Iniciante

Como desenvolver a economia regional e preservar o ecossistema, a fim de consolidar a soberania nacional sobre a Amazônia

  • 2

A Amazônia obteve seus primeiros instantes de atenção no início do século, quando o INPE divulgou números no mínimo assustadores do que hoje é uma parte restante da maior floresta tropical do mundo. Devido a medidas calculadas de forma inconsequente e o pouco protagonismo dado para um dos maiores patrimônios do mundo, esta vem a perder diariamente seus recursos.

Números gritantes não são escutados por muitos, como por exemplo a marca atingida de 30% de desmatamento divulgado pelo Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélites (PRODES) com base nos anos de 2018 e 2019, comprovando que mesmo os números possuindo um aumento diário o assunto ainda não é tratado com seriedade.

Políticas econômicas e de preservação foram colocadas em segundo plano, onde as devidas medidas adquirem um caminho “anti multas”, e um eventual crescimento nas flexibilizações de penas relacionadas a degradação de áreas ambientais, atraem a atenção de vários extratores ilegais. Esta constante negação aos fatos impede soluções efetivas.

Portanto para reduzir danos e manter a economia regional, que é baseada em sua grande maioria em extração de recursos, a união dos setores responsáveis pelo monitoramento a exemplo o Ministério do Meio Ambiente e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais são vitais, investindo em mais modalidades tecnológicas para o rastreamento de possíveis ilegalidades a fim de reduzi-lás. Também é imprescindível que haja um auxílio financeiro para as comunidades residentes na região Amazônica, além da regulamentação de atividades extrativistas, visando combater a degradação e manter um controle eficaz sobre o território.

Compartilhar

4 Correções

  1. Olá! Vi que você usou ótimos exemplos, datas, sites, etc. Isso, com toda certeza conta bastante para a sua nota final. Mas, como já disseram antes, faltou o uso de conetivos, virgulas e também a crase.
    Não sou nenhuma especialista em redações, muito pelo contrário, estou aqui para aprender muito mais.
    E na minha opinião, sua redação no geral foi muito boa. Enfim, deixo aqui a minha “correção”.

    • 1
  2. Olá!
    Sua redação ficou muita, entretanto fique atento aos aspectos que citarei abaixo.
    Em geral sua redação tem elementos importantes de um texto dissertativo-argumentativo, porém notei que em algumas partes faltou uso de vírgula crase.
    Na introdução você problematizou muito bem o tema. Acho que logo de cara usar ‘assustador’ é um pouco ariscado, poderia substituir por outras palavras como ” alarmantes” ou “hediondos”.
    Gostei dos dois parágrafos do seu desenvolvimento, onde trouxe dados e fontes. Devo advertir que não notei conectivos como contudo, tal qual, todavia, e etc.
    Na conclusão faltou detalhamento. Como as tecnologias citadas vão reduzir ás ilegalidades?
    Enfim… Seu texto está muito bom, reveja ás questões relacionadas com os elementos das frases, como, vírgulas e crase. Em geral seu texto é coeso pois possui estrutura correta e também é coerente.
    Continue praticando, e sucesso nos estudos!!!
    c1:150
    c2:200
    c3:180
    c4:180
    c5:160
    NOTA: 870

    • 1
  3. Sua redação ficou muito boa, concisa e direta.
    Minha sugestão, é que você poderia citar na sua intervenção também, as mídias sociais, para que tragam a tona tais números de estatísticas e criem certa consciência na população, sobre tais acontecimentos.
    No mais, parabéns pela sua redação.

    • 1
  4. Introdução: Destacar melhor sua tese.
    D1: Usar conectivo em cada parágrafo, como “ em primeiro lugar, primeiramente “
    D2: não utilizar palavras informais como você grifou.
    retomar a tese no final do desenvolvimento.
    Conclusão: faltou a ação, meio, agente na conclusão.
    atenção: erros gramaticais, ser mais incisivo quanto as opiniões. Sim, você foi muito claro, isso é bom, mas lembre de sempre utilizar conectivos a fim de que os parágrafos estejam interligados.
    nota 650

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.