Como Combater Os Impactos do Cyberbullying No Brasil

  • 0

Na série Black Mirror, em “Odiados Pela Nação”, é retratado o cyberbullying e como as vítimas de violência online quase sempre veem o suicídio como opção de escape do constragimento público. Aliado a ficção, há a visão do filósofo Émile Durkhein, na qual diz que o desprezo da sociedade leva uma pessoa a suicidar-se, não sua própria consciência. Consoante a esta ideia, o bullying virtual pode resultar na autolesão e autocídio em massa, a custa do despreparo das vítimas ao lidar com situações de abuso na internet.

Em julho de 2020, após uma séria acusação de abuso emocional contra Bob Morley, protagonista da série canadense ‘The 100’, sua comunidade de fãs no Twitter intimidou cruelmente os admiradores do famoso. Tal ataque consistia em ameaçar a quem mostrasse apoio ao ator, o que acabou gerando casos concretos de automutilação e distúrbios mentais à outros fãs, censurados pelos reais abusadores por possuirem uma visão divergente. A posteriori, o caso foi provado enganoso, porém o falso anonimato coligado a ilusória proteção por trás de uma tela, deu a muitos o equivocado poder de agir como júri de moral.

Conforme o supracitado, a liberdade de expressão vem se tornando um tabu na internet, uma vez que não é seguro expor opiniões impopulares sem ser julgado. Desse modo, a tecnologia ao mesmo tempo que cria laços se mostra vilã para as pessoas, visto que, o medo enraizado após ataques cibernéticos faz o indivíduo evitar posicionar-se em público. No Brasil, existe a lei AntiBullying, mas ela não se estende ao viés virtual, por isso a medida mais usual é o processo por injúria, todavia, a liberação passiva dos agressores desencoraja as vítimas a denuncia-los na maioria das vezes.

Em síntese, para mitigar a problemática, cabe a Secretaria Especial de Comunicação Social proteger o ambiente digital ao fiscalizar redes sociais, como o Twitter, que recebem números exorbitantes de denúncias diárias, tomando medidas diretamente contra o reportado. Haja vista, o órgão deve estabelecer o bloqueio do IP do indiciado e o encaminhar para o Ministério Público a fim de que efetue-se multas de acordo com o delito, para só assim liberar o endereço virtual. Destarte, a erradicalização gradual do cyberbullying livrará os indivíduos dos gatilhos letais e disturbios psicológicos por conta do desprezo social, pois, a penalidade tende a despertar a consciência e isso aos poucos desoprimirá as pessoas de assumir posições em espaços públicos.

Compartilhar

2 Correções

  1. C1( Domínio da modalidade escrita formal): 160
    C2(Compreender a proposta de redação e aplicar conceito de várias áreas do conhecimento e desenvolver o tema na estrutura dissertativo-argumentativo): 200
    C3(Selecionar organizar e interpretar informações,fatos, e opiniões); 160
    C4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários à construção da argumentação:200
    C5(Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos):160
    NOTA : 880

    • 1
  2. Tudo bom ? seu texto está bem escrito, coeso, fluido e denso , com alguns desvios como muito uso do gerúndio, exemplo ”a liberdade de expressão vem se tornando um tabu na internet…’ pode modificar é botar assim ” a liberdade de expressão tornou-se um tabu no meio digital ”

    Ademais, você citou a lei , torna-se-á mais atrativo se você incluir qual artigo está promulgada esse código

    Émile Durkheim foi ” Sociólogo” não Filósofo , algum corretor pode descontar pontos dessa afirmação equivocada.

    nota

    D1 :160
    d2:200
    d3: 200
    d4: 160
    d5:200

    total : 920 pontos

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.