Como promover a integração de moradores de rua

  • 1

O feudalismo era um sistema típico medieval, que originou-se no final do século III, separava as classes sociais, e quase não existia mobilidade hierárquica. As baixas classes sociais não possuiam acesso a vários bens, só a nobreza poderia usufruir. Neste sentido, apesar de o sistema feudal ter existido a séculos atrás, a desigualdade social ainda está presente, de tal modo que muitas pessoas vivem nas ruas, não podendo ter acesso a uma alimentanção, e nem uma higiene de qualidade. Dessa maneira, é necessária a análise concreta da problemática, com ênfase na negligência governamental e no silenciamento, os quais trazem contornos específicos ao mal-estar da sociedade.

Sob esse viés, urge citar a ineficiência Estatal como promotora desse problema. De acordo com John Locke, o Estado foi criado por meio de um “pacto social”, para que todos os indivíduos fossem assegurados de seus direitos. Contudo, à teoria vai de encontro a realidade, quando há muitas pessoas vivendo nas autovias, e o Estado não promove meios de integração social, como oferecer lares temporários, alimentos e produtos de higiene. Consequentemente, essa falta de zelo, faz com que diversos moradores de rua mantenham-se em extrema carência material, podendo levar o indivíduo até a morte.

Outrossim, pode-se citar o silenciamento como promotor desse óbice. Segundo Foucaut, na sociedade pós-moderna, muitos assuntos são silenciados para estruturas de poder sejam mantidas. Logo, seguindo essa linha de raciocínio, observa-se que há um silenciamento quanto ao que se refere a situação do mendiacante, visto que o fragmento não é colocado em vigor, ou seja, não buscam soluções para esse problema. Isso acontece devido ao preconceito, imposto pela comunidade, que por não conhecer os fatores que levaram aquela pessoa estra na rua, trata essa parcela do corpo social de forma discriminatória, e principalmente com invisibilidade. Como efeito disso, essa tal exclusão, somada ao silenciamento, dificulta ainda mais o cotidiano dessas pessoas.

Em vista disso, medidas devem ser tomadas, já que resultam na carêncial material. A partir disso, o Ministério de Cidadania- órgão responsável pelo desenvolvimento social- destine verbas a programas socias como Cad-único, e por meio dele, essa pessoas receberam ajuda na habitação e na renda, com intuito que casos como esse diminuam consideravelmente. Feito isso, as entidades brasileiras poderão tentar diminuir essas barreiras sociais.

Compartilhar

3 Correções

  1. Boa tarde Jorge! Vamos lá!
    Primeiro parágrafo:
    Linha 2 : vírgula após “sociais” desnecessária.
    Linha 2 : Inicie a nova frase com um conectivo! Isso valoriza demais a sua correção. Ex: A partir desse ponto, nesse seguimento, nessa óptica, nesse viés…
    Linha 2/3: Você poderia desenvolver mais essa frase.
    Linha 5 : Ficaria melhor: nem de alimentação, nem de higiene de qualidade.
    Linha 6: Uma corretora minha deu a dica de escrever assim: a efetivação de análises e AÇÕES… (sugestão).
    Segundo parágrafo:
    Linha 2: é desnecessário colocar entre aspas “pacto social”, aspas servem para contextualizar palavras estrangeiras e citações basicamente.
    Linha 3: Não tem crase no “a” após contudo.
    Entendi o seu parágrafo, muito bom inclusive, mas eai? O que você acha sobre? Ficou muito expositivo! Recomento você treinar mais a parte argumentativa!
    Terceiro Parágrafo:
    –Foucault
    Quarto parágrafo:
    A partir disso o Ministério da Cidadania destine verbas…?? Você não achou falha a estrutura dessa frase?
    Talvez ficasse melhor assim:
    A partir disso o Ministério da Cidadania deve promover uma maior inserção de verbas nos programas sociais…
    Quem: Ministério
    O que: destinar verbas
    Como: ?????
    Onde : Nos programas sócias + …. Ficou incompleto
    Pra que: diminuir….
    Como você percebeu faltou a parte do “como” no meu ver.
    Aconselho você a treinar mais a C5, pontuações, semântica e sintaxe.
    No mais, adorei a sua redação! Parabéns! Sucesso!
    Lembre-se que é com os erros que a gente aprende!

    • 2
  2. Olá Jorge, tudo bem?

    A sua redação está claramente associada ao tema, um ponto extremamente fundamental, e isso é excelente, já que um dos principais erros dos candidatos é a fuga do tema proposto.
    Pude observar pequenos erros ortográficos, quase que imperceptíveis, que podem comprometer a pontuação relacionada a ortografia.
    Tirando isso, em minha opinião foi uma ótima redação!
    Espero ter ajudado de alguma forma, boa sorte nas novas redações.
    Deus te abençoe! 🙌🏻

    Nota Final: 800

    • 2
  3. Alguns erros de gramática que você precisa revisar.
    Eu percebi que você estudou e sabe do que está falando. Isso é muito bom! Mas tenta usar alguns conectores. Assim, você conecta uma ideia na outra e o texto fica mais fácil de entender.
    Por exemplo: na primeira parte você cita o feudalismo mas não relaciona com o resto do texto.
    Espero ter ajudado.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.