Como combater o tabagismo entre os jovens no século XXI, na sociedade brasileira.

  • 1

Na obra “Utopia”, do escritor inglês Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas. Conquanto, em pleno século XXI, é justamente o oposto que se verifica quanto à questão de como combater o tabagismo entre os jovens no Brasil. Nesse sentido, é imperioso a análise da negligência governamental e má influência midiática que favorecem esse quadro.

Em primeira análise, é indubitável que a insuficiência de ações governamentais corroboram para os obstáculos no combate ao consumo do tabaco entre os mais novos da sociedade brasileira. No entanto, é importante abordar o problema com ênfase na Constituição Cidadã de 1988, que prevê, em seu artigo 6°, direito à saúde e bem-estar social, inerente a todo residente brasileiro. Nesse âmbito, observa-se que a necessidade de medidas governamentais para o controle de doenças propícias do uso do entorpecente em pauta, como as cardiovasculares, rompe com esse direito social tão importante.

Ademais, é notório que a má influência midiática também contribui para imbróglio. Nesse aspecto, vale salientar à ideologia do sociólogo Pierre Bourdeu, em que, afirma que o que foi criado para ser instrumento de democracia não deve ser convertida em mecanismo de opressão. Contudo, a visão distorcida dos meios de comunicação, onde, trata o tabagismo entre os jovens de forma romantizada, assim colaborando para consolidação dos desafios no combate do tabaco entre os mais novos, quebra com a idéia do sociólogo, pois nota-se que oprime o assunto em ponto ao invés de elevarem o grau de informações da população sobre os riscos da droga e a fundamental importância da erradicação do tabaco da vida dos jovens.

Em virtude dos fatos mencionados, é imperativo a intervenção de medidas que contenha à problemática. Portanto, cabe os Ministérios da Comunicação e Saúde, com apoio de especialistas no ramo e hopitais, elaborarem ações, por meio de redes sociais e programas de tevê, a fim de debater sobre os perigos do consumo do tabaco e a suma importância de excluir da vida dos jovens da sociedade brasileira, assim elevando o nível de informações da população. E possível também, criar uma “hastag”, enfatizando a necessidade de intervenção do governo no combate ao tabaco. Talvez, assim, seja possível construir uma sociedade que o escritor Thomas More pudesse se orgulhar.

Compartilhar

2 Correções

  1. Falta mais opinião no D1. Boa retomada na conclusão. Depois da palavra “onde” no D2 não há vírgula. No lugar dela poderia ser usado um pronome relativo. Na conclusão, o verbo “conter” tem que concordar com o o substantivo que antecede ele, no caso seria “medidas”, portanto, a forma correta do verbo é “contenham”.

    • 0
  2. Sinceramente eu não sou muito boa em correções, mas, mesmo assim, é perceptível a sua dominância da língua portuguesa. E além disso, sua redação possui todos os elementos (dois argumentos, dois parágrafos de desenvolvimento e a conclusão).
    Eu realmente gostei bastante da sua escrita e do seu desenvolvimento e perceptível te daria uma ótima nota. Parabéns!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.