Aprendiz

Como garantir a liberdade de informação e evitar os abusos nos meios de comunicação?

  • 0

A Ditadura Militar brasileira ocorreu de 1964 até 1985 e teve como uma de suas características a censura à imprensa.Entretanto, atualmente, sabe-se que existe liberdade de informação tanto para os que a transmitem, ou seja, os meios de comunicação,como para quem a recebe, a população.Porém, com isso, ao longo do tempo, a mídia começou a cometer abusos com os indivíduos e isso precisa ser combatido, sem desrespeitar a liberdade de mídia.

Essa ação deve acontecer, em primeiro plano, porque o sensacionalismo(exagero transmitido que não é condizente com a realidade) acaba, muitas vezes, com o bem-estar da população.Isso resulta em preocupação e tensão sem necessidade.Como exemplo,cita-se o programa Cidade Alerta da rede Record.Nele, foi feita uma matéria muito longa a respeito de um senhor suspeito de ser agiota que tinha acabado de falecer.A jornalista responsável pela reportagem abordou a filha do homem(a qual tinha acabado de receber a notícia da morte do pai), realizando diversas perguntas.Consequentemente, a jovem entrou em desespero e não quis continuar a entrevista.No programa, o apresentador fez muitos comentários dando ênfase desnecessária no caso.Dessa forma, percebe-se como a mídia utiliza o sensacionalismo para transmitir as notícias e como isso é prejudicial aos cidadãos.

Ademais, é importante ressaltar a propagação das fake news, nos últimos tempos, comprovando outro descaso da imprensa.Segundo dados do site CanalTech, o Brasil já registrou mais de quatro milhões de casos de notícias falsas até agosto de 2018.Consequentemente, levando em consideração que muitas pessoas acreditam nessas notícias, elas podem acabar tomando atitudes equivocadas e até se prejudicando com isso.

Portanto, para que abusos nos meios de comunicação sejam combatidos, é necessário que o Ministério da Justiça e Segurança Pública cancele todos os sites que publiquem com frequência fake news,colocando pessoas direcionadas a investigar somente isso.Outrossim, o governo poderia aumentar o número de canais abertos educativos e que trazem informações sem exagerar na forma como ela é passada, de modo que ocorra uma flexibilização do acesso a esse tipo de conteúdo e as pessoas tenham mais opções.

 

****Coloquem pontuação de acordo com as competências, se possível

Compartilhar

3 Correções

  1. Oii tudo bem??
    No geral eu gostei da sua redação, ela está bem no caminho! Vou tentar corrigir com base nas competências como você solicitou.
    1 – 200 pontos: Você cometeu poucos desvios, o que é ótimo!
    2 – 160 pontos: Você demonstrou conhecer o tema, começou com um contexto histórico e trouxe exemplos como base para a sua argumentação. Porém, te aconselho a pesquisar mais repertórios socio-culturais para usar ao invés de por exemplo, esse exemplo da reportagem que ficou muito longo, e não lhe deu espaço maior para uma boa argumentação.
    3 – 160 pontos pelo mesmo motivo do tópico dois. Além de que no segundo desenvolvimento você fugiu um pouco da sua tese.
    4 – 200 pontos: Você apresenta bons períodos além de recursos coesivos
    5 – 120 pontos: Lembre de ser mais específico ao apresentar uma proposta de intervenção deixando claro quem, como e o objetivo de tal medida. Pesquise mais sobre os Órgãos/Ministérios para deixar sua conclusão melhor elaborada.
    Mais uma dica, na sua tese, prefira deixar bem explicado exatamente quais são os problemas em suas premissas, fazendo com que o leitor rapidamente entenda o tema e quais os problemas que serão abordados em cada desenvolvimento. Deixei trechos como esse “e isso precisa ser combatido, sem desrespeitar a liberdade de mídia.” para algum dos desenvolvimentos ou mesmo, na conclusão.
    É Isso, tentei fazer da melhor forma! bjs

    • 1
  2. Oi, com base no meu aprendizado e por meio do meio professor de redação, que já foi corretor do Enem, vou levantar alguns pontos :)
    Você iniciou com tópico frasal histórico e isso já mostra conhecimento de outras áreas, então já iniciou bem. Em seguida, você apresentou sua opinião (necessária) e sua tese: “a mídia começou a cometer abusos com os indivíduos e isso precisa ser combatido”, ou seja, nesse momento você mostrou que o assunto na qual você trabalharia nos parágrafos seguintes seria o abuso da mídia, o que aconteceu no primeiro parágrafo, mas não no segundo, já que você falou de fake news, algo não citado na introdução.
    Quanto aos desenvolvimentos, o primeiro ficou muito longo e descritivo sobre a matéria jornalistica, e recomendaria que você evitasse uma referência tão longa, deixa o texto cansativo e soa como fugir do tema. Mas no geral tudo ficou bom, teve o uso de conectivos.
    Na conclusão, o meio de intervenção que você citou parece um pouco ideal demais, deveria ter descrito uma opção mais plausível do que “cancelas todos os sites”, sugeriria por algo como “investigas sites que publiquem com frequência fake news”, mas foi bem colocado quando disse que teriam pessoas para esse cargo. Na sua ultima intervenção, você citou governo com letra minuscula, o que seria com maiúscula, além disso é importante dizem quem do governo faria isso, pois assim você mostra domínio do tema.
    Encerrando, bom aprendizado e até a próxima :)

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.