De acordo com o filósofo Arthur Schopenhauer, “O homem faz da terra um inferno para os animais”. A fala do pensador se consolida no cenário atual do mundo hodierno, visto que a produção de lixo produzido pelo ser humano é quase sempre descartado de maneira incorreta no meio ambiente degradando os ecossistemas. Logo, como tal ação acomete a biodiversidade ao seguinte empasse: interferência do ser humano no habitat dos animais.
A priori, é importante destacar que essa problemática engloba o consumismo exagerado do indivíduo como um vetor para a contaminação e poluição dos nichos ecológicos, visto que quanto mais se consome alimentos ou objetos que contém embalagens plásticas não recicláveis, mais desses produtos são produzidos a fim de atender a demanda. Sob essa ótica, percebe-se que o uso exagerado e inadequado de objetos não biodegradáveis prejudicam os meios aquáticos e terrestres implicando na moradia dos animais.
Além disso, vale ressaltar que mesmo com locais propícios para receber o lixo humano, há uma grande parte matéria inorgânica que não é direcionada para um local de descarte apropriado e tendo como destino final as florestas e os oceanos. Destarte, quando algum animal ingere pedaços plásticos de sacola ou canudo o organismo deste não consegue digerir causando problemas de saúde naquele vertebrado podendo levá-lo a morte.
Em detrimento disso, fica evidente que é necessário descartar o que não se usa mais em lugares específicos para preservar a vida dos animais e do planeta. Logo, é necessário que o Governo associado ao Ministério do Meio Ambiente realizem campanhas publicitárias de conscientização através da internet, objetivando reduzir o descarte inadequado de lixo no país, preservando assim a vida dos bichos e progredindo para um futuro mais limpo e mais sustentável.
Josenildo da Silva Barbosa
INTRODUÇÃO:
▪︎De acordo com o filósofo Arthur Schopenhauer, “O homem faz da terra um inferno para os animais”. [1] A fala do pensador se consolida no cenário atual do mundo hodierno, visto que a produção de lixo produzido [2] pelo ser humano é quase sempre descartado de maneira incorreta no meio ambiente [3] degradando os ecossistemas. Logo, como tal ação acomete a biodiversidade ao seguinte empasse:[4] interferência do ser humano no habitat dos animais.
OBS:
▪︎1- Poderia ter usado um conectivo para ligar o primeiro período com o segundo, onde de pra colocar conectivos, coloque.
▪︎2- “produzido” tem que concordar com “a produção” que estar no feminino, então o correto é “produzida”
▪︎3- Ausência de vírgula.
▪︎4- O correto é “impasse”
▪︎Cadê a sua tese??? A tese é seus dois argumentos que serão discutidos no D1 e no D2. Deixe ela bem clara na introdução.
DESENVOLVIMENTO 1:
▪︎A priori, é importante destacar que essa problemática engloba o consumismo exagerado do indivíduo como um vetor para a contaminação e poluição dos nichos ecológicos, visto que [1] quanto mais se consome alimentos ou objetos que contém embalagens plásticas não recicláveis, mais desses produtos são produzidos a fim de atender a demanda. Sob essa ótica, percebe-se que o uso exagerado e inadequado de objetos não biodegradáveis prejudicam [2] os meios aquáticos e terrestres [3] implicando na moradia dos animais.
OBS:
▪︎Antes de iniciar a argumentação você tem que fazer um tópico frasal, este vai resumir o que será abordado no parágrafo. E é obrigatório, pois faz parte da estrutura.
▪︎1- Repetição da palavra “visto que” você repetiu uma na introdução e outra aqui, substitua por “já que”.
▪︎2- Erro de concordância, “prejudicam” tem que concordar com “exagerado e inadequado”, então o correto é “prejudica”.
▪︎3- Ausência de vírgula.
▪︎Argumentou muito pouco, pra ficar uma argumentação bem feita fica entre 8 e 9 linhas, você só fez 6 e ainda faltou o tópico frasal.
▪︎A quantidade de períodos fica melhor com 4, períodos é cada pausa que você dá com pontos finais.
▪︎Faltou o repertório, este serve para provar a sua argumentação e faz parte da estrura, e você tem que trazer um em cada parágrafo de desenvolvimento, pode ser séries, filmes, documentários, alusões históricas, situações do cotidiano etc.
DESENVOLVIMENTO 2:
▪︎Além disso, vale ressaltar que mesmo com locais propícios para receber o lixo humano, há uma grande parte [1] matéria inorgânica que não é direcionada para um local de descarte apropriado e tendo como destino final as florestas e os oceanos. Destarte, quando algum animal ingere pedaços plásticos de sacola ou canudo [2] o organismo deste não consegue digerir [3] causando problemas de saúde naquele vertebrado [4] podendo levá-lo a morte.
