Combate às notícias falsas

  • 0

No século XX grande parte dos governos autoritários e totalitários fizeram uso da propaganda com meio de divulgação de notícias falsas como a propaganda do regime nazista alemão. Apesar desses governos já terem caído, sua herança continua em nossa sociedade. Portanto, vale-se destacar dois pontos: a adoção de leis para o combate a notícias enganosas e a importância de se checar uma notícia recebida.

Em primeiro lugar, é importante lembrar que grande parte de notícias mentirosas são provindas da internet. Isso é devido ao fato desse meio de interação ser tão vasto e não contar com órgãos reguladores para controlar o que está sendo propagado, fazendo com que a disseminação de mentiras ocorra de maneira livre, sem nenhuma verificação e tornando o ambiente altamente duvidoso.

Ademais, é válido mencionar que grande parte dessas notícias são provindas de montagens feitas em imagens e manipulações de notícias verdadeiras, sendo sempre citadas e publicadas por fontes duvidosas. Sabendo disso é de extrema importância a verificação por parte do usuário em relação as fontes originais de onde as notícias vieram.

Portanto, cabe ao Ministério da Ciência e Tecnologia criar, através de investimentos estatais, centrais de verificação de notícias em meios digitais e para a exclusão de sites e contas divulgadoras de mentiras, para que as informações provindas da internet possam ser seguras e confiáveis aos usuários. Dessa forma há de se ter uma sociedade mais bem informada.

Compartilhar

5 Correções

  1. INTRODUÇÃO:

    • Depois de “No início do século XX (tem uma vírgula).

    • “com meio” acho que seria (como meio).

    • Depois de “notícias falsas” (tem uma vírgula).

    • “continua em nossa sociedade” não fale com o leitor (substitua por “se perpetua na contemporaneidade).

    • “portanto” é conectivo de conclusão.

    • “vale-se” o correto é (vale).

    • “de se” tire o (se).

    DESENVOLVIMENTO 1:

    • Depois de “é importante lembrar” (tem uma vírgula).

    • “de notícias” o correto é (das notícias).

    • “isso é devido ao fato” fficariamelhor assim (isso se deve ao fato).

    • Argumentação excelente, pena que não argumentou mais e nem trouxe exemplo pra comprovar e nem outra área do conhecimento.

    DESENVOLVIMENTO 2:

    • Depois de “é válido mencionar” (tem uma vírgula).

    • Poderia simplificar esse tópico frasal.

    • “Sabendo disso é de extrema importância a verificação por parte do usuário em relação as fontes originais de onde as notícias vieram” (JAMAIS se deve dizer o quê fazer nos desenvolvimentos, isso aqui é na conclusão).

    • Argumentação pouca, não trouxe nenhuma área do conhecimento e nem exemplo pra comprovar o que você disse.

    CONCLUSÃO:

    • Repetição do conectivo “portanto”, um aqui e outra usado de maneira incorreta na introdução.

    • O Ministério da Ciência e tecnologia não trabalham sozinhos têm outros, viu? O correto é: Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

    • sem retomada à tese, ficaria legal se fizesse.

    • uso inadequado de “através” uma vez que significa algo que atravessa (substitua por “por meio de” ou “por intermédio de”).

    •Depois de “Dessa forma” (tem uma vírgula).

    • Gostei da conclusão, só faltou organização, veja com assim fica melhor:

    Infere-se, portanto, que medidas precisam ser tomadas para resolver essa situação. Para que isso ocorra, é necessário que o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações crie centrais de verificação de notícias falsas nas redes sociais. Isso pode ser feito por meio de investimentos estatais, com o intuito de promover a exclusão de contas e sites de “fakes news”. Dessa forma, a sociedade brasileira será informada com notícias verídicas.

    Ótima ideia, só faltou organização e nos desenvolvimentos siga esse modelo que eu faço : TÓPICO FRASAL + ARGUMENTAÇÃO + EXEMPLO + ARGUMENTAÇÃO, Qualquer coisa me procure que posso te ajudar, caso queira.

