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Como incentivar a mobilidade ativa na sociedade brasileira

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O historiador brasileiro José Murilo de Carvalho, em seu livro “A cidadania no Brasil: o longo caminho”, defende que para que haja uma cidadania plena no Brasil é imprescindível a coexistência dos direitos sociais, políticos e civis. Sob essa perspectiva, percebe-se que quando o pilar social não é efetivado, a cidadania não é alcançada na cidade. Logo, a precária situação da mobilidade no Brasil representa a quebra deste pilar, tornando-se nulo a definição de cidadania definida pelo historiador. Esse lastimável panorama é calcado na inoperância estatal e tem como consequência o aumento da poluição e taxa de sedentarismo no país.

Diante deste cenário, há de se constatar a débil ação do Poder Público enquanto mantedora da problemática. Acerca disso, o filosofo inglês Thomas Hobbes, em seu livro “Leviatã”, defende a incumbência do Estado em proporcionar meios que auxiliem o progresso da coletividade. As autoridades, contudo, vão de encontro com as ideias de Hobbes, uma vez que possui papel inerte em relação à falta mobilidade no Brasil. De acordo com ecônomo norte-americano Murray Rothbard, uma parcela dos representantes governamentais, ao se orientar por um viés individualista e visar retorno imediato de capital, negligência a conservação de direitos sociais indispensáveis, como a qualidade de vida dificultada pela falta e diversidade de mobilidade. Logo, é notório que a omissão do Estado perdura tal imobilidade.

Ademais, engendra-se o aumento da poluição e da taxa de sedentarismo. Posto isso, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, cerca de 40,3% dos brasileiros adultos são considerados sedentários. Diante de tal exposto, a taxa sedentarismo poderá crescer devido à falta de mobilidade urbana nas cidades, uma vez que, é preferencial o uso de carros e motocicletas nas cidades, onde o mesmo proporciona o aumento da poluição atmosférica. Logo é inadmissível que tal cenário continue a perdurar.

É mister, portanto, a atuação governamental diante de tal problema. Assim, com intuito de aumentar o nível de mobilidade sustentável, cabe ao Poder Executivo Federal, mais especificadamente ao Ministério da Saúde, o incentivo a utilização de novos meios de movimentação. Tal ação deverá ocorrer por meio da criação de ciclo faixas, tanto quanto incentivo a utilização da mesma, através de propagandas ou eventos. Somente assim, com conjuntura de tais ações, a definição de cidadania de José Murilo de Carvalho estará completa

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2 Correções

  1. C1-160 revisar os sinais de pontuação
    C2-160 tente explorar mais os repertórios apresentados
    C3-160 carência de uma melhor explicação sobre a argumentação feita
    C4-120 busque utilizar mais elementos conectivos
    C5-200, ótimo detalhamento, sua conclusão está completa, com todos os elementos necessários

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  2. Olá, espero que ajude. Parabéns pelo texto e continue escrevendo :)

    INTRODUÇÃO:
    O historiador brasileiro José Murilo de Carvalho, em seu livro “A cidadania no Brasil: o longo caminho”, defende que para que haja uma cidadania plena no Brasil é imprescindível a coexistência dos direitos sociais, políticos e civis. Sob essa perspectiva, percebe-se que quando o pilar social não é efetivado, a cidadania não é alcançada na cidade. Logo, a precária situação da mobilidade no Brasil representa a quebra deste pilar, tornando-se nulo [1] a definição de cidadania definida pelo historiador. Esse lastimável panorama é calcado na inoperância estatal e tem como consequência o aumento da poluição e taxa de sedentarismo no país. [2]
    [1] Essa palavra deve estar no feminino, para concordar com a seguinte.
    [2] Sua introdução está excelente! Tese bem explícita e ideias perfeitamente contetualizadas.

    D1:
    Diante deste cenário, há de se constatar a débil ação do Poder Público enquanto mantedora [3] da problemática. Acerca disso, o filosofo [4] inglês Thomas Hobbes, em seu livro “Leviatã”, defende a incumbência do Estado em proporcionar meios que auxiliem o progresso da coletividade. As autoridades, contudo, vão de encontro com as ideias de Hobbes, uma vez que possui papel inerte em relação à falta [5] mobilidade no Brasil. [6] De acordo com ecônomo [7] norte-americano Murray Rothbard, uma parcela dos representantes governamentais, ao se orientar por um viés individualista e visar retorno imediato de capital, negligência [8] a conservação de direitos sociais indispensáveis, como a qualidade de vida dificultada pela falta e diversidade de mobilidade. Logo, é notório que a omissão do Estado perdura tal imobilidade. [9]
    [3] Mantenedora*
    [4] Essa palavra precisa de acento.
    [5] A falta de*
    [6] Insira um conectivo.
    [7] Economista*
    [8] Essa palavra não precisa de acento.
    [9] Achei seu parágrafo expositivo demais. Evite o excesso de citações e repertórios e invista em suas próprias ideias e marcas de autoria.

    D2:
    Ademais, engendra-se o aumento da poluição e da taxa de sedentarismo. Posto isso, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, cerca de 40,3% dos brasileiros adultos são considerados sedentários. Diante de tal exposto, a taxa [10] sedentarismo poderá crescer devido à falta de mobilidade urbana nas cidades, uma vez que, [11] é preferencial o uso de carros e motocicletas nas cidades, onde o mesmo [12] proporciona o aumento da poluição atmosférica. Logo é inadmissível que tal cenário continue a perdurar.
    [10] Taxa de*
    [11] Retire essa vírgula.
    [12] Evite usar “mesmo” nessa situação.

    CONCLUSÃO:
    É mister, portanto, a atuação governamental diante de tal problema. Assim, com intuito de aumentar o nível de mobilidade sustentável, cabe ao Poder Executivo Federal, mais especificadamente [13] ao Ministério da Saúde, o incentivo a [14] utilização de novos meios de movimentação. Tal ação deverá ocorrer por meio da criação de ciclo faixas, tanto quanto incentivo a utilização da mesma [15], através de propagandas ou eventos. Somente assim, com conjuntura de tais ações, a definição de cidadania de José Murilo de Carvalho estará completa [16] [17]
    [13] Especificamente*
    [14] Utilize a crase.
    [15] Substitua essa palavra.
    [16] Você esqueceu o ponto final.
    [17] Acredito que a proposta esteja completa, mas organize melhor suas ideias a fim de facilitar a compreensão.

    Notas por competência:
    [1] 120
    [2] 200
    [3] 120
    [4] 160
    [5] 200
    Total: 800

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