O historiador brasileiro José Murilo de Carvalho, em seu livro “A cidadania no Brasil: o longo caminho”, defende que para que haja uma cidadania plena no Brasil é imprescindível a coexistência dos direitos sociais, políticos e civis. Sob essa perspectiva, percebe-se que quando o pilar social não é efetivado, a cidadania não é alcançada na cidade. Logo, a precária situação da mobilidade no Brasil representa a quebra deste pilar, tornando-se nulo a definição de cidadania definida pelo historiador. Esse lastimável panorama é calcado na inoperância estatal e tem como consequência o aumento da poluição e taxa de sedentarismo no país.
Diante deste cenário, há de se constatar a débil ação do Poder Público enquanto mantedora da problemática. Acerca disso, o filosofo inglês Thomas Hobbes, em seu livro “Leviatã”, defende a incumbência do Estado em proporcionar meios que auxiliem o progresso da coletividade. As autoridades, contudo, vão de encontro com as ideias de Hobbes, uma vez que possui papel inerte em relação à falta mobilidade no Brasil. De acordo com ecônomo norte-americano Murray Rothbard, uma parcela dos representantes governamentais, ao se orientar por um viés individualista e visar retorno imediato de capital, negligência a conservação de direitos sociais indispensáveis, como a qualidade de vida dificultada pela falta e diversidade de mobilidade. Logo, é notório que a omissão do Estado perdura tal imobilidade.
Ademais, engendra-se o aumento da poluição e da taxa de sedentarismo. Posto isso, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, cerca de 40,3% dos brasileiros adultos são considerados sedentários. Diante de tal exposto, a taxa sedentarismo poderá crescer devido à falta de mobilidade urbana nas cidades, uma vez que, é preferencial o uso de carros e motocicletas nas cidades, onde o mesmo proporciona o aumento da poluição atmosférica. Logo é inadmissível que tal cenário continue a perdurar.
É mister, portanto, a atuação governamental diante de tal problema. Assim, com intuito de aumentar o nível de mobilidade sustentável, cabe ao Poder Executivo Federal, mais especificadamente ao Ministério da Saúde, o incentivo a utilização de novos meios de movimentação. Tal ação deverá ocorrer por meio da criação de ciclo faixas, tanto quanto incentivo a utilização da mesma, através de propagandas ou eventos. Somente assim, com conjuntura de tais ações, a definição de cidadania de José Murilo de Carvalho estará completa
mateuspias
C1-160 revisar os sinais de pontuação
C2-160 tente explorar mais os repertórios apresentados
C3-160 carência de uma melhor explicação sobre a argumentação feita
C4-120 busque utilizar mais elementos conectivos
C5-200, ótimo detalhamento, sua conclusão está completa, com todos os elementos necessários
ssabrynalima
Olá, espero que ajude. Parabéns pelo texto e continue escrevendo :)
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INTRODUÇÃO:
O historiador brasileiro José Murilo de Carvalho, em seu livro “A cidadania no Brasil: o longo caminho”, defende que para que haja uma cidadania plena no Brasil é imprescindível a coexistência dos direitos sociais, políticos e civis. Sob essa perspectiva, percebe-se que quando o pilar social não é efetivado, a cidadania não é alcançada na cidade. Logo, a precária situação da mobilidade no Brasil representa a quebra deste pilar, tornando-se nulo [1] a definição de cidadania definida pelo historiador. Esse lastimável panorama é calcado na inoperância estatal e tem como consequência o aumento da poluição e taxa de sedentarismo no país. [2]
[1] Essa palavra deve estar no feminino, para concordar com a seguinte.
[2] Sua introdução está excelente! Tese bem explícita e ideias perfeitamente contetualizadas.
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D1:
Diante deste cenário, há de se constatar a débil ação do Poder Público enquanto mantedora [3] da problemática. Acerca disso, o filosofo [4] inglês Thomas Hobbes, em seu livro “Leviatã”, defende a incumbência do Estado em proporcionar meios que auxiliem o progresso da coletividade. As autoridades, contudo, vão de encontro com as ideias de Hobbes, uma vez que possui papel inerte em relação à falta [5] mobilidade no Brasil. [6] De acordo com ecônomo [7] norte-americano Murray Rothbard, uma parcela dos representantes governamentais, ao se orientar por um viés individualista e visar retorno imediato de capital, negligência [8] a conservação de direitos sociais indispensáveis, como a qualidade de vida dificultada pela falta e diversidade de mobilidade. Logo, é notório que a omissão do Estado perdura tal imobilidade. [9]
[3] Mantenedora*
[4] Essa palavra precisa de acento.
[5] A falta de*
[6] Insira um conectivo.
[7] Economista*
[8] Essa palavra não precisa de acento.
[9] Achei seu parágrafo expositivo demais. Evite o excesso de citações e repertórios e invista em suas próprias ideias e marcas de autoria.
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D2:
Ademais, engendra-se o aumento da poluição e da taxa de sedentarismo. Posto isso, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, cerca de 40,3% dos brasileiros adultos são considerados sedentários. Diante de tal exposto, a taxa [10] sedentarismo poderá crescer devido à falta de mobilidade urbana nas cidades, uma vez que, [11] é preferencial o uso de carros e motocicletas nas cidades, onde o mesmo [12] proporciona o aumento da poluição atmosférica. Logo é inadmissível que tal cenário continue a perdurar.
[10] Taxa de*
[11] Retire essa vírgula.
[12] Evite usar “mesmo” nessa situação.
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CONCLUSÃO:
É mister, portanto, a atuação governamental diante de tal problema. Assim, com intuito de aumentar o nível de mobilidade sustentável, cabe ao Poder Executivo Federal, mais especificadamente [13] ao Ministério da Saúde, o incentivo a [14] utilização de novos meios de movimentação. Tal ação deverá ocorrer por meio da criação de ciclo faixas, tanto quanto incentivo a utilização da mesma [15], através de propagandas ou eventos. Somente assim, com conjuntura de tais ações, a definição de cidadania de José Murilo de Carvalho estará completa [16] [17]
[13] Especificamente*
[14] Utilize a crase.
[15] Substitua essa palavra.
[16] Você esqueceu o ponto final.
[17] Acredito que a proposta esteja completa, mas organize melhor suas ideias a fim de facilitar a compreensão.
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Notas por competência:
[1] 120
[2] 200
[3] 120
[4] 160
[5] 200
Total: 800