    NOTA:

    C1:120
    C2: 80
    C2: 120
    C4: 120
    C5: 160
    TOTAL: 600

    • 0
  2. Competência 1: 120, alguns erros de pontuação e sintática.
    Competência 2: 120, não temos repertório sociocultural diferente do exposto nos textos motivadores;
    competência 3: 160, pois no segundo parágrafo de argumentação temos uma conclusão que não se liga diretamente ao exposto anteriormente.
    competência 4: 120, poucos elementos intraparágrafos e interparágrafos
    competência 5: 160, faltou o meio/modo.

    Total: 680

    • 0
  3. Achei sua redação excelente. Acredito que tiraria uma nota não inferior a 700 pontos. Algumas das minhas correções são:
    *Na conclusão: sua conclusão está ótima, mas percebi que você falou ”Portanto, vale-se destacar dois pontos: a adoção de leis para o combate a notícias enganosas e a importância de se checar uma notícia recebida”, mas essa ideia não foi bem introduzida. Seria melhor dizer o porquê de ser importante destacar estes pontos ou utilizar outro conectivo para contextualizar este período. Você poderia, por exemplo, utilizar algo como: “Portanto, é de suma importância destacar dois pontos…”. Além disso, você utilizou o verbo ”chegar” não sei se é uma palavra que faz parte da linguagem culta, parece coloquial. Sugiro substituir este verbo por “averiguar”.
    *No primeiro parágrafo do desenvolvimento: houve o uso da frase “grande parte de notícias”, e nesta frase seria mais adequado utilizar a preposição “das” e não “de”, isso para haver concordância com “notícias”(palavra que está no plural). Concordei com as ideias deste parágrafo, aliás, concordei com todas as ideias da redação.
    *Gostei dos dois últimos parágrafos, mas percebi que na introdução você falou sobre destacar dois pontos: “adoção de leis e ‘checagem’ de notícias”, contudo, só falou sobre a ”checagem” nos parágrafos posteriores à introdução. Não falou sobre as leis, não retomou esta ideia.
    *Dicas: na maioria das redações com nota mil que li, vi que cada parágrafo era dividido em cerca de 4 períodos e cada período possuía duas orações, é aconselhável você tentar fazer isso. Também lhe aconselho fazer tópicos frasais mais elaborados.
    Espero ter ajudado e muitíssima sorte no Enem. Gostei bastante da forma que você organizou a sua redação. :)

    • 0
  4. Mano, sua INTRODUÇÃO está incoerente, visto que sua comparação não fez muito sento, porque a sua comparação não fez sentido, visto que não atacou diretamente a fake
    News. Você devia ter citado os problemas causadores, e ter solucionado os problemas na conclusão, mas você citou duas soluções na introdução.

    Os desenvolvimentos tem que ter entre 3 e 4 períodos, separados em: Tópico frasal, repertório, produtividade e desfecho crítico, no entanto, você fez 2 períodos deficitário.

    competência 1: 160. Você cometeu erros de pontuação.
    competência 2: 120. Texto sem reportório e bem genérico.
    competência 3: 120. Texto deficiente.
    competência 4: 80. Texto pouco coesivo.
    competência 5: 160. Sua proposta de intervenção ficou bem genérica.
    total: 640

    • 0
  5. Olá, não sou nenhum profissional da área mas vou dar o meu melhor para corrigir sua redação e ajudar no seu desenvolvimento.

    Introdução :

    A sua introdução está muito bem estruturada mas com alguns problemas. Foi bom o uso de uma alusão histórica, mas falta uma vírgula ou travessão na hora em que cita especificamente os nazistas. “Apesar desses governos já terem caído , sua herança continua em nossa sociedade. ” soa mal e sugiro trocar por “Apesar da queda desses governos, seus métodos ainda deixam vestígios em nossa sociedade”. Também vejo um erro de concordância onde você cita a adoção de leis contra as notícias falsas como um ponto a se destacar quando na verdade o ponto a se destacar é a ausência/falta de leis.

    Desenvolvimento:

    O seu desenvolvimento está muito bom, apenas recomendo usar mais conectivos além dos que você já usa no inicio do parágrafo. Também sinto a falta de dados ou repertório argumentativo vindo de citações para o seu texto não cair no achismo.

    Desenvolvimento:

    Está bom, apenas acho que você pode utilizar mais pontos finais afim de não criar frases muito grandes. Também utilize “melhor” no lugar de “mais bem”.

    Espero ter ajudado!
    Boa sorte no enem e bons estudos :D

    • -1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.