Como incluir, no âmbito social, o hábito da leitura e de enriquecer o conhecimento?

  • 0

Carlos Drummond de Andrade afirma que “a leitura é uma fonte inesgotável de prazer, mas, por incrível que pareça, a quase totalidade não sente esta sede”. Atualmente, esta é a realidade da população brasileira, que a cada dia se interessa cada vez menos pela leitura, seja pela falta de incentivo e programas sociais ou devido aos altos custos de obras literárias.

Primeiramente, vale ressaltar que segundo a pesquisa realizada em 2011 pelo IBOPE, 75% da população brasileira nunca teve contato com bibliotecas, o que é ruim não só para a população que perde por não buscar conhecimento através dos livros, mas para o próprio país, pois acaba determinando sua qualidade no âmbito educacional. O hábito da leitura não é valorizado mesmo sendo de suma importância para a formação de um cidadão, já que possibilita o acréscimo de conhecimento, enriquece ainda mais o vocabulário, o que pode ajudar futuramente na conquista de um emprego e abre a mente do indivíduo à medida que ele tem cada vez mais criticidade sobre o mundo em que vive. Logo, deve-se incentivar crianças e jovens desde o ensino básico à prática da leitura.

Existe bibliotecas em algumas escolas e bibliotecas municipais, só que nem sempre tem a continuidade de determinados livros, o que leva a pessoa que se interessou a ir em busca dos outros exemplares em livrarias particulares, mas devido aos altos custos de livros nos locais procurados, isso acaba sendo um empecilho para pessoas com baixas condições sociais, se tornando outro fator para a ocorrência do índice supracitado.

Em virtude do que foi mencionado, é notório que medidas devem ser tomadas para que a população brasileira passe de uma nação de não-leitores, para fluentes na ação de ler. Cabe às escolas a criação de projetos como clube e semana de leitura e sacola literária para incentivar seus alunos e dar ênfase à real importância do hábito de ler. As livrarias privadas devem criar cupom de desconto para pessoas de baixa renda que forem comprovadas determinada condição. Ademais, programas como o caminhão itinerante devem ser apoiados pelo Governo por ser uma forma de levar leitura gratuita a diversas cidades, bibliotecas devem ser implementadas nos diversos pontos das cidades, sobretudo nos locais marginalizados, porque a leitura é a aprimoração dos saberes.

Compartilhar

1 Correção

  1. Olá boa tarde.
    Sua redação está bem legal, porém, irei trazer alguns pontos a serem melhorados:
    1- No desenvolvimento 1, a última frase poderia não ter sido colocada ali, já que ainda não chegou o momento da proposta de intervenção.
    2- Você poderia ter citado algum filósofo, sociólogo ou escritor mesmo, no desenvolvimento 2 para dar maior consistência ao seu argumento.
    3- Tome cuidado com a gramática. Percebi alguns erros bobos, como concordância, gerados por falta de atenção. Evite a repetição de palavras e a utilização de termos muito informais como no trecho “a pessoa que se interessou”.
    4- A sua conclusão está boa, porém acredito que você poderia deixá-la mais resumida e organizar melhor as ideias.
    Possíve nota: 760
    A sua redação está bem legal, praticando mais você consegue 1000.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.