Como combater o aumento de DST’s entre os jovens brasileiros.

  • 0

A constituição federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 6, o direito a saúde como inerente a todo cidadão brasileiro. Porém, tal condição democrática não anula os empecilhos da situação que o Brasil se encontra diante do aumento das DST’s. Nesse âmbito, é lícito destacar como principais causas do problema a falta de prevenção e a necessidade de informação sobre doenças sexualmente transmissíveis.

Convém ressaltar, a princípio, que a falta de prevenção é fator determinante para permanência da problemática. Segundo o departamento de DST, do Ministério da Saúde, a taxa de infectados por DST’s explodiu entre 2006 e 2015 nas faixas de 15 e 19 anos. visto isso, pela interpretação dos índices percebe-se que o problema gera impactos profundos em relação à saúde das pessoas.

Além da falta de prevenção, a necessidade de informação sobre DST’s é fator determinante para persistência da situação problema, dessa forma a necessidade de informação é uma pedra no meio do caminho a ser removida.

Parafraseando Drummond, para que se retire as pedras do meio do caminho, logo, são necessários ações. Sendo assim, cabe ao poder executivo juntamente com o Ministério da Saúde, elaborar planos efetivos, por meio de palestra e dinâmicas Acerca das doenças sexuais, a fim de orientar os jovens sobre a importância de usar métodos de prevenção. A mídia, por sua vez, como principal veículo de informação junto aos governantes deve propagar campanhas publicitárias sobre as formas de proteção e alertar os jovens sobre suas consequências de forma a torná-los mais conscientes e responsáveis. Feito isso, poder-se-á afirmar que o país oferece mecanismos eficientes para o combate dessas doenças.

Compartilhar

2 Correções

  1. Eu amei sua redação, o vocabulário e as informações apresentadas estão ótimas. A única coisa que eu mudaria seria ampliar o desenvolvimento do segundo argumento… O parágrafo sobre ele ficou bem curtinho enquanto os outros estão maiores e mais desenvolvidos. Fora isso, está muito boa, parabéns!!!

    • 1
  2. Oi, sou nova aqui, mas gostaria de te dar algumas dicas!
    Seu texto ficou bom, porém muito aproximado notícias de jornais, ao invés de um texto argumentativo dissertativo. É super normal isso acontecer, eu fazia muito isso nas redações da escola, mas o Enem pede muito mais que a escola.
    Vamos lá…
    Acredito que seu início de parágrafo foi retirado de outro lugar, e que muitos alunos no Enem desde ano usaram o mesmo. O mais aconselhável para você e os demais é criar sua própria maneira de escrever seus textos, tudo isso se adquire com a prática não se preocupe.
    Busque manter uma quantidade de linhas parecida em cada parágrafo, não faça parágrafos grandes demais e nem muito pequenos.
    Deixe sempre a sua marca autoral, mas como se faz isso? Ao falar de um problema defenda sempre seu ponto de vistas, você precisa imaginar que o corretor jamais ouviu falar daquilo tudo e precisa convencê-lo do seu ponto de vista.
    Evite colocar frases no último parágrafo, pois precisará relacionar a frase com o texto e a conclusão é o lugar de encerrar o que foi dito e não de acrescentar, isso fica para os parágrafos de desenvolvimento.
    Bom, eu espero ter lhe ajudado com essas dicas e que você use elas nas suas próximas redações.
    Dica extra: leia redações nota mil, isso vai te ajudar muitooooo!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.