A Lei 9605 do artigo 65 determina o ato de vandalismo como crime sujeito à multa e à detenção. Entretanto, a falta de fiscalização em ambientes públicos facilita a impunidade dos criminosos. Ademais, a ausência de valorização cultural corrobora a continuação dessa triste realidade. Desse modo, é de suma importância o debate acerca da problemática, a fim de conservar o patrimônio brasileiro.
A princípio, é fato que a carência de fiscalização leva a impunidade do vândalo. Ainda que exista leis visando a proteção do patrimônio público, a falta de fiscais vinculado à inexistência de câmeras nesses ambientes, tornam a identificação do infrator impossível. Tal carência ocorre devido a ausência de investimentos nesse setor, o qual é crucial para a preservação cultural do país. Logo, é explícita a necessidade de policiamento para garantir o resguardo do patrimônio público acompanhado ao cumprimento daquilo que consta em lei.
Outro fator responsável pela adversa realidade é a desvalorização cultural do brasileiro.É notório o desconhecimento da importância de bens públicos e culturais para a história, bem como bem-estar do cidadão, monumentos e praças públicas, por exemplo. Isso advém da carência de informação sobre o assunto na mídia e, principalmente, nas escolas, de modo a comprometer o cuidado primordial com as propriedades do povo. Dessa maneira, é evidente a indispensabilidade de propagação de informação em busca da valorização por parte do cidadão.
Em suma, é imprescindível a adoção de medidas para a extinção da problemática. Urge do Governo Federal em parceria com os municípios, o investimento em policiamento nas ruas, como rondas e instalação de câmeras, em busca de maior proteção material e diminuição da impunidade dos vândalos. Além disso, deve, a partir da mídia, por meio do compartilhamento de campanhas nas tvs, e das escolas, com a inserção de palestras e debates, o reconhecimento da importância desses bens, a fim de conquistar maior preservação do patrimônio público. Isso posto, haverá respeito e bem-estar na sociedade brasileira.
Rene mota
Olá, boa tarde, sou novo aqui, seu texto está bem estruturado e apresentar um domínio da norma culta , atenção a repetições de palavras com ” impunidade”. E busquem fonte, dadod, documentário, sobre o assunto. Ficaria ótimo para dar mais forças a seus argumentos
C1: 180
C2:200
C3: 190
C4:180
C5:200
Total: 950
sthefannymohallem
oi heloisa! primeiramente, sou inciante e achei sua redação excelente!
no desenvolvimento 1: ”existam” leis*
felizmente, o único erro que encontrei no seu texto.
também achei o desenvolvimento, seu vocabulário e principalmente a conclusão muito boa, bem detalhada. meus parabéns!!!