Estudante

Como combater a crescente violência nos centros urbanos

  • 0

O filme “The purge” exibe um universo onde a violência e a criminalidade tomam conta dos Estados Unidos e, como solução, existe uma noite onde os crimes não são penalizados, para que as pessoas liberem sua raiva e possam viver mentalmente “saudáveis”. Fora da ficção, no Brasil, o estresse e a falta de respeito vem afligindo o psicológico dos indivíduos, tornando-os agressivos. Desta forma, é necessário combater a violência nos centros urbanos, antes que: esta seja banalizada e o desrespeito não seja uma exceção.

 

Primeiramente, é notório que ações cruéis quase sempre são incentivadas pelo observado no cotidiano. No período do Brasil colonial, onde a escravatura era colocada não só como correta, mas, como benéfica á sociedade, brutalidades contra a população negra eram instigadas e apoiadas. Logo, a apatia se apossou da população da época, minimizando tal selvageria, de modo que os direitos humanos foram completamente ignorados, tornando está, uma prática rotineira e, para eles, irrelevante.

 

Ademais, o constante estresse também promove atos de ódio e deve ser combatido. Tal fato explica o constante aumento da violência na cidade, uma vez que o transito, a carga horária excessiva e a falta de atividades de lazer elevam os nervos e, consequentemente, o índice de violência. Segundo o Ministério da saúde, a tensão constante acarreta um elevado nível de agressividade, pois obstrui o julgamento e impele reações selvagens e infundadas como forma de “autodefesa” do corpo humano, involuntariamente.

 

Portanto, é essencial que o governo tome providência com o intuito de combater a crescente violência nos centros urbanos. Destarte, os Ministérios da Saúde e da Educação, devem desenvolver centros culturais que proporcionem atividades recriativas, como jogos em equipe e exercícios físicos, auxiliando no combate ao estresse e instigando o convívio social. Desta forma, aumentando a empatia e preservando á saúde mental dos participantes e, evitando assim, que o cenário repugnante observado em “The Purge” ocorra.

Compartilhar

1 Correção

  1. Ótima redação! Pontuou possíveis causas históricas da violência atual e trouxe ações governamentais como conclusão.
    Só algumas pontuações para enriquecer seria de que forma o Ministério da Educação poderia agregar informações para a prevenção frente a violência. Citar sobre a inserção já nas séries iniciais de debates sobre os tipos de violência física, psicológica e verbal objetivando que os discentes sejam instruídos a resolver seus problemas com a paz e diálogos saudáveis.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.