Como promover a inclusão social de ex-presidiários no Brasil

  • 1

Segundo Immanuel Kant “O homem é aquilo que a educação faz dele”, partindo desta afirmação percebe-se que para promover a inclusão social de ex-presidiários no Brasil é preciso políticas públicas para a reinserção do detento na sociedade e que a sociedade não marginalize os mesmo. Assim, ao solucionar esses problemas a reinserção dos ex-presidiários será mais fácil.

É notório, que o sistema carcerário brasileiro não visa o desenvolvimento pessoal do preso, tento em vista que dados do Conselho Nacional de Justiça, apontam que apenas 30% dos agressores não voltam a cometer crimes. Sob essa perspectiva é notável  que a falta de políticas para reintegração faz com que os ex-detentos voltem a vida de delitos.

Ademais, a marginalização da sociedade diante o indivíduo é um problema que deve ser resolvido. Ex-detentos encontram dificuldades para conseguir um emprego ou se restabelecer em seus antigos trabalhos.A falta de confiança nos indivíduos, faz que inclusão destes na sociedade ainda mais difícil.

Portanto, se faz necessário para resolver o impasse que o Governo Federal mude o sistema carcerário brasileiro por meio de políticas públicas que visem reinserir os indivíduos na sociedade, através de qualificação para trabalhos e que eles tenham o apoio que precisam assim que sairem da prisão. É necessário que a sociedade confie na mudança do ex-preso e os deem oportunidades. Logo, a inclusão social será garantida, desse modo, dificultando a volta desses para a vida de cometer delitos.

Compartilhar

3 Correções

  1. CORRIGINDO DE ACORDO COM AS COMPETÊNCIAS DO ENEM

    Competência 1 (Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa)

    – Falha na semântica [parag. 1]= “Segundo Immanuel Kant “O homem é aquilo que a educação faz dele”(,) partindo desta…) = Deveria ter concluído o período, com um ponto (.).

    Falha na semântica [parag.1] = “Assim, ao solucionar esses problemas () a reinserção dos ex-presidiários será mais fácil.” = Indicado em parênteses deveria ter uma vírgula.

    – Desvio de concordância (Gramática) [parag. 1]= “…Brasil (é preciso) políticas públicas para a reinserção do…” = o verbo não concorda com o sujeito nem com o gênero, o correto seria “SÃO NECESSÁRIAS políticas públicas…”.

    – Desvio de pontuação (Gramática) [parag. 2]= “É notório(,) = Não há vírgula .

    – Falha na semântica [parag. 2] = “…tento em vista que dados do Conselho Nacional de Justiça(,) apontam que apenas 30% dos agressores não voltam a cometer crimes. = Não se separa sujeito do verbo!!!

    – Falha na pontuação [parag.2] = “Sob essa perspectiva () é notável…” = Faltou vírgula.

    – Falha na pontuação [parag.3] = A falta de confiança nos indivíduos(,)faz que inclusão destes na sociedade ainda mais difícil. = Não separa sujeito do verbo!!!

    – Desvio de concordância [parag. 4] = É necessário que a sociedade confie na mudança do ex-preso e (os deem) oportunidades = Pronome e verbo não concordam com o tempo verbal de “ex-preso”.
    Nota: 120

    Competência 2 (Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo argumentativo )

    – Entendeu o tema e não o tangenciou.
    – Predomínio do gênero dissertativo-argumentativo
    – Apresentou as três partes do texto (introdução, desenvolvimento, conclusão)
    Nota:200

    Competência 3 (Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. )
    – Você organizou bem as ideias, entretanto, analisando o projeto de texto há uma inadequação em um de suas direçõs argumentativas: (é preciso políticas públicas para a reinserção do detento na sociedade). Talvez seria mais adequado citar explicitamente a FALTA de políticas públicas para desenvolver e encadear melhor isso ao seu segundo parágrafo, considerando que você já iria falar da necessidade delas no parágrafo de conclusão.
    Nota: 140

    Competência 4 (Demonstrar conhecimento dos mecanismos
    linguísticos para a construção da argumentação. )
    – Não encontrei problemas sobre coesão no seu texto, talvez quando você repete a palavra sociedade duas vezes no 1º paragrafo seja um pouco desconfortável à leitura, não vale um desconto.
    Nota: 200

    Competência 5 (Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos)
    – Apresenta os 5 quesitos da competência 5.
    Nota: 200

    C1: 120
    C2: 200
    C3: 140
    C4: 200
    C5: 200
    Nota final: 860

    PS: Sou um mero estudante, posso cometer erros tbm. Bons estudos!

