Na série catalã “Merlí”, o personagem Pol Rubio para de estudar porque precisa trabalhar para ajudar a família. Analogamente, muitos estudantes brasileiros saem da escola, não só para trabalhar, mas também por outras questões, como o desestímulo. Dessa maneira, a evasão escolar precisa ser erradicada através do combate à pobreza e de maiores investimentos em ações educacionais.
Nesse sentido, o enfrentamento da miséria é crucial para acabar com a evasão escolar. Isso porque grande parte dos alunos que saem da escola antes de se formarem o fazem por questões financeiras, pois precisam ajudar com as despesas de casa. Nessa lógica, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) demonstram que aproximadamente 25% dos brasileiros vive abaixo da linha da pobreza, dos quais muitos são estudantes e se veem obrigados, várias vezes, a abandonar os estudos. Portanto, o combate à evasão escolar deve incluir políticas públicas de redução da pobreza.
Ademais, o Estado brasileiro precisa destinar mais verbas para ações de incentivo aos estudos. Nessa perspectiva, parte dos discentes desistentes demonstra desinteresse pela forma como as aulas são ministradas, ou dificuldade em acompanhar o ritmo dos colegas. Seguindo essa lógica, a historiadora Lília Schwartz, em seu livro “Sobre o Autoritarismo Brasileiro”, verificou que o Brasil é o país da América Latina menos investidor na educação, fator dificultante da execução de planos de adequação do currículo para as distintas realidades dos estudantes, tendo em vista a necessidade de verbas para que planos sejam praticados.
Evidencia-se, portanto, que o Ministério da Educação deve destinar mais verbas para a educação. Isso deve ser feito mediante adição na Lei de Diretrizes e Bases Orçamentárias, com o intuito de financiar campanhas de auxílio financeiro ou educacional aos estudantes. Para uma maior efetivação, deve-se incentivar parcerias entre prefeituras, empresas e escolas, para que possam ofertar o programa Jovem Aprendiz, e também apoio multidisciplinar aos educandos. A partir disso, será possível evitar casos como o de Pol, da série catalã.
Wesley161193
caraca …. muito top sua redação , com meu pouco conhecimento tenho só a aprender .
começa muito bem a intro com conteudo relacionado ao tema
trazendo o leitor para a realidade muito rapido
abordagem da argumentação muito boa concordancia , perfeito ao meus leigos olhos parabéns como o pessoal já te mandou ai é certo que seria uma redação 850 +
laaisx
Introdução:
– boa contextualização
– clara
– objetiva
– tese bem perceptível
D1:
– repertório produtivo
– tópico frasal correto
– tome cuidado com a repetição de evasão escolar, poderia substituir algumas vezes por abandono do ensino educacional
– fez um fechamento muito bom
– boa argumentação
– só trocaria o conectivo nesse sentido por em primeira análise ou primeiramente, acho que não está errado colocar o nesse sentido porém acredito que seja mais adequado começar com um conectivo que indica essa noção de argumento inicial
D2:
– muito bom porém na parte “fator dificultante da execução de planos de adequação do currículo para as distintas realidades dos estudantes, tendo em vista a necessidade de verbas para que planos sejam praticados” vc repetiu planos muito próximo, também senti a falta de “esses” ou “tais” antes de planos pra dar a ideia que ESSES planos de adequação são impedidos pela falta de verbas, é só um detalhe mas acho que deixaria essa parte mais coesa
Conclusão:
– cuidado com a repetição de “verbas” poderia colocar fundos ou maiores quantias
– duas propostas, mas a primeira faltou detalhamento e a segunda faltou meio e agente
– retomou o repertório, parabéns
acredito que sua redação teria nota próxima de 900, vc perderia ponto na competência 5 por causa da proposta incompleta e acho que na C1 também, acredito que nas outras teria nota máxima pois argumenta bem, usa conectivos variados, traz repertório e contextualiza
BEATRIZADM
Oie Livia!
Vou corrigir modelo ENEM..
INTRODUÇÃO
*Apresenou contexto
“Na série catalã “Merlí”, o personagem Pol Rubio para de estudar porque precisa trabalhar para ajudar a família.”
*Abordou o tema proposto
“Analogamente, muitos estudantes brasileiros saem da escola, não só para trabalhar, mas também por outras questões, como o desestímulo.”
Traga mais detalhes.
*Apresentou a tese
“Dessa maneira, a evasão escolar precisa ser erradicada através do combate à pobreza e de maiores investimentos em ações educacionais.”
D1
*Tópico frasal:
“Nesse sentido, o enfrentamento da miséria é crucial para acabar com a evasão escolar.”
*Explicação do argumento:
“Isso porque grande parte dos alunos que saem da escola antes de se formarem o fazem por questões financeiras, pois precisam ajudar com as despesas de casa. Nessa lógica, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) demonstram que aproximadamente 25% dos brasileiros vive abaixo da linha da pobreza, dos quais muitos são estudantes e se veem obrigados, várias vezes, a abandonar os estudos.”
