No seriado de TV, Todo Mundo Odeia o Chris, o personagem Malvo é solto da prisão e tenta reconstruir sua vida, e resolve frequentar a escola. Analogamente a esse episódio, no Brasil casos como esses são comuns, porém as dificuldades encontradas por esses ex-presidiários fazem com que muitos desistam de suas novas vidas e que voltem a cometer crimes; E esse é um impasse que deve ser combatido.
Em primeiro plano, vale ressaltar que o sistema carcerário do Brasil não visa o desenvolvimento do indivíduo, tendo em vista que 70% dos agressores voltam a cometer crimes segundo dados do Conselho Nacional de Justiça. E isso ocorre pela falta de políticas públicas focadas na reinserção dos indivíduos à sociedade, o que contribui para que muitos desses ex-presidiários voltem a vida de delitos pois não conseguem novas oportunidades.
Em segundo plano, de acordo com o filósofo Immanuel Kant, “o ser humano é aquilo que a educação faz dele”, o que nos remete a importância da educação na vida do indivíduo. E essa visão de Kant encaixa-se na problemática, pois tendo como base esse lema, a realidade fora da prisão dessas pessoas altera-se e há uma grande probabilidade de recuperação e desenvolvimento pessoal.
Portanto, compete ao Governo Federal criar políticas públicas que promovam a ressocialização de ex-presidiários, como o oferecimento de cursos profissionalizantes por meio de projetos financiados com instituições de ensino, e sobretudo reformar o sistema carcerário brasileiro, focando a reeducação do indivíduo. Espera-se assim promover a inclusão social de ex-presidiários no Brasil.
VihPurificação
OBS.: se possivel corrija a minha redação.
Olá gostaria de informar que não sou professora ao alguem especialista em competencias de redação entretanto gostei bastante do texto escrito por voce.
Primeiramente gostaria de ressaltar seu conhecimento de mundo pois fez belas citações tanta na introdução quanto no desenvolvimento mas cuidado para não deixar o texto sobrecarregado, não foi mas analisando seu conhecimento é importante ressaltar. Procure melhorar sua conclusão, torna-la mais rica, retomar o conteudo da redação, esclarecer e analisar a real situação das propostas sugeridas.
C1:200
C2:160
C3:160
C4:160
C5: 120
GuilhermeBreno
” Blz Thaís sua redação de um modo geral ficou boa porque vc aborda os fatos com uma concretizidade bem bacana vc tem convicção do que está escrevendo é prova isso com fatos reais é fictícios como um trecho contando sobre o malvo enfim um erro que eu notei bem tosco foi o usos dos E por mais que no início de cada frase seja com letra maiúscula acredito que como se trata de uma frase afirmativa a letra E tem que ter o sinal acompanhando é ficaria assim ” É ” enfim outro ponto mais não acredito que seja um erro foi a conclusão da sua redação onde vc apresentou apenas uma solução poderia ter explorando mais a gama de idéias além do mais em alguns presídios a solução que vc apontou já existe assim como tem programas governamentais para as pessoas ao acesso a educação tem programas também voltando a reclusão dos detentos beneficiados por empresas que exploram de uma forma positiva a mão de obras deles com programas executados lá dentro da prisão onde os presos tem uma rotina além dar partipação nesses programas para o seu bem estar ético é moral adquirindo benefícios como : redução da pena,prisão domiciliar é etc…,