Como manter a saúde mental do brasileiro em uma sociedade norteada pela cultura da dieta

  • 0

Hoje vivemos em uma sociedade em que muitas pessoas não aceitam seu corpo e sempre se tentam adequar ao corpo perfeito imposto pela sociedade, seja praticando atividades físicas ou fazendo dietas muito restritas sem qualquer acompanhamento nutricional, o que pode trazer consequências e problemas tanto fisicamente, quanto mentalmente como por exemplo: a anorexia, distorção de imagem, mau condicionamento dos órgãos, depressão, e em casos mais graves, pode levar à morte.

Nas redes sociais, é perceptível como as pessoas estão em busca de se encaixar em um corpo ideal, que pode não ser real. O podcast “Corpos em disputa” registra fatos da dificuldade entre o corpo e a alimentação, usando como base a nutrição, trazendo informações sobre o corpo e os males de um hábito alimentar sem prescrição de um médico da área. O episódio traz críticas de como as dietas milagrosas e uma restrição alimentar podem trazer riscos à saúde da pessoa, tendo em vista que, não é um hábito saudável para ser fornecido à sua saúde.

Sobretudo, essas pessoas remetem seu corpo ao extremo: ficam sem comer, tomam suplementos sem receita médica, tudo isso para encaixar em um “padrão”. Pesquisas feitas pelo site da G1 mostram que a população quer se encaixar no “padrão” em meio a sociedade por medo de desprezo, e então, tiram de suas refeições aqueles alimentos que fornecem nutrientes para seu organismo, achando que estará sendo benéfico, contudo, restringir alimentos por conta própria não te fará saudável.

Diante disso, pode se perceber que a sociedade está sofrendo com a consequência desse problema, dando provas de que a população tem sua saúde mental altamente afetada, pois não aceita seu corpo. Logo, o governo deve se movimentar e trazer campanhas à população para mostrar que aceitar nosso corpo do jeito que ele é, compreendendo seus limites e mantendo um devido acompanhamento nutricional, é a melhor opção.

 

Compartilhar

2 Correções

  1. Oiiii, tudo bem?
    Bom, vamos lá!
    Introdução: está bem contextualizada, mas está faltando vc por de forma direta o que vai ser tratado nos argumentos 1 e 2.
    Desenvolvimentos: estão bem feitos também, porém em todo início de desenvolvimento vc precisa usar uma conjunção para fazer uma ligação com o parágrafo anterior. No argumento 1 vc poderia ter usado “visto que” ou “Sendo assim” como exemplo.

    Conclusão: muito top. Colocou agente, colocou o que é preciso fazer, colocou finalidade, mas faltou o meio para se fazer e também um detalhamento.

    Vc está indo no caminho certo. Seria bom vc olhar redações nota mil e ver essas estruturas, sabe.

    • 0
  2. Oii, tudo bem?

    Gostei do seu texto, traz um tema bastante pertinente à sociedade atual. Porém, acredito que você poderia enriquecer mais sua redação com conectivos e uma escolha melhor de palavras, que ajudam a demonstrar conhecimento sobre o assunto tratado.
    Percebi que há alguns erros de gramática logo na introdução, onde você inicia o texto usando a 1° pessoa do plural, enquanto a redação deve ser escrita de forma impessoal. isso acontece também na última frase da conclusão, é necessário cuidado com isso
    Gostei das suas citações, mas acredito que poderia ter explorado melhor seu repertório
    A proposta de intervenção não ficou clara, com quais ações o problema poderia ser combatido?
    esses são pontos que você pode melhorar na prática, além de ir estudando sobre gramática e coesão textual. Continue treinando <3

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.