De acordo com o meteorologista e climatologista José Marengo, os efeitos antropogênicos torna os fenômenos raros mais frequentes e, apesar dos alertas de cientistas, os governos não estão focados nessa realidade. Sob esse viés, as enchentes no Brasil estão cada vez mais fortes e recorrentes, visto que o aumento dos lixos nas cidades e a falta de planejamento urbano são os um dos principais problemas.
Em primeira análise, deve-se ressaltar como o lixo dispensado de forma irregular é um dos responsáveis dessas tragédias. Prova dessa realidade é o documentário “Oceanos de plásticos”, onde mostra que a maior quantidade encontrada de resíduos sólidos no oceano vem de rios, aterros ilegais e redes de esgoto, assim fica evidente a participação da população nesses acidentes. Nesse sentido, a falta de conscientização dos moradores faz com que o escoamento da chuva fique impossível, devido aos bueiros entupidos. Por consequência dessas ações, muitas pessoas perdem seus lares ou até mesmo a vida.
Ademais, o planejamento para a construção das moradias aconteceu de forma errada, logo, em tempos de cheias muitas casas localizadas nas margens dos rios acabam inundadas. Um exemplo que deveria ter sido seguido pela sociedade brasileira são das antigas civilizações egípcias, pois sabiam o quão arriscado era de se estabelecer próximo das margens do rio Nilo, já que as águas ocupavam grandes espaços em determinadas épocas. No entanto, no Brasil vários fatores contribuíram para a migração das pessoas para esses lugares, tais como a questão econômica. Como resultado, a falta de políticas públicas e de conhecimento fez com que muitas comunidades fossem criadas, dando início aos incidentes.
Diante do exposto, medidas para solução dessas problemáticas são necessárias. O Poder Público em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, devem realizar o auxílio econômico para as pessoas que moram em áreas inapropriadas e também fazer campanhas de conscientização de como reciclar e jogar corretamente o lixo, por meio de palestras públicas e leis que visam ajudar esses cidadãos, a fim de salvar essas pessoas e prevenir que acidentes relacionados a esse problema ocorram novamente. Desse modo, as grandes cidades serão um lugar limpo e agradável de se viver e, em temporadas de chuva, a população estará segura, enfim, o aviso de José Marengo será escutado e a vida de todos preservada.
Nislaynne
Nota: 850
Quando se trata de citação é coerente utilizar o ano, década ou o século do acontecimento, pois o leitor não irá saber de quando que são as informações. A sua tese está e a problemática está ótima, bem organizada, porém a sua introdução perde ponto pois é necessário mais informações na citação para o leitor se localizar. Seu desenvolvimento está ótimo, cada parágrafo você apresentou a problemática citada na introdução. A conclusão está bem explicada. Porém senti falta de mais conectores no decorrer da dissertação.