Como estabelecer melhor vínculo entre a escola e a família na sociedade brasileira.

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       A constituição brasileira promulgada em 1988 juntamente com o Estatuto da Criança e do Adolescente(ECA)prevê a educação como um direito social,e entendem seu cumprimendo como sendo um dever do Estado e da família,a preservação desse direito visa preparar o indivíduo para o exercício da cidadania.O educador e filósofo Paulo Freire diz que :” A parceria escola/família e escola/comunidade é vital para o sucesso do educando”,o que sugere uma interdepência entre eles.
      Primeiramente,é visível que ainda existe uma dificuldade em vizualizar a instituição como uma extensão do ambiente familiar,e isso pode dificultar a formação e manutenção do vínculo entre a escola e os pais.Nesse segmento ,nos deparamos com uma problemática em torno da construção de uma educação em conjunto da comunidade,já que a escola pode ser vista como algo que independe da coletividade.
      Em decorrência dessa visão opositora entre instiuição de ensino e familiar ,notamos que os educadores sofre muita  pressão e cobrança,uma vez que são culpabilizados pelas dificulades de aprendizagem e desenvolvimento dos alunos,também é notável uma transferência de responsabilidade educacional da família para  as instituições.
       Considerando que a educação é também umm dever do Estado,é possível apontar evidências de negligência governamental quanto a manutenção do vínculo entre a escola e comunidade.Portanto,concluímos que o Ministério da Educação (MEC) como orgão do governo que representa a educação,precisa intervir de forma acertiva estimulando a integração de leis e projetos no Plano Nacional de Educação(PNE),visando promover uma mudança de paradigma agregando o ensino à comunidade e promovendo iniciativas escolares que envolvam o coletivo.

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1 Correção

  1. Boa tarde!

    Introdução: Faltou a tese (resumo do que será tratado, em poucas linhas, no d1 e d2). O uso de 2 repertórios na introdução deixa o texto um tanto quanto descritivo e carente de opinião. Prestar mais atenção na pontuação.

    D1: Atentar a estrutura. Deixar o texto mais impessoal, evitando a primeira pessoa do discurso (“nos deparamos”). Opinião ficou clara.

    D2: Faltou um argumento. Parágrafo muito descritivo, além da repetição de muitas coisas já citadas. Cuidar novamente com a impessoalidade (“notamos”). Cuidado também com os “parágrafo-frase”.

    Conclusão: No geral – boa. Faltou apenas o detalhamento mais elaborado na proposta de intervenção. Faltou também uma frase de conclusão de texto no início do parágrafo.

    Nota aproximada: 580

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