A Amazônia é a maior floresta tropical do mundo, que abrange vastas extensões do território Brasileiro. Ademais ainda é detentora de grande biodiversidade em fauna e flora, e possui as maiores reservas de água doce do planeta. Infelizmente tudo isso está ameaçado por causa da ação antrópica, que causa os mais diversos desequilíbrios ambientais, tais quais: queimadas, mineração, extração de madeira, biopirataria, caça e pesca predatória entre outros. Diante disso torna-se premente analisar os principais impactos dessa problemática: o desequilíbrio de toda a dinâmica ecológica do Brasil e o aumento da emissão de gases do efeito estufa.
Em primeira análise é lícito postular, que de acordo com uma pesquisa pública na revista científica, Science, o desmatamento de Amazônia chegou em um ponto irreversível, se nada for feito em algumas década, ela vai se tornar uma grande savana. Isso seria catastrófico, para todo o país e mundo, por que além de representar grande perda em biodiversidade ainda afetaria a dinâmica climática de todo o país, pois devido presença dos maiores rios do planeta e a grande taxa de evatraspiração é la que é formada a massa de ar tropical continental Equatorial (MEC), que atua em extensas áreas do Brasil e da América do Sul, regulando o regime de chuvas. Dessa forma é evidente que se o desmatamento não for mitigado, graves consequência serão enfentadas em um futuro próximo.
Ainda vale resaltar, que o Brasil assinou em 2015 o tratado de Paris na Conferência das partes (COP-21), organizada pela ONU, se comprometendo a reduzir a emissão de gases do efeito estufa. Desarte a redução de queimadas na Amazônia é fundamental, pois por ser uma grande floresta, ela tem milhares de toneladas de carbono, um dos gases causadores do efeito estufa, aprisionado em suas formações vegetais. Infelizmente essa redução não está sendo alcançada, haja vista que, o ano de 2019 bateu vários recordes de queimadas, comparado a anos anteriores. Dessa forma, fica claro que o país não está colaborando para cumprir os pressupostos no tratado de Paris.
Portanto, fica explícito que ainda existem entraves em politicas que visem a conservação da amazonia. Dessarte urge necessidade de ação governamental, que por meio da criação de unidades de conservação ambiental, em locais mais antigidos pelo desmatamento, para que condições necessárias para a restruturação de partes da floresta destruída, sejam propiciadas. Aliado a ação do exército brasileiro e a Polícia Rodoviária Federal, para fazer o sobrevoo da Amazônia com intuito de identificar e conter focos de queimadas, e ainda adentrar a mata para identificar ações que gerem dano ao ambiente, e aplicar as punições conforme nossa legislação. Assim em médio a longo prazo atenuar-se-á a atual situação, e a qualidade ambiental será garantida para as gerações futuras.
Júlio_Lima
INTRODUÇÃO: Está realmente muito boa, falar sobre a Amazônia deu credibilidade pro texto quando citou os problemas depois
D1: Teve um bom inicio, porém, tem alguns erros no uso da vírgula. Nessa frase “Em primeira análise é lícito postular, que de acordo…” A virgula se encaixa depois do “que”, veja: “Em primeira análise é lícito postular que, de acordo…”. A vírgula antes do “Science” não é necessária.
D2: Creio que os erros de português não acontecem na hora de escrever no papel, mas preste atenção em algumas palavras como “Ressaltar”, você escreveu “resaltar”.
CONCLUSÃO: Bela proposta de intervenção, resolveu o problema e deixou claro os 5 pontos que devem ter numa boa proposta mas eu recomendo deixar a palavra “ainda” entre vírgulas, veja: “…para fazer o sobrevoo da Amazônia com intuito de identificar e conter focos de queimadas e, ainda, adentrar a mata para identificar ações…” Observa-se uma melhor leitura do texto.
C1: 160 – Recomendo treinar o uso da vírgula
C2: 200
C3: 200
C4: 180 – Utilize um conectivo (adequado) a cada ponto/inicio de parágrafo
C5: 200
TOTAL: 940
juliaff
sua redação possui uma boa estrutura,
com bom argumentos e dados que enriqueceram seu texto,também,
possui bons conectivos que interligam suas ideias,
sua conclusão está bem completa com bons argumentos que resolvem o problema no Brasil.
Também n consegui identificar erros ortográficos,
parabéns pela redação.
kaylanelimaa1
Seu texto está bem estruturado,uma introdução de acordo com o padrão do gênero.
Seu segundo parágrafo apresenta referência sociocultural.Todos os parágrafos bem divididos por vários período
Já a sua conclusão foi bem argumentada por apresentar os 5 elementos necessários e apresenta agentes muito eficazes para a solução do óbice
emyz_emyz
Gostei bastante da estrutura da redação, é sempre bom começar apresentando o problema e ao longo do texto mostrar o motivo disso ainda ser uma questão a ser resolvida. Sua estratégia de intervenção está muito boa e sempre tenha em mente que a solução do problema precisa ser concreta. A linguagem usada também está ótima, mas cuidado para não se perder em palavras bonitas e esquecer a essência de seu texto.
10/10