Ficou muito bom, trouxe dados e cumpriu o que disse ao explicar a tese.
*Concluiu o paragrafo:
“Portanto, o combate à evasão escolar deve incluir políticas públicas de redução da pobreza.”
VÍRGULAS:
*Na segunda linha o “que saem da escola antes de se formarem” deve estar entre vírgulas porque é esplicação de quem são esses alunos.
*Na terceira linha o “pois” deve estra entre vírgulas poque é conectivo.
D2
*Tópico frasal:
“Ademais, o Estado brasileiro precisa destinar mais verbas para ações de incentivo aos estudos.”
*Explicação do argumento:
“Nessa perspectiva, parte dos discentes desistentes demonstra desinteresse pela forma como as aulas são ministradas, ou dificuldade em acompanhar o ritmo dos colegas. Seguindo essa lógica, a historiadora Lília Schwartz, em seu livro “Sobre o Autoritarismo Brasileiro”, verificou que o Brasil é o país da América Latina menos investidor na educação, fator dificultante da execução de planos de adequação do currículo para as distintas realidades dos estudantes, tendo em vista a necessidade de verbas para que planos sejam praticados.”
Como o seu D1, ficou bem explicado e também trouxe repertório legitimado e pertinente ao tema.
*Na quinta linha é “Lilia Schwarcz” e não ” Lília Schwartz”.
CONCLUSÃO
Em uma conclusão completa deve ter 5 passos a serem seguidos:
Agente- Quem fará?
Ação- O que será feito?
Modo- Como será feito?
Detalhamento- De detalhes.
Efeito- Qual o efeito esperado?
Você apresentou duas propostas de intervenção:
Primeira:
Agente:” Ministério da Educação ”
Ação: “ destinar mais verbas para a educação ”
Modo: ” adição na Lei de Diretrizes e Bases Orçamentárias ”
Detalhamento: ?
Efeito: “ intuito de financiar campanhas de auxílio financeiro ou educacional aos estudantes. ”
Segunda:
Agente: ?
Ação: “ deve-se incentivar parcerias entre prefeituras, empresas e escolas, ”
Modo: ?
Detalhamento: ?
Efeito: “para que possam ofertar o programa Jovem Aprendiz, e também apoio multidisciplinar aos educandos.”
Achei que você se perdeu um pouco no final do seu desenvolvimento…
Parabéns! Sua redação esta muito bem feita. Só precisa de atenção as vírgulas, organizar melhor seu desenvolvimento e detalhar mais sua intrudução.
Boa sorte!
:)
C1 Língua portuguêsa-160
C2 Abordagem/gênero-200
C3 Defesa/Coerência-200
C4 Coesão/Articulação-200
C5Prop. de intervenção-120
Nota:880
JúliaFN
Gostei muito da sua redação, acredito que ela tenho sido bem encadeada e que você fez ótimos usos dos conectivos mesmo eles não sendo usados tão comumente. Sua proposta de intervenção é completa e percebi poucos erros em relação à escrita. Meu único comentário é sobre colocar uma “proposta de intervenção” logo na tese, não sei se isso encaixa tão bem ali e se aquilo foge um pouco do que é uma tese em si. Fora isso, achei seu texto muito bom, diria que você provavelmente teria uma nota acima de 860.
queziaoqcapbl
Olá, correção modelo ENEM.
Tento apresentar para você de forma “resumida” e clara o que achei.
INTRODUÇÃO:
Presença de repertório, tese e argumentos. Boa introdução.
DESENVOLVIMENTO:
Percebo muita repetição de “evasão escolar” no desenvolvimento I
Parágrafos e opiniões estão expostos de forma clara.
O variação de novos conectivos seria bom… muito uso da palavra “nessa”
CONCLUSÃO
“Evidencia se” já é um conectivo de conclusão, não há necessidade do “portanto”
Em uma conclusão completa deve ter 5 passos a serem seguidos:
(1º)
Agente- ok
Ação- ok
Modo- ok
Detalhamento- dê detalhes.
Efeito- ok
(2º)
Agente- Quem incentivará?
Ação- ok
Modo- não apresentou modo
Detalhamento- ?
Efeito- ok
Sei que muitos não deixam “completinha” a 2a proposta de intervenção por já ter completado a 1a mas é preferível que coloque também o modo, assim não precisando do detalhamento.
Competência 1: Dominar linguagens 160
Competência 2: Compreender fenômenos 200
Competência 3: Enfrentar situações-problema 160
Competência 4: Construir argumentação 200
Competência 5: Elaborar propostas 160
880- boa redação, continue treinando que vai ficar perfeita!
_anderson9
Redação muito bem escrita, com ótimos e diversificados argumentos, com poucos erros gramaticais e proposta de intervenção muito bem elaborada. Ademais, não sei se pode colocar já na introdução e desenvolvimento as formas de combate, se poder está ótimo o seu texto. Daria nota entre 840 a 960. Continue assim.