Segundo a constituição de 1988, artigo 3°, o Estado deve garantir os direitos e o bem da sociedade. Entretanto, é nítido o descaso do mesmo quanto aos desafios da valorização da herança africana no Brasil, visto os casos de racismo apenas por pessoas praticarem uma religião de matriz africana, por exemplo. Portanto, deve-se analisar os problemas gerados e buscar uma resolução para este impasse que vem sendo um grande problema na sociedade brasileira.
Desde a época da escravidão, pode ser visto o preconceito com a herança cultural trazida pelos escravos. Sendo forçados e oprimidos a abandonarem a sua cultura e terem que seguir a cultura imposta pelos donos de escravos. Zumbi dos Palmares lutou contra essa opressão e é considerado um herói e símbolo da revolução dos escravos.
Visto os casos de racismo e preconceito existentes, é perceptível a negligência do Ministério da Cultura ao não valorizar a herança cultural africana no país, mesmo ela sendo um ponto muito importante na história do Brasil. Na música “Alright” de Kendrick Lamar, ele retrata a luta e o medo das pessoas negras em serem aceitas na sociedade com a sua cultura, retratando a opressão e o racismo sofrido por eles. A música retrata como as pessoas podem “mudar” apenas para se sentirem aceitas na sociedade e poderem viver sem medo, deixando de seguir suas culturas por medo do preconceito e dos estereótipos racistas, sendo um ponto extremamente importante de se solucionar na sociedade atual.
Logo, o Estado em apoio com o Ministério da Cultura, sendo entidades com um poder expressivo e necessário para resolver este problema. Como por exemplo, promoverem eventos explicando sobre a importância da herança cultural africana, conversar com líderes de grupos culturais africanos como dos “quilombos contemporâneos”, além de destinar verbas para estes grupos que podem passar pela falta de recursos financeiros para se manterem. Com a implementação destas medidas, os problemas retratados em “Alright” serão extintos da sociedade brasileira.
Le.Le.Lê
Olá! Vou fazer alguns comentários, espero que eles te ajudem nas próximas vezes em que for escrever redações! Depois disso, colocarei uma estimativa de nota para o seu texto.
⏺️ INTRO
C1) Constituição se inicia com letra maiúscula.
“o mesmo” não pode ser usado como pronome, ou seja, para retomar o substantivo “Estado”.
C2) Eu sei que todos recomendam colocar as palavras da frase temática na introdução, mas não basta apenas “jogar” o tema no meio da introdução (“desafios da valorização da herança africana no Brasil”).
Deixe os exemplos para o desenvolvimento (“visto os casos de racismo apenas por pessoas praticarem uma religião de matriz africana, por exemplo”).
C3) O parágrafo está meio incoerente, as ideias não estão suficientemente encadeadas umas às outras.
A seguir, eu apresento as ideias presentes na sua introdução.
A Constituição garante à sociedade os direitos ➜ O Estado não tem cuprido sua função ➜ existe racismo ➜ isso é um problema.
Por mais que a conexão entre essas ideias (as setas) possam parecer claras na sua mente, elas precisam estar escritas com clareza. O corretor não pode presumir o que você quis dizer.
C4) “Portanto, deve-se analisar os problemas gerados” (pelo quê?) A coesão não se faz somente com conectivos.
Sugiro trocar “Portanto” por “Assim”.
Sugestão de melhoria:
A Constituição Brasileira de 1988 garante à toda a sociedade o direito ao bem-estar. Entretanto, é nítido que os afrodescendentes não desfrutam plenamente dessa prerrogativa, por causa do racismo estruturado no país. Assim, é preciso analisar a falta de reconhecimento da cultura africana como um dos principais alicerces dessa grave problemática, com o objetivo de resolver tal impasse.
⏺️ D1
C2 e C3) Estude um pouco melhor a estrutura de um parágrafo de desenvolvimento. Pode ser, por exemplo:
Tópico frasal ➜ Argumento ➜ Repertório ➜ Reflexão ➜ Síntese
C4) Não há conectivos nesse parágrafo. As ideias ficam um pouco soltas.
Sugestão de melhoria:
Diante desse cenário, é nítido que a violência contra os negros é uma chaga que existe desde a época colonial. Isso porque, durante a escravidão, esses povos foram oprimidos pelos conquistadores portugueses, forçados a abandonar as suas culturas — por exemplo, seus hábitos e seus idiomas. Todavia, os escravizados resistiram, como pode ser exemplificado pelo ícone Zumbi dos Palmares, que lutou pela liberdade dos africanos. Dessa forma, essas pessoas contribuíram para a construção da identidade brasileira, e por isso, precisam receber o devido crédito.
