Combater o aumento da violência no Brasil

  • 1

A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 6°, o direito à segurança e a saúde como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática quando se observa o combate ao aumento da violência no Brasil, dificultando, deste modo, a universalização desse direito social tão importante. Diante dessa perspectiva faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro.

Em primeiro plano, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater o aumento significante da violência, Nesse sentido, nota-se pouca interação do governo com a população oprimida pela hostilidade do homem. Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do “Contrato Social”, já que o estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como o lazer e a segurança, o que infelizmente é evidente no país.

Ademais, é fundamental apontar a facilidade atual de se obter uma arma de fogo como impulsionador do aumento da violência no Brasil. Segundo o Atlas da Violência, de 1980 até os dias atuais houve um aumento de 1/3 no número de homicídios causados por armas de fogo. Diante de tal exposto, está cada vez maior o comércio de armamento ilegal e com uma destreza para porta-los. Logo é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.

Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o Governo Federal, juntamente com os âmbitos municipais, por intermédio de uma maior interação e divisão de capital, para aumentar e intensificar a segurança privada de comunidades e periferias, onde está concentrado o maior número de homicídios do país, além de  inspetorias severas nas entradas das cidades, a fim de erradicar a violência e o tráfico de armas. Assim, tornar-se-á possível a construção de uma sociedade permeada pela efetivação dos elementos elencados na  Carta Magna.

Compartilhar

3 Correções

  1. ola tudo bem? introdução- achei ótima, você fez um paralelo muito bom entre o tema proposto e o tema
    d1- a sua ideia ficou clara, so senti falta de argumentos que afirmam sua ideia por exemplo, dados que provem isso ” pouca interação do governo com a população oprimida’ acho que ficaria melhor sua ideia.
    d2- achei um pouco confuso na verdade, sua ideia la do d1 não foi afirmada e na sua conclusão não utiliza esses argumentos
    coclusão- achei boa, porém como disse antes, senti falta de voce falar do uso de armas também.

    • 1
  2. – Introdução: Ficou boa, mas notei um erro de coerência, na quinta linha você escreve direito, acredito que o correto seria direitos.

    – Desenvolvimentos: O primeiro na minha opinião ficou bom, mas o segundo está um pouco confuso, não compreendi o que você quis dizer nessa parte ” está cada vez maior o comércio de armamento ilegal e com uma destreza para porta-los ”, mas no resto dele a argumentação esta boa.

    – Conclusão: o encerramento de seu paragrafo está ótimo pois retoma o que foi dito na introdução, mas não entendi direito qual foi a medida adotada pelo governo para erradicar a violência, o paragrafo ficou um pouco confuso nesse sentido.

    * De modo geral gostei da sua redação, mas atente-se ao que foi citado acima.
    * Não sou nenhum especialista, mas espero ter conseguido te ajudar.
    * Dica: Veja vídeos no youtube sobre redações, tem professores muito bons que dão dicas excelentes, recomendo que assista o prof Ricardo Araújo, é sério você não vai perder seu tempo.

    • 1
  3. Hello, tudo bem?

    ✓ introdução: perfeitamente organizada, ideias Claras e argumentos coerentes, presença do topico frasal
    Cuidado somente com as com as concordâncias verbais.

    ✓D1: utilização de repertórios de fácil entendimento, presenca do tópico frasal, argumentos coesos.

    ✓ D2: argumentos coerentes, presença do tópico frasal. Porém, senti falta da concretização da sua tese. Procure expor argumentos que de fato mostre que o seu repertório é superior, ou seja, tem real sentido com problema abordado. A sua argumentação Não ficou ruim, a questão é, expor argumentos que caracterizem de fato e faça com que o leitor entenda de forma ampla, o que seu período significa.

    ✓ conclusão: retomada da tese, boa !
    Sua conclusão ficou um pouco confusa porque não separa a ação dos agentes, cuidado nesse requisito pois os mesmos necessitam de muito cuidado na montagem.

    # agentes da conclusão:

    – AGENTE: quem vai executar a ação.
    -Ação: atividade que será realizada pelo agente em prol da resolução do problema.
    – Meio: onde ou através de que essa ação será realizada.
    – DETALHAMENTO ou finalidade.
    – Resultado: pontos positivos que essa ação trará para a sociedade ou país.

    *Como nota eu te daria 700.
    Mas lembre- se, a prática leva à perfeição. Bem sei, que podes ir muito mais além.

    # sucesso ( ◜‿◝ )♡

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.