais eficazes para a coleta o o descarte legal, de países modelos tal como o japão que diminui a emissão de gases em 98%, objetivando assim combater o descarte ilegal e garantir um futuro melhor para o meio ambiente e os que habitam.

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2 Correções

  1. Boa tarde, Bagheera!

    INTRODUÇÃO
    C1: falta de vírgula após Lima Barreto
    C1: antes de “contudo” há um ponto final e após ele vírgula (Correção: “(…) no futuro. Contudo, não se (…)”)
    Elogio – Boa estruturação, uso produtivo do repertório e tese clara. Parabéns!

    DESENVOLVIMENTO 1
    C4: ausência de conectivo para introduzir o parágrafo (Utilize, como o “Diante desse contexto”)
    C1: pratica (Correção: prática)
    C3: Problema – faltou desenvolver melhor o argumento utilizado

    DESENVOLVIMENTO 2
    C4: ausência de conectivo para introduzir o parágrafo
    C1: problema de pontuação e vírgula em “(…) primeiro mundo entretanto descarta (…)” (Correção: “(…) primeiro mundo. Entretanto, descarta (…)”)
    C2/C3: Problema – Você utilizou dados sem colocar a fonte deles.

    CONCLUSÃO
    C1: ausência de vírgula após “Diante disso”
    C1: Ministério do meio ambiente (Correção: Ministério do Meio Ambiente – lembre das iniciais maiúsculas)
    C5: Elogio: Parabéns – Você estruturou uma proposta de intervenção coerente ao tema.

    VISÃO GERAL
    Fique mais atenta à competência 1, item relacionado à ortografia e gramática, para evitar de perder muitos pontos nela. Observei também que você podia ter desenvolvido melhor seu argumento no segundo parágrafo e ter colocado uma fonte para os dados utilizados no terceiro parágrafo, além de perder na C4 pela falta de conectivos no inicio dos dois desenvolvimentos.

    NOTA: 880
    C1- 160; C2- 200; C3- 160; C4-160; C5- 200

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  2. Eu gostei da redação no geral, ela é coesa, fluida, o entendimento do assunto e solução para o mesmo são apresentados de forma clara. No segundo parágrafo há algumas palavras repetidas que poderiam ser retiradas ou substituídas sem tirar o sentido do texto. Mas isso não faz com que a redação seja ruim ou mal compreendida. O inicio é exatamente o que se espera de uma redação dissertativa-argumentativa. E os conectivos e apresentação dos fatos estão nos lugares exatos para formar uma redação nota 1000.

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