O Artigo 5°, da Constituição Federal de 1988, defende o direito pleno de qualquer cidadão. Na sociedade atual, entretanto, a falta de inserção dos moradores de rua na comunidade, deixa evidente que tal direito não tem sido assegurado de forma eficiente, uma vez que são negligenciados pelo poderio público. Dessa forma, é preciso que estratégias sejam aplicadas para alterar essa situação que têm como causas a insuficiência legislativa e a marginalização dos moradores em situação de rua pela sociedade.
Primeiramente, é preciso salientar que a insuficiência legislativa é uma causa latente do problema. Segundo dados do jornal G1, o Brasil tem em média mais de 100 mil moradores em situação de rua. Diante disso, a falta de debates atrelada a insuficiência das leis públicas contribui com o aumento do número de pessoas em situação de rua, que em muitos casos tem seu direito como cidadão negado pela sociedade, sendo essa responsável pela inserção do indivíduo na comunidade e a garantia do pleno cumprimento das leis. Infelizmente, fica explícito que o modelo legislativo atual não tem sido suficiente para atender as demandas dessa população.
Em segundo plano, outra causa para configuração do problema é a marginalização dos indivíduos em situação de rua. De acordo com o sociólogo alemão Zigmunt Bauman, a pós-modernidade é fortemente influenciada pelo individualismo. Em virtude disso, há, como consequência a falta de empatia pelo próximo, no qual não são reconhecidos como parte efetiva da sociedade, corroborando para o não funcionamento eficiente dos programas para reintegração dos moradores de rua, além do mais à ausência de representação desses cidadãos no campo político contribui para não resolução desse problema.
Portanto, são necessárias estratégias para modificar esse cenário. Para esse fim, é essencial que o Estado juntamente com ONGS, promovam programas para inserção da população em situação de rua na sociedade, por meio da abertura de vagas de emprego destinada exclusivamente para esses indivíduos, com o apoio de psicólogos na orientação para o melhor convívio em comunidade, com o objetivo de diminuir o número de pessoas em situação de rua. Espera-se com isso, alcançar o ideário do pensamento de Zigmunt Bauman, no qual a sociedade passe desenvolver empatia pelo próximo.
miguel gil
Eis sua nota por competências do ENEM:
c1 (dominar – 120 – Houveram alguns erros de pontuação e de concordância;
c2 – 200 ;
c3 – 200 ;
c4- 200 ;
c5 – 200 ;
total: 920 ;
Obs: estou começando a dar notas, portanto ainda não sou um bom critico, logo, acredito que sua nota deve ficar entre 700 e 920!!!!; :) espero ter ajudado …
rian73
Gostei muito do seu texto, devido ao bom uso dos conectivos e a abordagem dada nos desenvolvimentos! O final foi muito bem escrito, abordou o caminho para a melhoria de forma rápida e direta, assim como já é esperado. PARABÉNSSSSSSS!!!!!!!!!!! A luta de hoje será o resultado do sucesso do amanhã, persista e garanta seu ápice.
[email protected]
Oi, tudo bem?
Gostei muito da sua introdução, é muito bom deixar a tese bem explícita que assim é possível saber qual será o rumo do seu texto e da sua argumentação.
Fez bom uso de conectivos e isso ajuda muito na coesão textual!
No 3° parágrafo, ele está muito bem desenvolvido mas eu fecharia o parágrafo.
Bom texto!