O Brasil é um dos maiores produtores de lixo no mundo, comparado a produção de resíduos de um país rico, porém o seu descarte ainda é semelhante a de um país pobre.
Segundo o Fundo Mundial para a Natureza, o Brasil ocupa o quarto lugar em produção de resíduos sólidos, embora 42% são despejados em lixões à céu aberto. Somente 58% vão para o local adequado, já países ricos como á Croácia 96%.
No programa de TV Vida no Azul exibiu como as taxas de lixo no mar subiu em dois mil e vinte comparado a dois mil e dezenove, devido ao isolamento social, despejos em rios e falta reciclagem, aumentando a mortandade na vida marinha.
Portanto, soluções viáveis para esse problema seria, campanhas para estimular a população a reciclar; leis de proteção a vida marítima, sujeito à multa; responsáveis legais e educadores, ensinar crianças e adolescentes a importância da reciclagem para o bem de todos; quanto ao governo, investimentos em locais apto para receber esses resíduos.
Estercar
Boa noite, normalmente uma redação é constituída por 4 parágrafos (uma introdução, dois desenvolvimentos e uma conclusão), contendo eles, no mínimo, 3 orações.
Na sua introdução você apenas usou uma contextualização. Para um parágrafo completo, faltou a tese (por mais que não seja obrigatório, isso mostra ao corretor que você planejou um texto) e o encaminhamento argumentativo. Quando for escrever essas partes, use repertórios socioculturais (filmes, livros, séries, músicas, documentários, acontecimentos históricos e etc), ex: ”No filme *nome do filme, do *creditário (autor, diretor, escritor, studio), é mostrado *tal universo. Fora desse cenário, é de se concordar que a realidade vista na obra pode/não pode ser relacionada ao *tema. Nesse contesto, é importante destacar que *argumento1, *argumento2.”. Se você seguir esse modelo (pode ser adaptável à sua facilidade) será mais fácil e sua nota aumentará bastante.
No seu D1 há apenas um dado (dados não podem ser retirados dos textos motivadores, se você for usar uma informação de lá mude-a, ex: *enem 2019* se 17% da população vai ao cinema, 83% não vai). É nesse parágrafo (assim como no D2) que você vai apresentar e defender seu argumento. Normalmente se usam alusões históricas, frases de filósofos/sociólogos/professores, dados, reportagens e etc., mas você tem que relacionar esse repertório com a sua argumentativa, ex: ”De acordo com o matemático Pitágoras, educai as crianças para não punir os adultos. Sob essa observação, tal afirmativa encontra-se relacionada ao descaso da efetividade do artigo 6° da Constituição de 1988, que prevê o direito à educação para todos os cidadãos brasileiros, por parte do governo, o que comprova que a índice crescente da taxa de criminalidade no Brasil é motivada pela falta de educação.” (não esqueça de começar esse parágrafo apresentando a sua ideia).
A sua conclusão não contém os ”5 modos” (agente, ação, meio, finalidade e detalhamento). Quando fizer, comece com uma frase pra finalizar os argumentos trabalhados nos D1/2, ex: ”Portanto (use um conectivo de conclusão), medidas devem ser tomadas para amenizar a situação atual.”. Quando for colocar os modos, tente colocar informações iguais juntas, ex: (Urge que o *agente, em parceria com *outro agente, por meio de *tal coisa, faça a *ação, a fim de *finalidade”. E sempre que você tiver a oportunidade de detalhar alguma dessas coisas faça!
ElyK
Oiii! Vou corrigir seu texto de acordo com as competências do enem! :)
C1: 120
C2: 120
C3: 80
C4: 80
C5: 40
T: 440
VOU ACRESCENTAR ALGUMAS DICAS:
– Sua introdução está pouco desenvolvida (Isso é percebido quando só existe uma única oração)
– Na sua redação, de maneira geral, falta argumentação ( já que o texto é dissertativo argumentativo). Você apenas expôs informações e não fez um desenvolvimento apropriado.
– Na proposta de intervenção foque nos seguintes tópicos, e responda cada um deles:
1. O que deve ser feito?
2. Quem deve fazer?
3. Como deve ser feito?
4. Quais objetivos pretendo alcançar com essas ações?
Espero ter ajudado!
By_Corona
Oi, tudo bem?
Então, não gostei da introdução, poucas informações sobre o texto, não expõe os dois argumentos. Belas estatísticas no primeiro argumento, mas faltou falar mais. Procure começar parágrafos com conectivos, como: Depois; após; logo depois; logo após; na sequência; imediatamente; em seguida; depois de; logo que; assim que; logo; então. Só foram esses detalhes.