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Como promover a inclusão social de ex- presidiários no Brasil

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O Código Penal de 1984 estabelece a função ressocializadora da pena para evitar a reincidência. Todavia, em muitos presídios brasileiros essa é uma realidade distante, devido a negligência das autoridades para com essa problemática. Dessa forma, é necessário debater acerca do programa de inclusão social de ex-presos.

Precipuamente, vale destacar o preconceito que os ex-presidiários sofrem, o que dificulta a sua inclusão na sociedade, como exemplifica Zygmunt Bauman em seu livro “vidas desperdiçadas” no qual ele faz uma comparação do lixo com os indivíduos que não tem serventia para a população, que tenta descartá-los a todo custo, desde aterros a lugares próprios, como a prisão. Em suma, a população não oferece espaço para ex-presos que, geralmente, não encontram oportunidade de emprego, em virtude disso, há a recaída.

Outrossim, é inquestionável que diversos presídios nacionais não oferecem o essencial apoio aos presidiários, não disponibilizando programas de formação escolar ou capacitação profissional, que atuam como estratégia para não haver reincidência. Ademais, em muitas prisões há a superlotação nas celas, o que não contribui para a reeducação desses indivíduos, visto que são tratados de forma desumana.

Portanto, faz-se necessário que o Governo Federal atue junto ao Ministério da Justiça para mitigar essa problemática, investindo na infraestrutura dos presídios, tornando eficaz os programas de ressocialização. Além disso, com a união do poder público e sociedade civil sejam promovidos programas sociais de longo prazo para diminuir a procura pelo crime. A fim de instigar a inclusão social de ex-presidiários no país.

(Se possível, atribuam nota💖)

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4 Correções

  1. 👉 Sua introdução é realmente muito boa. Tem tese e contextualização, além de promover qual serpa o projeto de texto no ultimo parágrafo.
    👉 Seu primeiro desenvolvimento é bom e coerente, apresentando uma argumentação embasa e consistente. Entretanto, acho que ”Precipuamente” não é um termo muito legal para começar o primeiro desenvolvimento.
    👉 Quanto ao seu segundo argumento, acho que esse segundo período está um pouco distante da discussão que você promove no primeiro período, ou pelo menos parece algo que já faz parte de outra discussão. Você começa dizendo que ”diversos presídios nacionais não oferecem o essencial apoio aos presidiários, não disponibilizando programas de formação escolar ou capacitação profissional, que atuam como estratégia para não haver reincidência.” Eu esperava que nos próximos parágrafos você me apresentasse dados, ou qualquer outra coisa, que comprovasse isso.
    👉 Ademais, em todas as suas propostas faltou explicar O POR MEIO DE QUE e DETALHAMENTO das ações.
    Sua redação ficaria na casa dos 720 a 800 pontos. Alguns erros de vírgulas nos desenvolvimentos, além de muito uso do QUE; Intervenção não atende a todos os elementos; o segundo parágrafo de desenvolvimento fugiu um pouco da linha com esse segundo período, oque confere percas na argumentação e no projeto de texto (Perca de pontos na C3 e C2) .

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  2. Oiee, que tema incrivel hein!?
    • Seu texto é fluido, consegui entender as partes e conecta-las.
    • Você tem boa argumentação na introdução e no desenvolvimento.
    • Gostei do uso dos conectivos.
    • Acho que você poderia ter diversificado as palavras, usado mais sinônimos quando você falou dos ex-presidiários.
    • Senti falta do meio/modo na sua proposta.
    • Você concluiu muito bem, mas poderia ter voltado na citação do Bauman. Isso contribui bastante pra redação!
    • Não tenho muita noção de nota, mas como apontei dois pontos que podem melhorar: 960!

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  3. C1 – 200
    não apresenta falhas gramaticais.

    C2 – 200
    desenvolve um texto dissertativo-argumentativo e aborda o tema por completo, além de apresentar repertório sociocultural variado e produtivo.

    C3 – 160
    Achei um pouco incoerente vc terminar a introdução promovendo o debate do “programa de inclusão” mas desenvolve todo seu texto sobre pq os ex-presidiarios possuem dificuldade em se reinserirem na sociedade.

    C4 – 200
    Apresenta excelente uso dos recursos coesivos.

    C5 – 200
    Apresenta todos os elementos porém precisa deixá-los mais explícitos.
    “investindo na infraestrutura dos presídios, tornando eficaz os programas de ressocialização.” (Entendi essa parte como o elemento modo da PI, porém o uso de recursos como “através de” ou “por meio de” deixam mais claro esse elemento.)
    Eventualmente vc poderia levar 160 devido a isso.
    Espero ter ajudado! 😀

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  4. Oi Gio, tudo bem?
    MULHER, você escreve muuuito bem!! Acredito que só precisa organizar um pouco mais as ideias.
    Olha, eu só vou atribuir nota por conta do seu pedido.
    C1 – 160 => eu observei alguns desvios: Cacofonia e queísmo
    C2 – 200
    C3 – 160 => para obter a nota máxima nessa competência você deve “apresentar informações, fatos…, de forma cosistente e organizada…”, em seu D1 existe um argumento bem consistente, mas, ao meu ver, ficou confuso a forma que tentou exemplificar a relação, entende? Entretanto, não deixa de ser um ótimo argumento, só ficou confuso, desorganizado.
    C4- 200
    C5- 160 => Ao meu ver, faltou o detalhamento e o meio, ou seja, o modo como essa ação será executada.
    Nota = 880
    Ps.: Caso você não concorde com alguma pontuação dá um feedback!
    Abraçoss <3

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