Estudante

Como melhorar a questão da mobilidade urbana no Brasil

  • 0

No livro, Jogador nº 1, devido á imensidão do Oasis, universo virtual onde são executadas á maioria das atividades cotidianas, o transporte sofre com o alto custo das viagens interplanetárias. De maneira análoga á ficção, no Brasil, há uma séria carência quanto á questão da mobilidade urbana, pois os baixos investimentos nos meios de locomoção acarretam em dificuldades ao transitar pelos grandes centros urbanos. Sob este viés, é necessário o diálogo acerca dos principais entraves para a implantação de uma rede de transporte eficiente, que são eles: a falta de investimento e incentivo aos meios de locomoção alternativos.

 

Deve-se resaltar, em primeira instância, a falta de investimentos no setor automobilístico público. Segundo dados da ONU (Organização das Nações Unidas), o Brasil é o 7º país mais desigual do mundo, nesse âmbito, indivíduos de regiões carentes precisam se deslocar diariamente até ás áreas centrais das metrópoles, entretanto, ruas mal pavimentadas e diversos buracos em meio ás ruas são as principais adversidades encontradas no percurso. Logo, o transito pelas cidades é defasado, prejudicando assim, a condução de produtos e pessoas, além de provocar acidentes, muitas vezes fatais.

 

Ademais, em segunda instância, a falta de incentivo aos transportes alternativos, principalmente nas regiões mais populosas, também é um dos pilares da problemática. Na cidade de São Paulo, por exemplo, existem congestionamentos que permutam durante horas, impossibilitando a circulação de indivíduos. Entretanto, em contrapartida dos carros, as bicicletas podem transitar sem que haja o acúmulo de veículos e, com apenas alguns incentivo, como a criação de ciclovias e o recapeamento de trechos desgastados, podem sanar as adversidades que afligem as grandes cidades.

 

Portanto, fica evidente o descaso do Estado quanto á questão da mobilidade urbana no Brasil. Visando aprimorar a circulação no âmbito urbano, os governos Federal, Estadual e Municipal, devem salientar o uso de bicicletas, através da pavimentação das ruas, e, principalmente, com a criação de ciclovias e terminais de compartilhamento. Diminuindo assim, a poluição, o excesso de veículos e os acidentes graves incluindo automotivos, sanando assim, problemas de transito e infraestrutura precária, impedindo que, no futuro, problemas como o do Oasis ocorram.

 

*ps: 30 linhas na folha

Compartilhar

1 Correção

  1. Competência 1: 120 pontos – No seu texto ocorreram usos inadequados da vírgula e repetições de algumas palavras.

    Competência 2: 160 pontos – Seus argumentos poderiam ser mais consistentes.

    Competência 3: 160 pontos

    Competência 4: 120 pontos – Evite escrever períodos muito longos como no 1 desenvolvimento , porque pode ficar confuso e atrapalhar a fluidez do texto. E tente fazer mais uso dos recursos coesivos.

    Competência 5: 160 pontos – Procure detalhar mais sua proposta de intervenção.

    Pontuação total: 720 pontos

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.