⏺️ D2
C2) Faltou um tópico frasal, isso é, um breve resumo do seu principal argumento. Na verdade, você sequer argumentou nesse parágrafo. Ele ficou extremamente expositivo, o que quer dizer que você só explicou a música, mas não trouxe propriamente o seu ponto de vista. Lembre-se que o estilo de texto é dissertativo-argumentativo, você precisa aliar esses dois elementos, e o seu parágrafo foi predominantemente dissertativo.
C3) Não ficou clara a conexão entre
racismo ➜ negligência do Ministério da Cultura ➜ a herança africana não é valorizada ➜ ela é um ponto importante na história brasileira
Tente ir se fazendo perguntas ao longo do texto, como “Por quê?”, “Como isso ocorre?”.
C4) Evite a repetição de palavras, sobretudo no mesmo parágrafo. Estas foram as palavras que você repetiu:
“retrata”, “retratando”, “retrata”
“música”
“medo”
“cultura”
“preconceito”
“sociedade”
Sugestão de melhoria:
Ademais, há uma agressão simbólica contra os povos de origem africana que perpetua-se até a atualidade. Acerca disso, a música “Alright” de Kendrick Lamar retrata as dificuldades enfrentadas pelas pessoas negras para terem a sua cultura aceita, sofrendo por causa de estereótipos racistas. Nesse sentido, é visível que a herança africana não é devidamente valorizada no país, uma vez que seus representantes precisam, muitas vezes, esconder suas identidades por medo de retaliação. Logo, a sociedade necessita ter mais contato com as práticas desses povos originários, a fim de compreendê-las e respeitá-las.
⏺️ CONCLUSÃO
C1) Há alguns problemas ortográficos. Ler mais pode ajudar com isso.
C5) Na sua redação, há a presença de:
Agente: o Estado em apoio com o Ministério da Cultura
Detalhamento: sendo entidades com um poder expressivo e necessário para resolver este problema
Várias ações: Como por exemplo, promoverem eventos explicando sobre a importância da herança cultural africana, conversar com líderes de grupos culturais africanos como dos “quilombos contemporâneos”, além de destinar verbas para estes grupos que podem passar pela falta de recursos financeiros para se manterem
Faltou o meio e a finalidade.
Sugestão de reescrita:
Portanto, há uma necessidade premente de reverter os malefícios acima expostos. Nesse viés, o Estado, por meio do Ministério da Cultura — entidade com um poder expressivo e necessário para resolver essas mazelas —, deve promover eventos abertos ao público com a participação de líderes de grupos culturais africanos, com o intuito de divulgar a beleza da herança desses povos. Com a implementação dessa ação, os problemas descritos na música “Alright” serão mitigados rumo a um Brasil mais inclusivo, diverso e equitativo.
⏺️ NOTAS
C1) 100/200
C2) 100/200
C3) 80/100
C4) 80/100
C5) 120/100
Total: 480/1000
Dica: Leia algumas das redações nota mil dos anos anteriores. Busque pela apostila gratuita “Redamil”.
Continue treinando e aprimorando sua escrita. O aprendizado é uma jornada. Você colhe os frutos do seu esforço conforme vai aprendendo com seus erros. Boa sorte!
iamkauaan
Sua redação tem bons repertórios que poderiam haver sido trabalhados mais profundamente. O parágrafo 2 está muito curto, o que interfere no equilíbrio da sua redação.
A proposta de intervenção está boa, acredito que faltou uma finalidade.
A adequação ao tema está perfeita, visto que logo na introdução você cita todas as palavras do tema.
C1- 160
C2- 200
C3- 120
C4- 140 à 160
C5- 160
Entre 760 e 800
Você possui uma boa escrita e uma boa variação de repertórios. Parabéns!
Roseanebbp
Para melhorar ainda mais sua excelente redação, sugiro:
Ampliar o desenvolvimento, fornecendo mais exemplos e argumentos.
•Reduzir a introdução, mantendo apenas as introdução essenciais, pois sua introdução está maior que o desenvolvimento.
•Uso mais eficaz de conectivos e transições
•Conclusão mais impactanto
Sua redação apresenta exemplos concretos, argumentos claros e coerentes, proposta de solução concreta.
Com base nos critérios do ENEM eu daria uma nota entre 780 a 840.