Iniciante

Como enfrentar o aumento do consumo de drogas lícitas por adolescentes

  • 1

No filme “Diário de um adolescente” Leonardo DiCaprio interpreta um jovem rebelde que acaba tendo contato com as drogas muito cedo. Muito talentoso com esportes, o longa mostra a decadência do personagem após o consumo de entorpecentes até sua superação. Este acontecimento está aumentando na vida dos adolescentes brasileiros. A vontade de ter aquela primeira sensação ao utilizar drogas faz muitos se perderem no caminho. Por conta disso, convém discutir as causas e consequências que rondam está problemática.
Um grande fator que contribuí para o aumento do consumo de drogas por adolescentes é o primeiro contato. Na matéria de Biologia do ensino médio, os alunos estudam as organelas citoplasmáticas. Uma delas, o retículo endoplasmático liso, é responsável pela síntese de lipídios e pela desintoxicação do organismo. Quando alguém ingere bebida alcoólica, por exemplo, o corpo é obrigado a produzir mais desta organela, o que torna as células mais potentes contra aquela quantidade de toxina; quando a pessoa volta a consumir a mesma quantidade ela não tem a sensação que obteve na primeira vez, fazendo-a buscar sempre mais. Esse contexto revela que o primeiro envolvimento com as drogas pode não ser o último deixando o organismo dependente.
Conforme o pressuposto, o início precoce no mundo das drogas pode significar o fim da vida de muitas crianças. Por serem muito jovens elas são mais suscetíveis a alguma influência. Em consequência disso, muitos acabam entrando facilmente no tráfico, jogando seu futuro no lixo. No livro “Cidadão de papel” do jornalista Gilberto Dimenstein, ele vários tópicos do cotidiano tratando também da violência. O autor fala de como ela tem aumentado proporcionalmente ao número de jovens que vivem nas ruas e mantém contato com drogas. Por isso, soluções devem ser pensadas para resolver esse impasse.
Em virtude do que foi mencionado, percebe-se que medidas de intervenção social são necessárias para superar essa tribulação. Então é fundamental o governo, por meio do Congresso Nacional, sancionar leis que obriguem os estabelecimentos a pedirem o documento de identidade às pessoas que frequentem o local com o objetivo de fazer os jovens não terem o seu primeiro encontro com a bebida e assim não avançarem para drogas mais fortes. É , também , papel dos pais darem exemplo ao seus filhos , pois a primeira educação se tem em casa. Desse modo , os adolescentes se tornariam mais maduros e responsáveis se transformando em cidadãos mais conscientes.

Quem puder colocar uma nota como no ENEM eu agradeço🤙🤙🤙

Compartilhar

2 Correções

  1. C1: 180 (Não encontrei desvios gramaticais, provavelmente se tiver algum é muito indiferente. falta de recursos coesivos que te tirou pontos).
    C2: 200 ( Houve perfeita compreensão do tema proposto, fora que foi muito bem abordado outras áreas de conhecimento, quando você fala das células e dos efeitos das toxinas no organismo).
    C3: 200 ( Perfeita abordagem dos argumentos.)
    C4: 120 ( Seu texto não apresenta quase que nenhum conectivo, e ele é importantissimo para a coesão da redação).
    C5: 200 ( Proposta de intervenção muito detalhada e completa).
    Parabens pela sua redação! ficou muito boa mesmo. Só faltou realmente os conectivos

    • 1
  2. Boa noite
    Seu texto segue bem um padrão, uma nota para ele é 7,5.
    A introdução ao assunto conteve as informações necessárias para garantir uma boa avaliação, contudo senti que houve uma desorganização na hora de estrutura-lá.
    Seu desenvolvimento foi bacana, ele possuí informações relevantes com relação ao assunto, mas o que prejudicou levemente foi que caiu um pouco no senso comum, apesar de possuir dados biológicos a respeito.
    Sua conclusão foi muito boa, pois não só mobilizou uma parte da população, mas também outra, especificando qual parte do governo deveria agir em prol de seus argumentos como também citou a educação desde cedo.
    Os redatores do Enem adoram conclusões assim ;)
    espero ter ajudado
    (obs achei erros ortográficos)

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.