    • 1
  2. Nota: 720
    Amei o uso de Immanuel Kant como repertorio sociocultural! Penso que é incrível quando alguém usa repertórios logo no inicio da redação! Gostei do pensamento critico e otimista citado no trecho ”Assim, ao solucionar esses problemas a reinserção dos ex-presidiários será mais fácil”. Você usou o repertorio de forma magnifica! Apresentou ele e logo depois relacionou com o tema! Isso foi incrível demais! O D1 ficou com uma falta! Deveria ter mais uma linha de pensamento e um ponto final. É sempre excelente colocar 3 pontos em cada paragrafo! O D2 também teve falta de um terceiro ponto! Gostei dos dados! Use eles para comprovar seus argumentos!!!! ‘por meio de’ é uma expressão prolixa. É preferível dizer por ou ”através de”. Teve alguns erros de ortografia na conclusão, porém nada tão grave! ‘É necessário que’ é uma expressão prolixa. É preferível dizer ”deve”. Por fim, gostaria de dizer que seu texto foi ótimo, porem teve alguns erros. Faça mais redações ajeitando isso e você alcançara o sucesso! Você consegue! Eu confio!

    • 0
  3. Olá! Irei fazer algumas observações antes de falar propriamente da redação.

    Dentro de cada parágrafo de uma redação seria importante considerar que existe uma tópico frasal ( resumo que será discutido no parágrafo), desenvolvimento e uma conclusão. E nós fazemos essa separação através de conectivos para que os parágrafos fiquem organizados de forma coerente e coesa.

    Irei demonstrar com a introdução de uma redação nota 1000 do Enem 2018.

    O tema desta edição foi “Manipulação do comportamento de usuário pelo controle de dados na internet”.

    Segundo Steve Jobs, um dos fundadores da empresa “Apple”, a tecnologia move o mundo. Contudo, os avanços tecnológicos não trouxeram apenas avanços à sociedade, uma vez que bilhões de pessoas sofrem a manipulação oriunda do acesso aos seus dados no uso da internet. Nesse sentido, esse processo é executado por empresas que buscam potencializar a notoriedade dos seus produtos e conteúdos no meio virtual. Sob tal ótica, esse cenário desrespeita princípios importantes da vida social, a saber, a liberdade e a privacidade.

    Nessa introdução, ele apresentou, desenvolveu e conclui a apresentação da tese que será defendida/ apresentada ao longo da redação. Podemos também observar o uso correto dos conectivos.

    Correção da sua redação:

    * Na introdução contextualiza o tema, por meio de uma alusão histórica, uma narração ou uma citação, por exemplo, apresenta o tema de fato e, então, finaliza com o posicionamento que o texto vai trabalhar na argumentação. No seu caso você apresentou uma citação e apresentou sua tese, e você pode observar que ambas não tiveram relação. Políticas públicas não é apenas educação, então pareceu que a citação estava para preencher um vazio.

    * Desenvolvimento: argumentação é fraca, o uso dos conectivos está confuso e os parágrafos ficam sem conclusão. Lembrando que ambos os parágrafos do desenvolvimento devem ter tópico frasal, argumento ( referências, dados estatísticos, alusão histórica) e a conclusão ( pode retomar o tema, a ideia inicial, ou o argumento apresentado).
    * Sua proposta de intervenção foi superficial. O agente foi o Governo, mas existem poder legislativo, judiciário e executivo e também os ministérios, você poderia ter citado o Ministério dos Direitos Humanos. O meio/modo foi inconclusivo pois o sistema carcerário não pode ser apenas “mudado”. Você deveria ter detalhado se era através de leis, implementação de cursos profissionalizantes, conscientização da sociedade através da mídia ( agente) e o objetivo de reinserção social.
    * Repetição de palavras de forma exacerbada. Sempre tentar fazer referência ou substituição por uma palavra sinônimo. Ex: Sociedade pode ser substituído por população, povo, nação.
    * Fuja de frases “coringas” porque geralmente são utilizadas em várias redações ao mesmo tempo e tornam-se cansativas.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.