Iniciante

Como combater o negacionismo científico

  • 1

Carl Sagan, cientista e astrofísico estadunidense, ficou conhecido mundialmente pela premiada série de televisão Cosmos, criada e transmitida originalmente durante a década de 1980. Visto que, promovia a divulgação científica para o público, em geral. Dessa forma, a ciência transformou-se relativamente ao cotidiano de milhares de pessoas, trazendo fatos e descobertas, as quais antes eram de difícil compreensão pela sociedade. Diante dessa perspectiva, 40 anos depois de sua estreia na TV, observou-se uma intensificação elevada para uma ascensão desenfreada do obscurantismo científico, em virtude do referente avanço da tecnologia: por meio desta, possibilitou-se a manipulação de dados e pesquisas referentes ao campo científico.

Em uma primeira análise, é importante ressaltar que em vida Sagan afirmou a seguinte a frase: a humanidade vive em uma era baseada em ciência e tecnologia, onde quase ninguém, conhece algo sobre. Tal reflexão é análoga ao século XXI: por meio da expansão tecnológica, tornou-se capaz a distorção e manipulação de fatos -estes que se mostram importantes para a compreensão e continuação do mundo-, por pessoas que por medo e ignorância, buscam poder por meio da manipulação da massa social, a qual se mostra mais vulnerável, diante do governo que tenta-os controlar. Acarretando desta forma, prejuízos aos quais se tornam impossíveis de serem desfeitos.

Ademais, faz-se necessário frisar que, a crença total e exagerada no conhecimento científico como uma resposta para tudo que possa existir se torna errada e paralelamente banal. Segundo o físico Albert Einstein, toda a ciência, comparada com a realidade, é primitiva e infantil, no entanto, é a coisa mais preciosa que temos. Assim, essa afirmação de Einstein, pode-se relacionar com a profunda convicção de alguns indivíduos, de se crer cegamente na ciência moderna. Logo, resulta-se em uma expressão chamada de “cientificismo”.

Portanto, faz-se de necessidade urgente a intervenção do Ministério da Educação trazendo sugestões criativas com o Ministério da Ciência e Tecnologia, para que com verbas governamentais, possam criar iniciativas em escolas e universidades: ministrando palestras e debates, por imediação de professores e pesquisadores. Assim como, a criação de campanhas e cartilhas publicitárias veiculadas nas mídias sociais, além disso, urge a criação de uma plataforma digital interativa para crianças e adolescentes se conscientizarem dos impactos que a negação científica pode tomar. Dessa maneira, será possível diminuir a desinformação negacionista referente as ciências modernas.

Compartilhar

2 Correções

  1. Olá, gostaria de salientar, antes de tudo, que essa correção é apenas uma opinião, já que não sou profissional.

    INTRODUÇÃO
    -curti o repertório, bem coerente com o tema
    -achei o início do texto um pouco extenso, talvez ficaria melhor se você conseguisse ser mais direto
    -trouxe uma das teses, mas senti falta da que sustentaria o segundo desenvolvimento, poderia apresentá-la já agora

    DESENVOLVIMENTOS:
    -bons argumentos e boas argumentações
    -tomaria cuidado com as teses opostas, isto é, você apresenta uma situação em que há o negacionismo, até ai ok, porém, no D2 você fala sobre o excesso de confiança na ciência, de fato isso é um problema, mas eu tomaria cuidado e evitaria ideias tao opostas, dependendo do corretor ele poderia enxergar algum tipo de falta de coerência entre seus parágrafos, não é uma regra, eu só evitaria mesmo

    CONCLUSÃO
    -ótimo parágrafo, mandou bem dms, nada a acrescentar

    Tu escreve mto bem, bom texto, ganharia um 900 tranks, se puder da uma olhada na minha redação q vou postar hj (11/07)? Valeu e bons estudos

    • 0
  2. • “Carl Sagan, cientista e astrofísico estadunidense, ficou conhecido mundialmente pela premiada série de televisão Cosmos, criada e transmitida originalmente durante a década de 1980. Visto que, promovia a divulgação científica para o público, em geral.”
    – Trocaria o ponto depois do “1980” por uma vírgula, porque após o ponto você continuou a sua linha de raciocínio.

    • “trazendo fatos e descobertas, as quais antes eram de difícil compreensão pela sociedade.”
    – Substituiria por: “trazendo fatos e descobertas que antes eram de difícil compreensão para a sociedade.”

    • “Em uma primeira análise, é importante ressaltar que em vida Sagan afirmou a seguinte a frase: a humanidade vive em uma era baseada em ciência e tecnologia, onde quase ninguém, conhece algo sobre.”
    – Já que você citou a frase logo após o dois-pontos (:) seria interessante você colocar aspas, ou reescreve-la para ficar mais coesa, por exemplo: “Em uma primeira análise, é importante ressaltar que, em vida, Sagan afirmava que a humanidade vive em uma era baseada em ciência e tecnologia, onde quase ninguém, conhece algo sobre.

    • “Tal reflexão é análoga ao século XXI: por meio da expansão tecnológica…”
    – Troque os dois-pontos por “pois” e vírgula: “Tal reflexão é análoga ao século XXI, pois, por meio da expansão tecnológica…”

    • “…possam criar iniciativas em escolas e universidades: ministrando palestras e debates, por imediação de professores e pesquisadores…”
    – Novamente trocaria o dois-pontos por vírgula, pois o acento “dois-pontos” não se faz necessário na frase, e tiraria a vírgula após a palavra “debates”, ficando mais ou menos assim: “…possam criar iniciativas em escolas e universidades, ministrando palestras e debates por imediação de professores e pesquisadores…”

    *

    Competência 1: 140
    Competência 2: 200
    Competência 3: 180
    Competência 4: 200
    Competência 5: 200

    Nota final: 920

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.