Como lidar com o sedentarismo infantil no Brasil?

  • 0

No filme “Taxidermia”, testemunha-se a história de três gerações, onde cada uma delas retratam compulsões e problemas distintos, dentre eles, o sedentarismo e a obesidade. Fora da ficção, porém, esse caráter reflexivo do cinema encontra desafios que se relacionam com o quadro atual. Isso se deve aos avanços tecnológicos e a má orientação familiar. Assim, é vital compreender as causas e consequências da problemática a fim de lidar com o sedentarismo infantil no Brasil.

Em primeira análise, é válido ressaltar que a tecnologia não possui papel de antagonista no contexto, apenas que impactou de forma negativa e contribuiu para a expansão do óbice, este que, atinge em maior parcela a criança urbana. As causas para a situação, situam-se primeiramente no âmbito familiar, em razão de uma ideologia na qual se acredita que é mais seguro para as crianças o lazer domiciliar, privando-as da liberdade e tornando-as apáticas quanto a atividades físicas, limitando-as a videogames, tablets e a televisão, esta que, por si só, prejudica a alimentação do público alvo, induzindo ao consumo de alimentos altamente calóricos por meio de propagandas.

Consequentemente, tais fatos prejudicam -além da saúde- as relações sociais do indivíduo, convertendo-o em alvo de bullying em função de sua aparência, fazendo com que o mesmo possa desenvolver baixa autoestima, que acarreta depressão em sequência. Assim, prejudicando uma juventude durante seu desenvolvimento acadêmico e social.

Nesse sentido, a fim de amenizar as condições presentes, é vital que o Ministério do Saúde, reforce mais políticas a respeito da saúde alimentar por meio de campanhas publicitárias. Cabe destacar o papel da família, regulando o uso dos recursos tecnológicos de seus filhos, mediante horários para praticabilidade, além de, estimulá-los às práticas de atividades físicas. Somente assim, manter-se-á futuras gerações longe dos perigos de sedentarismo e obesidade, evitando que se reproduza um cenário semelhante ao visto em “Taxidermia”.

Compartilhar

5 Correções

  1. Olá!
    Primeiramente, preciso dizer que gostei bastante da sua dissertação. Pode-se notar presente um vocabulário consistente e amplo, bem como uma bagagem cultural com a alusão do filme ‘‘Taxidermia’’, o qual se conecta evidentemente com o tema proposto. Observa-se que você desenvolve uma tese, contextualizando-a e defendendo-a posteriormente, também apresenta duas causas da problemática — Avanços tecnológicos e má orientação familiar. Tudo está, devidamente, estruturado, sem a presença de longos períodos e com notável objetividade. Ou seja, a sua introdução ficou excelente e bem construída.
    Na primeira parte do desenvolvimento, achei interessante o modo como você lidou com a questão da internet, abordando-a com inteligência, sem cair na bobeira de generalizar e atribuir que todos possuem acesso, citando, assim, que seu impacto negativo atinge a criança urbana. Depois, há o estabelecimento da relação da ideia de segurança associada ao âmbito do interior do lar, situada através do processo intenso de urbanização contemporânea, com a breve introdução da problemática da propaganda, a qual estimularia o consumo de alimentos calóricos. Já na segunda parte, senti a falta de um maior desenvolvimento das consequências. Também sinto que você poderia ter abordado algum dado relacionado com o sedentarismo infantil.
    A conclusão também se apresenta em excelente estado. Há dois agentes sociais: Ministério da Saúde e a família. Ambos acompanhados das alternativas que poderiam solucionar a problemática. Nas últimas linhas, vê-se o fim definitivo da justificativa para a presença do filme no texto dissertativo.
    Eu apenas alertaria para a questão do ‘onde’, este que é apenas usado para indicação de lugar, poderia facilmente ser substituído pelo ‘em que’. Mais um adendo, seria para o emprego de sinônimos para quando as palavras tiverem a raiz semelhante, como por exemplo situação e situam-se. De resto, você está de parabéns!

    • 2
  2. Oi Marcos. Estou impressionada com a sua habilidade na escrita, porque seu texto está ótimo! Gostei da sua introdução, e de todo o texto, entretanto, vou destacar alguns termos ( que vc usou) incorretos que encontrei, São eles:
    1-”No filme “Taxidermia”, testemunha-se a história de três gerações, onde cada uma delas retratam compulsões e problemas distintos, dentre eles, o sedentarismo e a obesidade.” O TERMO ”ONDE” QUE VOCÊ UTILIZOU NESSE TRECHO ESTÁ ERRADO, POIS NA GRAMÁTICA AS PALAVRAS ONDE OU AONDE SÓ DEVEM SER USADAS PARA FALAR DE LUGARES ( EM CASOS DIFERENTES*), POR ISSO, SEMPRE QUE PRECISAR USAR ESSE TERMO EM SITUAÇÕES COMO ESTA SUBSTITUA-O POR ”EM QUE” OU OUTRO SINÔNIMO .
    2- ”As causas para a situação, situam-se primeiramente no âmbito familiar” AQUI VC USOU DOIS TERMOS PRÓXIMOS ( SITUAÇÃO E SITUAM-SE) DA PRÓXIMA VEZ ESCREVA ”ENCONTRAM-SE”
    Parabéns!
    Bjo, espero ter ajudado

    • 2
  3. Olá Marcos, seu texto foi bem produzido, utilizando as principais características do texto dissertativo-argumentativo, como a introdução e o desenvolvimento que foram bem articulados. No entanto, destaque para alguns pontos que precisam ser revistos na reescrita do texto;
    1. O uso da palavra “onde” na introdução poderia ser substituida por “em que” para uma melhor coesão.
    2. No desenvolvimento I, há uma falta de conectivo no segundo período, além dele estar muito extenso, podendo ser dividido em 2 ou mais.
    3. O desenvolvimento II poderia ter trabalhado mais a tese de má orientação familiar, que foi mais citada no desenvolvimento I. Além disso, poderia ter usado dados ou citações que validem seu argumento.
    4. A conclusão foi bem formulada, fazendo o texto ciclo, mas poderia ter mais detalhamento e finalidade.
    Em geral, o texto está muito bom, só os pequenos detalhes que sempre fazem diferença.

    • 1
  4. ONDE” QUE VOCÊ UTILIZOU EM UM TRECHO ESTÁ ERRADO, POIS NA GRAMÁTICA AS PALAVRAS ONDE OU AONDE SÓ DEVEM SER USADAS PARA FALAR DE LUGARES.
    Desenvolvimento 1 falou sobre a teses 1,explicando porque essa teses é “culpada ” por esse problema existir ,trazendo sua consequência .
    Desenvolvimento 2 ,também por sua vez falou sobre a tese 2,explicando como essa teses influência para o agravamento desse problema ,trazendo por sua vez as consequências .
    Na conclusão ,fez a proposta de intervenção , explicando oque fazer ,como fazer e quem vai fazer algo para resolver essa problemática .

    • 1
  5. Ótima introdução , fazendo um contexto bem definido ,fazendo alusao a um filme , apresentou o tema ,e logo em seguida expôs as 2 teses .
    Desenvolvimento 1 falou sobre a teses 1,explicando porque essa teses é “culpada ” por esse problema existir ,trazendo sua consequência .
    Desenvolvimento 2 ,também por sua vez falou sobre a tese 2,explicando como essa teses influência para o agravamento desse problema ,trazendo por sua vez as consequências .
    Na conclusão ,fez a proposta de intervenção , explicando oque fazer ,como fazer e quem vai fazer algo para resolver essa problemática .
    Nota : 960

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.