De acordo com o artigo 5° da Constituição Federal de 1988, é garantido a todo cidadão direito à privacidade. Contudo, na atual sociedade brasileira, esse direito é pouco respeitado pela mídia sensacionalista, que revira a vida de cidadãos comuns à procura de matérias que deem alto Ibope.Outrossim, os grupos privados donos dos meios de comunicação, produzem conteúdos sob seus pontos de vista,sejam eles ideológicos ou econômicos, a fim de se beneficiarem.
A exploração da desgraça do cidadão em prol da obtenção de lucros ocorre
de diversas maneiras. Exemplos são: programas que oferecem dinheiro para
pessoas geralmente pobres, realizarem tarefas humilhantes ou contar toda
uma história de vida sofrida, em rede nacional, onde os espectadores se divertem as custas das humilhados. Além disso, reportagens sobre tragédias envolvendo assassinatos, estrupos e roubos são comuns, reviram o sofrimento das vítimas a fim, de apontarem problemas sociais e políticos, não respeitando seu sofrimento.
Em seu livro “A Revolução dos Bichos” George Orwell, demonstra como a classe detentora dos meios de comunicação pode manipular a sociedade. No livro os porcos registram a história da fazenda em que vivem, e anunciam as novidades.Por deterem essas duas atividades eles controlavam as ideias dos outros animais e até mesmo os convenciam de coisas que não ocorreram. Em paralelo tem-se os grandes grupos dos meios de comunicação que mostram o que querem e como querem, de forma que a população tem acesso a apenas uma visão sobre o que realmente aconteceu. Dessa forma, esses grupos conseguem
manipular a população, que se torna alienada a seus ideais.
No intuito de preservar o direito do cidadão à privacidade e evitar os abusos da mídia sensacionalista, é preciso que o Poder Legislativo crie leis que regulamentem a posse dos meios de comunicação impedindo que um mesmo grupo possua mais de um meio de comunicação, ademais, é necessária a criação de leis que punam a exploração da privacidade.Não só essas leis devem ser criadas, mas também conhecidas pela população, para tal, as escolas devem oferecer
palestras sobre as leis que protegem o cidadão contra a exploração de sua privacidade e de abusos midiáticos. Dessa maneira, a população conhecerá seus direitos, e será possível excomungar os porcos abusivos da sociedade.
(Obs. Por favor, quem corrigir, dê notas de acordo com as competências do Enem para redação, desde já agradeço)
Maria Clara
C1: 160 (É preciso que você faça uma conexão entre os parágrafos, usando conectivos como “Face ao exposto”, “Fazendo uma analogia a (…)”, etc.
C2: 120 (Não sou especialista no assunto, mas achei a questão do sofrimento humano um pouco desvinculada ao tema, embora não totalmente. Afinal, quem aparece na televisão deu permissão para aparecer, aparentemente)
C3: 160 (Muito boa a citação do livro, faltou apenas a questão explicada na C2)
C4: 120
C5: 160 (sobre a questão da criação de leis que possam punir, explique que tipo de punição seria essa: prisão? Multa? Lembre-se sempre de evitar punições que possam ferir os direitos humanos).
Nota final: 720
Sua escrita é muito boa, procure apenas fazer esses pequenos ajustes que foram mostrados.
Mfer_rodrigues
1:160: use mais conectivos para dar uma forma de circuito ao texto.
2:180
3:160
4:140: faltou articulação entre os parágrafos
5:140: Qual figura do poder legislativo deve criar as leis? Uma lei sempre precisa de fiscalização, seria interessante você ressaltar isso.
OBS: A argumentação é muito boa, mas quando uma pessoa entra em um programa, ela assina papeis que mostram como a situação dela será exposta. Além disso, talvez seja um tipo de censura evitar que um grupo tenha mais de um tipo de rede.
nota: 780- 840
Parabéns
Luana Ferreira Freitas
Bom,eu gostei do texto.Você tem uma boa escrita,e amei a citação do livro “A Revolução dos Bichos,o que encaixa na competência sobre aplicar diversas áreas do conhecimento, porém a conclusão ficou faltando o meio e utilizar mais conectivos.No geral eu gostei.Parabéns!!!! Só procure melhorar estes detalhes,eu daria entre uns 860-900.
Jessy dos Santos
Sua redação está muito boa, principalmente à forma como você articula seus argumentos a fim de convencer o leitor. Achei o seu ponto de vista um pouco inadequado, mas não fora de contexto. Você conseguiu desenvolver seu texto sem fugir do tema e com poucos erros gramaticais, como o uso da crase.
C1- bom domínio da norma padrão, com pouco desvios gramaticais. 160 pontos;
C2 – 120 pontos;
C3 – 200 pontos;
C4 – poucas inadequações na utilização dos recursos coesivos. 160 pontos;
C5- você soube abordar uma boa solução, mas faltou detalhar qual seria às consequências da lei proposta e a quem caberia o papel de impô-la a sociedade. 160 pontos.
Total- 800 pontos.
Mari_sayuri
C1: a meu ver, não há erros gramaticais. (200)
C2: o repertório está muito bom, mas ainda poderia ser mais explorado (160)
C3: o desenvolvimento 1 está um pouco superficial, tente provar sua tese através de dados concretos. (160)
C4: os parágrafos precisam de uma melhor conexão, para isso use conjunções. (160)
C5: o Poder Legislativo é bem amplo, quem especificamente deve realizar essa ação? (160)
Nota final: 840
Não sou especialista mas gostei mto do texto e aqui está minha avaliação!! Parabéns!