O Brasil, em função de seu histórico de colonização, desenvolvimento tardio e dependencia economica, além dos problemas internos antigos e recentes, possui uma grande quantidade de pessoas vivendo abaixo da linha da pobreza no Brasil apresenta elevados patamares.
Segundo um dado oficial do Ministério de Desenvolvimento de Combate á Fome datado de 2011, existiam no Brasil até esse ano cerca de 16,27 milhões de pessoas em condição de ´´extrema pobreza´´, ou seja, com uma renda familiar mensal abaixo dos RS70,oo por pessoa. Vale ressaltar que ultrapassar esse valor não significa abandonar a pobreza por completo.
Dessa forma, é válido ressaltar que, apesar dos problemas históricos, o Brasil vem avançando na área de combate á fome e á pobreza no país. Conforme um relatório divulgado pelo Instituto de Pesquisa Economica Aplicada(Ipea), o número de pessoas que abandonaram a pobreza no Brasil em 2012 ultrapassou os 3,5 milhões. Nesse estudo, o critério para a pobreza extrema era, inclusive, mais alto que o acima mencionado RS75,oo por membro da família.
Desse modo, um apontamento do Banco Mundial revelou que o Brasil vem servindo de modelo e exemplo no que diz respeito ao combate á pobreza no mundo, com a redução da miséria, a diminuição de dependentes do próprio Bolsa Familia e com a criação do cadastro único, que visa a identificar a quantidade de pessoas em extrema pobreza no país. Tais medidas vem sendo estudadas e até copiadas por especialistas e governantes de outras localidades do mundo.
Fica evidente, portanto, que para combater com a pobreza no Brasil é preciso que os volúntarios dediquem-se em uma parte do tempo para emprender ações que deem resultado na vida das pessoas. As doações financeiras para, projetos de grande impacto social é outra saída bem comum encontrada. E cabe ONGS e o Governo Federal se possicionarem em favor a essas pessoas. Só assim iremos vencer a pobreza.
vinicius.fernandes
Na introdução foi exposto apenas o tema juntamente com uma alusão histórica, dessa forma, a introdução ficou muito curta e incompleta; o ideal é além disso, problematizar o tema expondo a tese. Já em relação ao desenvolvimento, foram postos vários pontos, porém nenhum foi trabalhado devidamente, o recomendado é que todo parágrafo de desenvolvimento se inicie com um tópico frasal, que é um resumo do que será trabalhado ao longo do parágrafo. Nesse caso o que deveria ser feito é posição de apenas 2 parágrafos de desenvolvimento, e explica-los melhor, se a senhorita consultar redações nota mil de qualquer ano do enem, perceberá que sempre são escritos apenas 2 parágrafos de desenvolvimento, porém eles detém no mínimo 7 linhas cada.
Outro erro evidente na redação são os conectivos. No quarto parágrafo deveria ser utilizado um conectivo aditivo, porém foi posto um conclusivo, mesmo não vindo uma conclusão na sequência. De forma irônica, quando veio a conclusão, não foi feito o uso de conectivo de conclusão. Juntamente com essa falta, faltaram elementos coesivos entre os períodos (palavras que deem um sentido de continuidade).
Além disso, é importante ressaltar que houve um completo desrespeito às regras gramaticas no texto. É impossível enumerar a quantidade de cráses, virgulas e pontos finais que foram mal colocados. Esses erros associados ao completo desentendimento da estrutura do texto colocariam sua nota lá em baixo, a exemplo de grave erro estrutural temos a conclusão, que não apresenta detalhamento e não apresenta todos os elementos que deveria apresentar na proposta de intervenção (agente, meio, efeito, ação).
Portanto, evidencia-se que há necessidade de se trabalhar vários pontos. É necessário estudar – principalmente – o uso de pontuações, realizando um profundo estudo do uso da vírgula, explicar de forma completa a relação entre referências e a ideia defendida no texto. No entanto, é imperativo pontuar que o ponto em destaque a ser trabalhado é sem dúvidas a estrutura do texto, para isso deve se estudar todos os elementos que devem estar presentes em cada parágrafo de um texto dissertativo argumentativo, e como conecta-los ao texto.
Antônio123
1) Erro gramatical na palavra “combatento”, troca do “d” pelo “t”. Evite a palavra no gerúndio.
2) falta de acentuação nas palavras “dependência” e “econômica”, que estão na introdução de seu texto.
3) o parágrafo introdutório apresenta um período muito longo, com erros de pontuação e coesão textual. Isso atrapalha a coerência de sua redação.
4) Sua introdução não está estruturada corretamente. A parte da alusão sociocultural está pouco presente, e embora tenha apresentado a tese, você não colocou os dois argumentos a ser defendidos no desenvolvimento ( poderia ser causa + causa, consequência + consequência, ou uma de cada.)
5) No 2º parágrafo você explanou sobre o problema, mas não adotou estratégia argumentativa.
6) Ministério do Desenvolvimento não existe mais, pois está dentro do Ministério da Cidadania.
7) No 3º parágrafo você coloca um argumento “apesar dos problemas históricos, o Brasil vem avançando na área de combate á fome e á pobreza no país.” Analisando esse tópico frasal é possível compreender que as raízes históricas são uma causa do problema supracitado. Mas você não mencionou esse argumento na introdução, além de refutar esse argumento em detrimento do combate, que vem avançando. Nem uma dessas ideias este presentes de forma introdutória. isso denota falta de projeto de texto.
8) os conectivos “desse modo” e ” Dessa forma” são muito ambíguos.
9) No 4º parágrafo você continua na linha de raciocínio do 3º.
10) Muitos erros de conexão entre frases. Cuidado com as vírgulas!!!!
11) Sua proposta de intervenção apresenta os agentes paliativos, porém você não destacou medidas concretas, o detalhamento e o modo com serão concretizadas. Ficou muito subjetiva! “As doações financeiras para, projetos de grande impacto social é outra saída bem comum encontrada” As adoções financeiras seria uma medida, mas seria investidas em quais projetos sociais?
12) Uma dica: Use filósofos ou outros pensadores na sua redação, pois nem sempre você terá dados estatísticos à sua disposição para colocar no texto. E uma frase de um pensador, que seja devidamente colocada e contextualizada enriquecerá sua redação.
13) Use também argumentos coringas ( pesquisa no youtube, tem muitos professores dispostos a simplificar tudo)
Nota de cada competência:
C: 120
C: 120
C:120
C: 80
C:120
Total : 560