Estudante

Como combater o consumo de drogas no Brasil?

  • 2

Durante a segunda geração do Romantismo, os poetas almejavam a evasão da realidade com o intuito de fugir do sofrimento e desespero que sentiam. Nesse aspecto, nota-se que nos dias atuais os indivíduos consomem entorpecentes pela mesma razão que os idealistas românticos, sendo esse um problema que persiste no país. Dessa forma, cabe discutir os efeitos dessa problemática no cenário nacional.

 

Em primeiro plano, pode-se observar que um dos obstáculos ao combate ao consumo de drogas no Brasil é a rejeição que os usuários, em sua maioria, enfrentam de suas famílias. Isso ocorre pois, sem o apoio dos familiares, lutar contra o vício torna-se uma árdua tarefa. Consequentemente, o indivíduo reflete a máxima do poeta inglês John Dunne de que nenhum homem é uma ilha e pode viver isolado, uma vez que a negligência dos parentes com o dependente químico configura-se como um entrave à sua melhora.

 

De acordo com o ativista político Martin Luther King, “toda hora é hora de fazer o que é certo”. Entretanto, tal pensamento não é contemplado no país, haja vista que o Estado não considera a questão do combate ao consumo de drogas uma prioridade de suas políticas. Tal afirmativa justifica-se, visto que o governo privilegia ações que geram retorno financeiro imediato -uma das bases do sistema capitalista-, sendo que o apoio aos usuários de narcóticos não é uma dessas medidas. Com isso, o consumo de entorpecentes não é contido, perpetuando a situação em questão.

 

Depreende-se, portanto, que a dificuldade no combate ao uso de drogas no Brasil é um problema que necessita de medidas urgentes de solução. Para tal, cabe ao Estado conceder isenções fiscais ao setor privado, para que este, a partir de subsídios, possa investir em ONGs direcionadas àqueles que lidam com o vício em narcóticos. Essas instituições devem contratar psiquiatras e criar centros de apoio para os dependentes químicos, contando com a participação de parentes nas atividades de conscientização para evitar a exclusão que os usuários sofrem no convívio familiar. Com tais medidas, objetiva-se controlar o consumo entorpecentes em território nacional, atenuando uma conjuntura que permeia a sociedade há décadas. Sob tal perspectiva, é possível que esses indivíduos não precisem mais fugir da realidade como os escritores românticos, podendo viver uma realidade mais positiva.

Compartilhar

3 Correções

  1. Oi,
    Sou visivelmente menos competente que você, mas vou tentar comentar mesmo assim, desculpe por qualquer erro.

    A alusão da introdução ficou muito interessante, mas achei que a questão da fuga da realidade seria desenvolvida nos argumentos, porem você colocou na conclusão e um texto cíclico também aumenta a nota.

    Os conectivos foram muito bem utilizados, não notei erros de coesão nem coerência. O texto está bem estruturado e fluido.

    Seu texto focou na recuperação de viciados em drogas, mas não comentou sobre novos usuários, então não resolveria o problema do consumo de drogas a longo prazo, pois sempre haveria muita gente para tratar. porem como todo o texto focou no ponto da recuperação, ele ficou completo em si mesmo, então acho que não seria descontado nota, não sei.

    Eu estimaria uma nota acima de 900, parabéns

    • 1
  2. Competência 1: 200. Excelente domínio da língua portuguesa.
    Competência 2: 160. Apresenta bom domínio do texto argumentativo e dissertativo.
    Competência 3: 160. Apresenta informações, fatos e opiniões de forma consistente, com indícios de autoria.
    Competência 4: 160. Poucas inadequações e repertório diversificado de elementos coesivos.
    Competência 5: 200. Elabora muito bem a proposta de intervenção.

    • 1
  3. Introdução:
    – Vc falou que ia discutir efeitos, mas na verdade discutiu causas…
    – Aqui vc relaciona muito isso de consumir droga com fugir do sofrimento, mas em momento nenhum vc fala disso nos desenvolvimentos, então sua introdução ficou sem relação com os outros parágrafos

    D1:
    – Boa argumentação, só desenvolveria mais um pouco o repertório

    D2:
    – Aqui faltou um tópico frasal, aconselho fazer
    – Eu amei sua argumentação, mostra qual é o problema, como ele se manifesta, relaciona bem o repertório, parabéns!!

    Conclusão:
    – Muito detalhada e com todos os elementos!
    – Tome cuidado pois vc falou que esse é um problema que permeia há décadas mas não falou nada nisso nos outros parágrafos, ou seja, vc trouxe informação nova na conclusão e isso não é bom. Pelo que entendi esse há décadas se refere aos tempos do romantismo né? só que vc não disse que esses poetas usavam drogas pra fugir da dor, apenas disso que procuravam a evasão da realidade para fugir da dor, não diz nada de drogas, então ficou sem relação

    ;)

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.