OBS:
▪︎1- Engoliu uma palavra, coloque “de” para ligar.
▪︎Novamente faltou o tópico frasal.
▪︎2, 3 e 4- Ausência de vírgulas.
▪︎Argumentou muito pouco, pra ficar uma argumentação bem feita fica entre 8 e 9 linhas, você só fez 5 e ainda faltou o tópico frasal.
▪︎A quantidade de períodos fica melhor com 4, períodos é cada pausa que você dá com pontos finais.
▪︎Faltou o repertório, este serve para provar a sua argumentação e faz parte da estrura e você tem que trazer um em cada parágrafo de desenvolvimento, pode ser séries, filmes, documentários, alusões históricas, situações do cotidiano etc.
CONCLUSÃO:
▪︎Em detrimento disso, fica evidente que é necessário descartar o que não se usa mais em lugares específicos para preservar a vida dos animais e do planeta. Logo, é necessário que o Governo [1] associado ao Ministério do Meio Ambiente [2] realizem [3] campanhas publicitárias de conscientização através [4] da internet, objetivando reduzir o descarte inadequado de lixo no país, preservando [5] assim [6] a vida dos bichos e progredindo para um futuro mais limpo e mais sustentável.
OBS:
▪︎1 e 2- Ausência de vírgulas.
▪︎3- Erro de concordância, “realizem” tem que concordar com “Governo”, então o correto é “realize”.
▪︎4- Uso inadequado da palavra “através”, uma vez que significa algo que atravessa, substitua por “por meio” ou “por intermédio”.
▪︎5 e 6- Ausência de vírgulas.
▪︎Faltou detalhamento na sua solução, poderia ter detalhado essas “campanhas publicitárias”, que tipo de especialistas participaram delas??? Detalhe.
NOTA:
▪︎C1: 140
▪︎C2: 140
▪︎C3: 160
▪︎C4: 160
▪︎C5: 160
▪︎TOTAL: 760
Lív_
Olá, bom dia :)
Seu texto é muito bom, você demonstra conhecimento da escrita formal da língua portuguesa, um bom vocabulário, compreendeu a proposta de redação, dissertou bem suas teses em defesa de seu ponto de vista e elaborou uma boa proposta de intervenção para o problema usando dos 5 elementos necessários (o agente, a ação, o como, o detalhamento do como e a finalidade). Recomendo escrever mais em cada parágrafo e utilizar mais repertórios (filmes, séries, livros, citações etc) para sustentar seus argumentos, desse modo o corretor entende que você tem conhecimento do assunto, pois, apesar de seu texto estar bom, ele precisa chamar atenção, sendo necessário desenvolver melhor cada parágrafo – não tenha medo de escrever mais, nem sempre objetivo e direto é bom!
INTRODUÇÃO
-> “De acordo com o” é uma expressão prolixa, considere usar “segundo o”, “conforme o” ou “em conformidade com o pensamento/a ideia…”;
-> “visto que a produção de lixo produzido”, essa frase está repetitiva e confusa, né? Considere substituir “produção” por “geração” ou “criação”;
-> “é quase sempre descartado”, a palavra “descartado” deverá ser no gênero feminino (descartada), visto que refere-se a frase “a produção de lixo produzido”, que inicia-se com “a”, do gênero feminino;
-> “no meio ambiente degradando os ecossistemas”, falta uma vírgula após a palavra “ambiente”;
-> “habitat” é um estrangeirismo, considere usar entre aspas ou sublinhar.
DESENVOLVIMENTOS
-> “priori” é um estrangeirismo e deve ser utilizada entre aspas ou sublinhada. Porém, não recomendo utilizar essa expressão, seria melhor usar “A princípio”;
-> “a fim de” é uma expressão prolixa, considere utilizar “de modo que” ou “através de”;
-> “meios aquáticos e terrestres implicando na moradia dos animais.”, falta uma vírgula após “terrestres”;
-> “destino final” é um pleonasmo, use somente “destino”;
-> “Destarte, quando algum animal ingere pedaços plásticos de sacola ou canudo o organismo”, falta uma vírgula após “canudo”;
-> “não consegue digerir causando problemas de saúde naquele vertebrado podendo levá-lo a morte.”, falta uma vírgula após “digerir” e falta a letra “e” após “vertebrado”.
CONCLUSÃO
-> “é necessário que” é uma expressão prolixa, é preferível dizer “urge que”;
-> “o Governo associado ao Ministério do Meio Ambiente realizem campanhas”, faltam vírgulas após “Governo” e “Meio Ambiente”. Além disso, a palavra “realizem” refere-se à “Governo”, dito isso, deve estar no singular;
-> “internet” é um é um estrangeirismo e deve ser utilizada entre aspas ou sublinhada.
COMPETÊNCIAS
I – 160
II – 160
III – 160
IV – 160
V – 200
TOTAL: 840