Como melhorar a questão da mobilidade urbana no Brasil.

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O governo de Juscelino Kubitschek, ex- presidente do Brasil, foi marcado por um amplo desenvolvimento automobilístico, possibilitando uma maior circulação de veículos pelo território. Nesse sentido, tal fato exposto, contribui para a dificuldade da mobilidade urbana no Brasil, haja vista que, uma grande movimentação de transportes compromete o direito de ir e vir da população. Diante disso, cabe analisar as situações que corroboram a problemática, como a negligência estatal e a falta de investimento em transporte público.
Primordialmente, a ineficiência do Estado contribui para a dificuldade na questão da mobilidade urbana no Brasil. Segundo Gilberto Dimenstein, em “Cidadão de Papel”, a cidadania não pode ser somente garantida no texto escrito da Constituição. Essa situação de abismo entre direitos e realidade é percebida na situação de desamparo enfrentada pela população, em que constantemente se veem privados de estruturas adequadas nos transportes públicos. Além disso, essa falta de estruturação faz com que a sociedade perca cada vez mais tempo nas locomoções, se tornando algo cansativo e prejudicial para a qualidade de vida destes. Sendo assim, é importante que se tenha um maior comprometimento pelo Estado frente a esse assunto, para a melhora da mobilidade urbana.
Outrossim, faz- se necessário pontuar que a escassez de investimentos em transporte público pactua para a piora na questão da mobilidade urbana no Brasil. Segundo dados do observatório da Metrópole, instituto de ciência e tecnologia, em dez anos a frota de carros duplicou nas cidades brasileiras. Nesse sentido, a população acaba tendo preferência na utilização de carros próprios em vez dos transportes públicos, visto que estes se encontram em condições precárias, como a lotação, o alto preço da passagem e a demora para chegar ao destino. Dessa forma, o aumento da utilização de veículos contribui para a piora no deslocamento dos cidadãos, seja ele individual ou coletivo, sendo necessário, portanto, um maior investimento no transporte público, em razão de conseguirem transportar um maior número de pessoas e consequentemente diminuir o fluxo de automóveis pela região.
Frente a tal problemática, faz-se urgente, pois, que o Ministério do Transporte, responsável pela execução e formulação do transporte no país, busque um maior fortalecimento no transporte público, por meio de investimentos constantes nesse setor, juntamente com o Ministério da Infraestrutura, o qual deve elaborar um planejamento estratégico para a locomoção de veículos, a fim de que se tenha uma melhora no quadro de mobilidade urbana no território brasileiro. Ademais, é preciso haver mudanças na operância governamental, por meio de debates ocorridos juntamente com a população.

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5 Correções

  1. Gostei muito da sua redação, você aplicou repertórios que se encaixam bem à temática trabalhada. você articulou bem as suas teses e informações, além disso, há raros erros gramaticais. Contudo, atente-se ao trecho “haja vista que, uma grande movimentação de transportes compromete o direito de ir e vir da população”, pois este ficou muito vago e com pouco nexo. Mas, fora isso, o seu texto está impecável, parabéns!!

    COMPETÊNCIA I: 200
    COMPETÊNCIA II: 200
    COMPETÊNCIA III: 200
    COMPETÊNCIA IV: 200
    COMPETÊNCIA V: 200
    TOTAL: 1000

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  2. Olá, ;)
    Sua redação está muito boa, parabéns. Porém, existe alguns pontos a destacar.
    Você usou um ótimo repertório cultural, mas, utilizou muito a repetição da frase “Mobilidade urbana no Brasil”, tente evitar isso na próxima.
    Na conclusão, faltou um pouco de detalhamento.
    No geral sua redação está muito boa, meus parabéns.
    Nota. 920 pontos.
    Continue estudando e se dará muito bem
    Bons estudos ;)

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  3. soluções para a mobilidade que podem ser adotadas pelas organizações
    Home office. …
    Horários alternativos. …
    Incentivo ao transporte coletivo. …
    Apps de carona e compartilhamento de carro. …
    Oferecimento de transporte fretado. …
    Incentivo ao uso de bicicleta. …
    Videochamadas e videoconferências. …
    Sistemas de folgas durante a semana.

    Adicona isso e vai ficar ótimo!

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  4. Olá, Ellen. Tudo bem?
    Parabéns pela sua redação, está excelente! Entretanto, tem uma observação muito importante a fazer. O Ministério do Transporte não existe mais, ele foi extinguido a partir de uma MP lançada em 2019. E assim se transformou no Ministério de Infraestrutura. Desta maneira, sua conclusão não tem 2 agentes, apenas uma, pois são o mesmo. Portanto, há uma pequena redundância. E, caso o avaliador saiba disso, pode acabar descontando uma pontuação dessa competência.
    Eu atribuiria as seguintes notas à sua redação:
    COMPETÊNCIA I: 200
    COMPETÊNCIA II: 200
    COMPETÊNCIA III: 200
    COMPETÊNCIA IV: 200
    COMPETÊNCIA V: 160
    TOTAL: 960
    Um abraço!

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  5. oi nana4! tudo bem? vamos lá:
    Na introdução houve uma ótima contextualização, já que você trouxe um fato histórico, o que acabou enriquecendo sua redação. Além disso, os dois argumentos a serem tratados no D1 e D2 ficaram bem claros e objetivos. Entretanto, no trecho “haja vista que, uma grande movimentação de transportes compromete o direito de ir e vir da população” acabou por estar um tanto deslocado dentro da tese. Essa ideia poderia ter sido mais bem aproveitada dentro da argumentação e não dentro da tese, dado que precisaria de uma maior fundamentação.
    os desenvolvimentos entregaram tudo o que os argumentos da introdução propuseram, de forma sucinta e fundamentada por conhecimento teórico(citação) e dado da pesquisa que você citou.
    Em suma, foram poucos erros gramaticais. No seu texto, houve coerência na maioria das ideias e objetividade.
    Na sua conclusão, você abordou todos os requisitos( agente, ação, meio e fim) de forma a descrever com simplicidade a sua proposta.
    parabéns!!

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