“Como combater o analfabetismo no Brasil”

  • 0

O autor e ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela afirmava que “A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo.”. A educação é muito importante na sociedade e a realidade da educação no Brasil precisa aprimorar o sistema de ensino. De acordo com os dados de 2020 do IBGE, o Brasil tem 11 milhões de analfabetos, pessoas de 15 anos ou mais.

Pode perceber-se que o analfabetismo se deve à falta de oportunidade de frequentar a escola, dificuldades para acompanhar os conteúdos e até mesmo abandonar a escola; não tem motivação e falta de incentivo nos estudos.

Além disso, por consequência, não tem emprego com boa remuneração, com serviço exaustivo, não há incentivos nas empresas para os funcionários a voltar a estudar e concluir os estudos, também, o preconceito e a falta de desempenho de atividades básicas do dia a dia.

Portanto, para reduzir os índices de analfabetismo, as escolas e instituições educacionais podem realizar ações educativas e programas de escolarização voltados à população que não teve oportunidade de estudar, com fácil acesso, como atendimento em casa, nas ruas ou locais de trabalho; tendo parcerias como a família e ONG’s, como incentivos, motivações nos estudos. Garantindo que não haja mais analfabetos.

Compartilhar

4 Correções

  1. Olá, sua introdução começa com um bom repertório sobre Nelson mandela, porém você coloca muitas outras informaçõessem sentido naquele momento, os dados que colocaste poderiam ter sido abordados no D1 como forma de argumento para sua tese.
    No segundo parágrafo onde deveria ser o Desenvolvimento 1 você escreveu:
    “pode perceber-se que o analfabetismo se deve à falta de oportunidade de frequentar a escola, dificuldades para acompanhar os conteúdos e até mesmo abandonar a escola; não tem motivação e falta de incentivo nos estudos.
    Esses fatores deveriam estar na sua introdução sendo apresentados como entraves para resolução do problema para então no 2 e 3 parágrafos você retomá-los e explicar o por que eles são as causas do problema, trazendo também repertórios que justifiquem seu ponto de vista.
    Na conclusão sua proposta precisa apresentar agente, ação, meio para realizar, finalidade e detalhamento, seu textoapresenta alguns desses itens mas de forma bagunçada.
    Minhas dicas é que você procure ler redaçõ

    • 1
  2. Olá Gracielly, tudo bem ?
    Me chamo Kauany, ainda sou estudante mais vou tentar te ajuda, no caso só vou esboçar a minha opinião.

    No seu texto, senti muita falta de coesão e principalmente de conectivos entre as orações, problemas de gramática, também ta faltando a estrutura de uma redação. Fora isso, os repertórios e os argumentos achei bons e interessante. Acho que você só precisa explorar mais o que é uma redação.

    Aconselho assistir algumas videos aulas sobre gramatica nos canais : Descomplica e Estratégia
    Particularmente acho muito bons, pricipalmente aqueles de 1 hora e meia, o qual, fazem ao vivo.

    Também recomendo que expanda seu repertório de palavras um pouco mais (consegue isso através da leitura) e comece a ter um caderninho de escrita, para colocar tudo isso fora. Porque isso vai te ajudar tanto no quesito emocional, quanto na sua gramática e na construção de repertórios e argumentos.

    • 1
  3. Oi, espero que esteja tudo bem contigo! Então, vamos lá, por partes…
    Olha, a introdução ficou bem vaga, os argumentos que vocÊ irá desenvolver durante a disertação-argumentativa não ficaram claros. Obs.: na redação é exigido 2 argumentos para desenvolver no decorrer do texto. Além disso há também a necessidade de conectivos, como não houve o necessário, as suas ideias/falas estavam bem soltas. No entanto, foi uma boa ideia ter citado a fala de Nelson Mandela.

    Nas dissertações-argumentativas vocÊ não as desenvolveu tão bem, pois não houve muitos argumentos, estão com menos de 6 linhas… Na minha percepção vocÊ apenas citou alguns fatos, entretanto não trabalhou encima deles, deixando que pudesse haver questionamentos do leitor ao ler os seus argumentos.

    A conclussão foi boa, vocÊ apresentou soluções plaussíveis, praticavéis… Não ofendeu algum orgão.

    Em sumo, a sua redação não está péssima, está legal, mas aconselho que revise a estrutura de uma redação dissertativa-argumentativa, pontuação, conectivos (pois são extremamente importantes para a redação).

    Dica para o desenvolvimento dos argumentos: ao formula-lás pense “se eu estivesse lendo esses pontos de vistas, argumentos, eu me convenceria de que o que o autor está defendendo?” Imagine-se tentando CONVENCER o leitor nos desesvolvimentos dos argumentos! :)

    É isso! VocÊ tem um baita potencial de produzir ótimas redações, até mais.

    • 1
  4. Olá, me chamo Heloísa e sou estudante, mas irei tentar te ajudar com a redação.

    -Faltou coesão textual
    -Cometeu muitos erros de português
    -Escreveu períodos muito longos
    -Seu segundo parágrafo está extremamente curto
    -O texto tem muitas partes extremamente expositivas
    -Em diversos momentos você esquece de SEGUIR AS NORMAS DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO
    MINHA SUGESTÃO É QUE VOCÊ FAÇA 1 REDAÇÃO POR SEMANA, LEIA REDAÇÕES NOTA MIL E MARATONE OS VIDEOS DOS CANAIS DO YOUTUBE: DUDA ANDRADE, POXA LULU, LUMA E PONTO, LUCAS FELPI, GABRIEL BOLIVAR, FPTV e similares

    NOTAS:
    C1:40
    C2:120
    C3:40
    C4:40
    C5:160
    TOTAL: 400

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.