Como a educação a distância pode mudar a educação brasileira

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O século XXI permite que a população conecte-se e interaja com a tecnologia. Essa nova ferramenta transforma a sociedade constantemente devido a rapidez e facilidade proporcionada à vida da população. Dessa forma, surgiu a possibilidade da educação a distância. Esse cenário permite transformar a educação brasileira por expandir o ensino e diminuir a desigualdade social.

Em primeiro lugar, é importante destacar que a educação brasileira passa por uma contínua transformação. Segundo Neder, a educação a distância (EaD) surge como uma modalidade para acompanhar as constantes revoluções de ensino. Nessa perspectiva, é possível desvencilhar que a EaD ajuda a expandir a educação brasileira com metodologias inclusivas, de acesso interativo que suprem as deficiências da escola formal e que quebram barreiras de ensino por permitirem o uso de novas tecnologias de comunicação. Dessa forma, nota-se que a EaD permite que alunos e professores democratizem a educação.

Ademais, vale ressaltar que a EaD possibilita que as camadas com mais dificuldades de ingressar e frequentar uma instituição de ensino, tenham acesso à educação. Segundo dados da revista Veja, 1,6 milhões de pessoas estão matriculadas na EaD. Isso acontece pelo fato do ensino a distância proporcionar tecnologias de integração  que ultrapassam obstáculos temporais e geográficos e permitem que, por exemplo, pessoas que moram no Nordeste cursarem, a distância, em uma Universidade de São Paulo, permitindo que esses indivíduos ampliem seus conhecimentos e sejam aptos para ingressar no mercado de trabalho. Sendo assim, a EaD, além de democratizar o ensino, possibilita a diminuição da desigualdade social.

Portanto, urge que o Estado tome providências para melhorar as condições dessa nova modalidade de ensino. Para que o ensino seja de qualidade, urge que o Ministério da Educação e Cultura (MEC) crie, por meio de verbas governamentais, aplicativos gratuitos e campanhas publicitárias que detalham o funcionamento do EaD e advirtam o interlocutor sobre as oportunidades que surgirão com o auxílio dessa ferramenta, sugerindo ao internauta que ingresse nessa modalidade para ter acesso ao conhecimento. Assim, espera-se que o ensino no Brasil seja democratizado e que se criem indivíduos capacitados.

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2 Correções

  1. Oi, vou corrigir sua redação, espero que ajude

    Introdução:
    – Com uma menina que corrigiu falou aqui, seria bom trocar esse “interaja”
    – Muito boa, clara e objetiva

    D1:
    – Você escreve muito bem, sabe argumentar, escolhe bem as palavras
    – Esse termo “desvencilhar” ficou incorreto, ele tem outro sentido e não esse que vc quis passar então aconselho trocar

    D2:
    – Muito bom, bem argumentativo e claro
    – Há um erro aqui: “permitem que, por exemplo, pessoas que moram no Nordeste cursarem, a distância, em uma Universidade de São Paulo” acredito que ao invés de “cursarem” o correto seja “cursem”
    – No meio do parágrafo você fez uma frase muito grande, não está errado, mas pode ter fazer correr o risco de errar mais pontuação então aconselho a fazer um pouco menor e colocar mais pontos, mas também não pode fazer frases curtas demais então faça médias

    Conclusão:
    – Tem todos os elementos
    – Você repetiu “urge”, evite repetição

    Dica: As redações do enem (se vc estiver estudando pro enem) geralmente focam em problemas, ou seja, se ele te desse esse tema do ensino à distância, você deveria se perguntar qual o problema relacionado a ele e não pq ele é bom, vc deveria problematizar e não elogiar. Assim, sua argumentação estaria baseada nos problemas e na proposta você daria soluções pra esses problemas

    C1: Não sou muito boa em avaliar isso mas não vi erros grandes no seu texto, então vou dar 180/200
    C2: Você falou sobre o tema, mas de acordo com o enem, você deveria falar sobre os problemas relacionados ao tema e não os benefícios, então 160
    C3: Você usou o desvencilhar de forma errada e isso comprometeu sua argumentação pois deu o sentido errado, então 160
    C4: 200
    C5: Sua proposta tem todos os elementos mas ela não resolve um problema, como é pedido no enem, então só vou dar 140

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  2. Vou fazer alguns ajustes que acho pertinentes, não sou especialista
    1º parágrafo:
    – e interaja com a tecnologia: as pessoas não interagem com a tecnologia, já que interagir é algo que ocorre entre humanos. Você poderia trocar por: “interaja através da tecnologia”

    2º parágrafo:
    – é possível desvencilhar: desvencilhar significa desprender-se, soltar-se, o que deixa a frase sem sentido, já que você está argumentando em favor do EaD;

    Seu texto está bem construído, porém você não cita o fato de que o ensino a distancia afeta as pessoas que não tem acesso a computadores, celulares e internet e essas pessoas ficam excluídas, aumentando a desigualdade e na conclusão dar soluções para esse problema.

    C1: Domínio da escrita formal da língua portuguesa: 200/200
    C2: Compreender o tema e não fugir do que é proposto: 160/200
    C3: . Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 160/200
    C4: Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200/200
    C5: Respeito aos direitos humanos 120/200

    Nota: 840

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