Iniciante

Como reduzir a produção e o descarte ilegal de lixo no Brasil?

  • 1

Alemanha, Coreia do Sul e Áustria. Alguns exemplos de países  referência em reciclagem  do lixo produzido pela sua população. Ademais, infelizmente o Brasil está em um cenário antagônico, onde se encaixa entre os países com o pior descarte de lixo e maior produção também. Contudo, isso se torna um problema preocupante que merece uma atenção maior, tendo uma relação direta com a falta de investimentos por meio do governo e escassez de conscientização das pessoas.

Em uma primeira análise, é evidente que a falta de investimento do governo para reduzir a produção e assim ter um descarte legal do lixo produzido é um fator presente, ademais, a falta de conscientização  das pessoas, a alta produção  de materiais que não são descartáveis pelas empresas e até mesmo a escassez de recipientes para colocar lixo nas ruas são fatores que motivam esse problema, algo preocupante e inaceitável para o desenvolvimento de um país com um bom descarte de lixo.

Simultaneamente, casos como: entupimento de bueiros nas cidades e alagamentos, criação de animais mesquinhos e doenças , são apenas algumas consequências do mal descarte. De acordo com o IBGE o Brasil produz em média 387 quilos de resíduos por habitante por ano,  consequentemente algo que se não tratado devidamente torna-se uma “bola de neve” de problemas ambientais.

Portanto medidas são necessárias para resolver o impasse. Órgãos públicos como o governo e prefeituras , devem investir em limpezas diárias das cidades, fiscalização de lixões com projetos de conscientização separação de lixo descartável e não descartável pelas famílias, e multas para pessoas que jogam lixo nas ruas. Contribuindo assim para reduzir o lixo e tem um descarte correto no país.

Compartilhar

2 Correções

  1. Introdução: Coloque a fonte da informação sobre os países Ex.: Segundo a ONU…
    Troque o conectivo “contudo” por “Logo” ou “Portanto”

    Desenvolvimento: Separe 1 desenvolvimento para cada “tema” que vai falar. o 1º desenvolvimento sobre a escassez de recursos e o 2º sobre a falta de conscientização, colocando as consequências em cada.

    Conclusão: Argumente mais e procure deixar bem explícito os agentes que são cobrados agente (quem, escrito com a primeira letra maiúscula), ação (o que vai ser feito), modo (como vai ser feito), efeito (quais resultados gerará) + detalhamento.

    • 0
  2. Gostei bastante do seu texto. Bem desenvolvido.

    Introdução = Começou bem, trazendo uma alusão histórica, relacionou ela com a problemática, mostrando a importância que tem na humanidade, mostrou sua tese, e fechou bem o parágrafo.
    desenvolvimentos = teve o desenvolvimentos bem montados, e os ligou bem com a introdução.
    conclusão = mostrou uma solução coerente para a problemática.
    Não sou especialista em correção, porém, espero ter ajudado.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.