Como lidar com os efeitos da pandemia na saúde mental

  • 1

No atual cenário que se encontra o mundo em meio a pandemia do Covid-19, é evidente o aumento no desenvolvimento e/ou agravamento de transtornos mentais tais como, depressão, ansiedade e ideação suicida. Como modo preventivo para enfrentar o vírus, o isolamento social teve efeito negativo no que diz respeito à saúde mental de milhares de pessoas.

Primordialmente, é indubitável que o surto do vírus SARS-CoV-2 trouxe consequências prejudiciais para a saúde mental dos indivíduos. Essa situação fez com que o medo de contrair a doença e morrer assessorassem para que reações de paranoia, ansiedade, depressão e sensações de desesperança se agravassem. Nestes casos, em que o meio social colabora para o agravo, essas reações podem se tornar crônicas ao decorrer do tempo e como resultado, observa-se a grande demanda de tratamentos psiquiátricos e prescrições de psicofármacos.

Cabe salientar também, que a falta de contatos sociais levou a população a se adaptar à aplicativos e videochamadas, permitindo que os usuários experimentem um pouco de contato humano, mesmo que de forma online. Portanto, o âmbito virtual pode ser tão grave quanto a própria doença, tendo em vista que há diversas notícias falsas que levam o público a ter crises paranóicas ou desconfiança de tudo que apareça na tela do celular. Como já dizia o jornalista brasileiro Carlos Cony, “a internet é poluidora, não no sentido ecológico, mas sim espiritual”.

Em virtude dos fatos supracitados, faz-se necessários à adoção de medidas que venham a amenizar os efeitos causados pela pandemia do Covid-19. Por conseguinte, cabe a sociedade cumprir as medidas de prevenção impostas pelo Governo Federal, por meio da continuidade do isolamento social, com o objetivo de conter a propagação do vírus. Também cabe ao Ministério da Saúde implementar novos Centros de Atenção Psicossocial (CAPs), por meio incentivos e solicitações de recursos, com o intuito de ajudar indivíduos que necessitam de tal tratamento. Somente assim, possibilitará a mudança desse cenário desolador, proporcionando esperança a todos os cidadãos.

Compartilhar

2 Correções

  1. Olá. Vou apontar alguns errinhos que eu encontrei.

    No atual cenário que se encontra o mundo(1) em meio a pandemia do Covid-19, é evidente o aumento no desenvolvimento e/ou agravamento de transtornos mentais tais como,(2) depressão, ansiedade e ideação suicida. Como modo preventivo para enfrentar o vírus, o isolamento social teve efeito negativo no que diz respeito à saúde mental de milhares de pessoas.
    (1) Aqui seria interessante uma vírgula.
    (2) Não era necessário a vírgula aqui, seria melhor os dois pontos (:) ou deixar sem nenhuma pontuação.

    Primordialmente, é indubitável que o surto do vírus SARS-CoV-2 trouxe consequências prejudiciais para a saúde mental dos indivíduos. Essa situação fez com que o medo de contrair a doença e morrer assessorassem para que reações de paranoia, ansiedade, depressão e sensações de desesperança se agravassem. Nestes casos, em que o meio social colabora para o agravo, essas reações podem se tornar crônicas ao decorrer do tempo e(1) como resultado, observa-se a grande demanda de tratamentos psiquiátricos e prescrições de psicofármacos.
    (1) Vírgula opcional.

    Cabe salientar também,91) que a falta de contatos sociais levou a população a se adaptar à aplicativos e videochamadas, permitindo que os usuários experimentem um pouco de contato humano, mesmo que de forma online. Portanto, o âmbito virtual pode ser tão grave quanto a própria doença, tendo em vista que há diversas notícias falsas que levam o público a ter crises paranóicas ou desconfiança de tudo que apareça na tela do celular. Como já dizia o jornalista brasileiro Carlos Cony, “a internet é poluidora, não no sentido ecológico, mas sim espiritual”.
    (1) Vírgula um pouco desnecessária.

    Em virtude dos fatos supracitados, faz-se necessários à adoção de medidas que venham a amenizar os efeitos causados pela pandemia do Covid-19. Por conseguinte, cabe a sociedade cumprir as medidas de prevenção impostas pelo Governo Federal, por meio da continuidade do isolamento social, com o objetivo de conter a propagação do vírus. Também cabe ao Ministério da Saúde implementar novos Centros de Atenção Psicossocial (CAPs), por meio (1)incentivos e solicitações de recursos, com o intuito de ajudar indivíduos que necessitam(2) de tal tratamento. Somente assim, possibilitará a mudança desse cenário desolador, proporcionando esperança a todos os cidadãos.
    (1) “Por meio DE incentivos…”
    (2) Necessitem.

    Como deu para ver, não tem muitos erros no seu texto. Você já tá bem avançada na redação, e minha única dica é procurar aprimorar sua pontuação, que honestamente já está muito boa, e ler várias redações nota mil.

    Eu avaliei mais a parte gramatical/ortográfica, mas olhando sua proposta de intervenção eu vejo que você fez duas, e cuidado com isso. O ENEM só vai avaliar uma proposta de intervenção, então foque apenas em uma. Você diz que a sociedade deve seguir as medidas do Governo Federal em relação a pandemia e fala sobre os atendimentos nos CAPs, ou seja, há duas propostas aí. Nesse caso, seria melhor só focar na segunda, já que foi o foco do texto e do próprio tema.

    Enfim, no geral é isso. Parabéns, você escreve muito bem.

    Continue treinando!

    • 1
  2. adorei sua redação, bem elaborada e tem um bom desenvolvimento. parabéns
    sua introdução tá ótima,sua conclusão tá bem desenvolvida.
    as palavras bem escrita,muito bom.
    continue assim! gostei muito.
    ……………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.