Como acabar com os episódios de racismo no futebol

  • 1

A série americana ‘Todo Mundo Odeia O Chris” retrata o cotidiano de um garoto que é o único negro na escola e frequentemente sofre racismo.Em paralelo à realidade, atualmente as minorías étnicas sofrem preconceitos em diversas áreas , entre elas no futebol.Isso ocorre por conta da ausência de punições e consequentemente torna a sociedade patológica.Portante, torna-se necessário debater acerca de como acabar com o racismo no futebol.

Decerto, é notável que este cenário decorre em virtude da falta de sanção governamental.O Código Brasileiro de Justiça Desportiva promete penas para praticantes de injúria social nos esportes. Porém, ratifica-se a tese desenvolvida pelo jornalista brasileiro Gilberto Dimenstein acerca da Cidadania de Papel, isto é, embora o Código apresente um conjunto de leis bem consistente , elas se atêm, de forma geral, ao plano teórico.Como o caso contra o jogador Marega  o qual foi alvo de ofensas físicas e psicológicas e nada ocorreu com os agressores.

Conforme o conceito de “sociedade patológica” proposto por Émile Durkheim, é possível entender as consequências deste cenário.Tal preceito afirma que a sociedade é como um corpo biológico o qual se uma das partes não funcionarem corretamente o corpo se torna patológico.  Nesse contexto, o preconceito racial é uma falha social que ocasiona na desigualdade, evidenciando-se portanto, uma sociedade desigual e patológica.

Em suma, episódios de racismo no futebol acontecem por conta da Cidadania de Papel e causa uma sociedade desigual. Com o intuito de amenizar essa problemática , o congresso nacional deve formular leis que acabem com a injuria racial , por meio de direitos e punições aos que descumprirem, a fim de acabar com esses episódios.As escolas, em parceria com as familias , devem inserir essa discussão tanto no ambiente escolar como no doméstico, por intermédio de palestrantes, com o objetivo de acabar com o preconceito racial no futebol. Feito isso, o conflito vivenciado na série não se tornará realidade.

Compartilhar

2 Correções

  1. Olá, tudo bem? espero que esteja :)) Antes de tudo, meus parabéns pela redação, você escreve muito bem, então espero que minhas breves observações possam te ajudar a melhorar ainda mais::
    ** O principal ponto que notei no seu desenvolvimento (D1 e D2) é a falta de argumentação. Lendo me parece muito expositiva, não consigo enxergar o seu posicionamento, qual a sua opinião.. deixe isso claro para o leitor. Por ex, no D1 você usa muitas referências, tente usar apenas 1 e argumentar com base nela: mostre o SEU posicionamento com base na sua referência, ao invés de usar outra referência para relacionar.
    ** Sobre a conclusão, você apresenta 2 propostas, e nenhuma detalhada.Vou tentar fazer aqui uma analise pra tentar te mostrar melhor:
    agente: “o congresso nacional ” //// “.As escolas, em parceria com as familias” – 40 pts
    ação: ” formular leis que acabem com a injuria racial ” /// ” inserir essa discussão tanto no ambiente escolar como no doméstico” – 40 pts
    modo/meio: “direitos e punições aos que descumprirem”//// ” palestrantes” -40 pts
    finalidade/efeito: “acabar com esses episódios.” //// ” acabar com o preconceito racial no futebol” – 40 pontos
    detalhamento: ?? 0 pts
    **Espero que tenha entendido, lembre que só 1 proposta é avaliada, não faça duas atoa. Use essas linhas para dar detalhes a sua ação.
    >>Então é isso, foram os principais pontos que notei, além de alguns desvios de gramática, falta de pontuação principalmente. Aqui uma média das notas que >>eu<< daria:
    C1: 120 C2: 140 C3: 160 C4: 160 C5: 160 total: 740
    Mais uma vez, parabéns pelo seu texto, desculpe qualquer coisa e espero que eu possa te ajudar a melhorar cada vez mais.. bons estudos :)))

    • 1
  2. olá, gostei da sua redação, RACISMO NO FUTEBOL, sempre é remetida as pessoas de cor, entretanto não se fala das pessoas que possuem cabelo vermelho, ou que sejam brancas, que também sofrem de apelidos injustos devido a sua cor de pele ou cor de cabelo.
    Temos um time no sul do que se chama COXA devido aos jogadores serem de pernas muito brancas, quando esse time foi fundado, então esse tipo de racismo já vem de muitos anos, só com Leis abrangentes e com o intuito de punir severamente como você sitou em sua redação.
    Continue a praticar,(não sou apta a corrigir como o enem) só a minha opinião, espero que te ajude.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.