MOTIVOS, CONSEQUÊNCIAS E CONSCIENTIZAÇÃO
Há pelo menos dez mil anos antes de cristo, índios da América Central já utilizavam o tabaco em forma de cigarro em rituais religiosos. Já no Brasil, relatos mais antigos apontam que, em 1556 o capelão da primeira expedição francesa ao Brasil observou esta prática entre os tupinambás. O cigarro começou a ser fabricado a partir de 1840 e com os anos foi se tornando mais acessível a população.
Apesar de visível, o fato que este provoca a dependência e seu uso pode desencadear uma série de doenças, como cardiovasculares, pulmonares e câncer. A nicotina é encontrada em vários derivados do cigarro, e é uma droga que causa dependência. Uma substância psicoativa, produz a sensação de prazer, o que pode induzir o abuso e a dependência. E com o uso repentino o cérebro se adapta e precisa cada vez de doses maiores, para manter o nível de satisfação.
Em consequência disso, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), 428 brasileiros morrem a cada dia por conta de consequências do tabagismo. Além disso, o lado financeiro também impressiona, é estimado que a queda de produtividade e despesas médicas pelo tabagismo somam cerca de R$ 56,9 milhões por ano.
Dado o exposto, algumas das alternativas para a conscientização da população seria a implantação de grupos de anti-tabagismo, aumento do preço desses produtos, medicamentos, propagandas que alertem a população com os males que o tabaco pode causa na sociedade.
Willyans
Olá.
Bom, gostei muito de como você escreve, porém, notei que teve um excesso de informação e a falta dos seus argumentos.
Na introdução, não ficou muito claro o que você iria tratar e isso pode acarretar na perda de alguns pontos.
Também notei a ausência de conectivos, o que é fundamental no texto dissertativo-argumentativo (principalmente do ENEM)
Por fim, como já citei, gostei do jeito que você desenvolve seu texto, mas faltou esses pontos supracitados. Bons estudos.
RaquelSanches
Na introdução: apresentasse bem o tema. No entanto, já deves apontar uma ideia contrária, no caso: as 3 primeiras linhas do teu desenvolvimento vão na introdução também. Podes diminuir ela pra encaixar e abordar novamente depois no desenvolvimento. No 2 parágrafo, tu aponta o 1 ponto, uma causa ou consequência e logo em seguida, colocas os dados que tens e CRITICA. Uma frase que critique mesmo. Tipo: é inadmissível que o governo permita tal coisa….
Logo, colocas a 2 causa no 3 parágrafo. Em seguida, uma frase filosófica de ta preferência e conecta isso ao texto, fechando com uma opinião. Depois o ultimo parágrafo chamado conclusão precisas seguir 5 passos: 1- agente (governo, ministério, estado, município…); 2- ação (fiscalizar, capacitar, criar lei, cobrar…); 3- meio/modo (palestras, divulgação; cursos; campanhas…); 4- detalhamento (material, mão de obra…); 5- finalidade (afim de tal resolver tal coisa). Logo, finaliza com uma frase conclusiva e tá feitoo. Espero ter ajudado!!
GabrielF21
Boa tarde, Samyra!
Primeiro de tudo, gostaria de te parabenizar por escrever tão bem.
No entanto, acredito que seu texto tenha fugido um pouco do dissertativo-argumentativo que o ENEM e outros vestibulares cobram, pois você encheu com muitas informações e acabou se tornando um texto informativo, na minha opinião. (Lembre-se que repertórios são sim importantes, mas o uso excessivo deles acaba tomando muito do seu texto e como consequência, deixando suas ideias um pouco de lado).
Outra obervação que acabei fazendo foram a falta de conectivos pra que tornasse seu texto um pouco mais fluído. Te aconselho a estudar um pouco sobre eles, pois são de grande ajuda e acrescentam muito na sua nota.
Por fim, acredito que você tenha sido muito direta e rápida na sua conclusão, deixando um pouco de lado o detalhamento que é exigido nela pra alavancar a nota.
No mais, se você se atentar a esses pontos que te falei pode ter certeza de que você vai ir bem.
Espero ter ajudado de alguma forma! (: